Pode o pior inimigo do amor ser meu aliado?

Veja como tornar esse inimigo um grande aliado para manter a chama do amor acesa em seu casamento.

Myrna del Carmen Flores

Tempo atrás, li uma frase na Internet que dizia “Alguém me disse certa vez que, no momento em que você para para pensar se ama uma pessoa, já deixou de amá-la para sempre”. Então comecei a refletir sobre as vezes que eu mesma parei para analisar meus sentimentos.

Nesses exatos momentos, através dos problemas do dia a dia, da correria e até mesmo da própria sensação de segurança, percebi que esqueci os sentimentos que tenho por meu marido. É por isso que acho bom fazer essa pergunta a si mesmo de vez em quando.

Há um vídeo com uma conhecida reflexão intitulada: Quem matou o amor? Ele fala dos diferentes inimigos dos relacionamentos, como mau caráter, ciúme, ódio, ambição, etc. O amor deve lutar todos os dias contra esses obstáculos. Às vezes dá certo e às vezes não. No entanto, segundo a reflexão, existe um inimigo muito forte do amor, contra o qual é muito difícil triunfar: a rotina. Mas será que a rotina é tão ruim assim?

O lado positivo da rotina

A rotina no amor tem sido considerada como algo que, em suma, é negativo. No entanto, tem aspectos positivos que muitas vezes são deixados de lado:

1. A rotina proporciona segurança

A sensação extraordinária que Patrícia tem ao saber que chegará em casa depois de um longo dia de trabalho e encontrará alguém esperando por ela é reconfortante. Eles podem até compartilhar o jantar ou a rotina da casa, mas, em última análise, esses momentos são significativos em seu relacionamento.

Advertisement

Hoje em dia há muitos jovens que temem justamente essa rotina, por isso preferem sofrer dentro de relacionamentos que os deixam à deriva. Mas a estabilidade emocional e segurança proporcionadas por viver em um relacionamento estável têm um impacto positivo na sua saúde física e emocional.

2. A rotina ajuda você a conhecer seu cônjuge

Rosalinda e o marido costumam passar algumas tardes por semana lendo. Os dois gostam de ler e muitas vezes discutem sobre as situações descritas nos livros. Essas conversas rotineiras tornaram cada um consciente das opiniões e ideias do outro sobre vários assuntos. 

Esse é apenas um exemplo de como algo rotineiro pode ajudá-lo a aprender sobre as preferências e pensamentos de seu marido ou mulher.

O lado negativo da rotina: monotonia

Por outro lado, a rotina prejudicial de que fala o vídeo é a que pode prejudicar um relacionamento: quando você se encontra tão imerso em seu trabalho diário que se esquece de pequenos gestos que poderiam diferenciar um dia do outro.

Quando o entusiasmo que existia no início do relacionamento não é mais o mesmo, o que era novidade agora é comum; quando você não consegue encontrar algo que o surpreenda em seu cônjuge; quando você descreve sua vida sexual como monótona; é aí que você tem que agir. 

Advertisement

O amor é uma decisão que deve ser tomada todos os dias, por isso é necessário parar e se perguntar se você ama seu cônjuge, analisar seus sentimentos e ações e avaliar se há algo que você possa fazer para melhorar seu casamento.

Rosalinda e Patricia adoram as rotinas que criaram com os maridos, mas não se esquecem de alguns detalhes para melhorar a comunicação. Aqui estão alguns exemplos do que elas fizeram:

1. Apaixonar-se novamente

Patricia sempre se lembra do que o marido gostava de fazer quando começaram o namoro. Então, de vez em quando, ela o convida para irem aos lugares que costumavam frequentar.

2. Arrumar-se para recebê-lo em casa

Quando o marido chega em casa, Rosalinda costuma surpreendê-lo vestida e maquiada como se fosse a uma festa, quando, na verdade, ela está apenas convidando-o para passar uma noite juntos em casa. Sozinhos, sem os filhos.

3. Cozinhar algo especial

Patricia, que cozinha muito raramente, reserva tempo para fazê-lo e surpreender o marido com um jantar romântico preparado por ela.

Advertisement

4. Marcar um encontro

Às vezes, Rosalinda e o marido marcam um encontro em algum lugar. Imaginam que é a primeira vez que se encontram e curtem uma doce reconquista.

5. Enviar uma mensagem, telefonar ou fazer uma chamada de vídeo inesperada

Rosalinda adora receber mensagens românticas do marido, sem nenhum motivo específico. De vez em quando, ela mesma liga rapidamente para ele só para dizer o quanto o ama.

Você conhece seu marido ou mulher muito bem, graças a todos esses dias de bela rotina. Então, ninguém além de você saberá exatamente o que trará de volta aquela centelha que às vezes se perde em um casamento.

Valorize a rotina que você tem com seu cônjuge. São esses momentos simples que dão segurança e estabilidade ao relacionamento. Valorize aquilo que você conhece sobre ele ou ela, pois, de alguma forma, é o que ajuda o “dar e receber” que deve existir em todo relacionamento. 

Por fim, não se esqueça de refletir sobre seus sentimentos para não deixá-los morrer. Pelo contrário, revitalize todos os dias esse sentimento que os une.

Advertisement

Traduzido e adaptado por Erika Strassburger, do original ¿Puede el peor enemigo del amor ser mi aliado?

Toma un momento para compartir ...

Myrna del Carmen Flores

Myrna del Carmen Flores é professora de inglês e mãe de dois jovens.