3 maneiras de fazer bullying com seus filhos

Você sabe como os pais podem fazer bullying com os filhos?

Adriana Acosta Bujan

Sem medo de errar, posso garantir que todos os pais ensinam seus filhos a se defenderem do bullying; explicamos o que é, o mal que pode causar e as maneiras como eles podem deter tal agressão.

Além disso, até lhes ensinamos utilizando diferentes fontes de informação adequadas à sua idade, como vídeos, filmes e documentários, para que eles compreendam e aprendam de forma eficaz os perigos que podem enfrentar perante o bullying.

No entanto, infelizmente, nunca pensamos que nós poderíamos estar fazendo bullying a nossos filhos, simplesmente porque eles são o bem mais precioso que temos, são nossos tesouros e bênçãos, como será possível que lhes façamos mal?

Amo você, mas o machuco

Para começar a explicar as maneiras em como os pais podem fazer bullying aos filhos, nós devemos compreender o termo. O bullying é definido como o dano físico e psicológico que uma pessoa pode fazer de forma intencional e repetida prejudicando gravemente a sua integridade.

É comum relacionar esse termo com a escola dos nossos filhos, pois é aí que normalmente se apresentam os casos infelizes. A doutora Nancy Steinberg afirma que não só na escola se dá, mas também pode estar presente no lar.

Advertisement

O bullying que se dá em casa pode ser confundido e passar despercebido, já que muitos de nós, pais, utilizamos algumas medidas corretivas demasiado rigorosas, sem realmente nos determos a pensar no mal que podemos estar causando aos filhos, afinal, temos de lhes mostrar autoridade e corrigir os seus maus comportamentos.

É habitual pensar que as proibições, ameaças, castigos, gritos e tapas são normais para que os filhos aprendam as lições e sejam pessoas de bem no futuro. No entanto, o dano que podemos causar neles é realmente perigoso e muitas vezes irreversível, já que as consequências podem chegar a ser devastadoras, em alguns casos pode levar ao suicídio.

Formas em que os pais fazem bullying

1. Físico

Este tipo de bullying é o mais comum, especialmente quando os pais repetem alguns padrões aprendidos durante na infância. Isso faz-me lembrar uma frase popular que diz: “é preferível apanhar dos pais que apanhar da polícia”

A realidade é que qualquer abuso físico de crianças é um crime e pode ser punido pelas autoridades em cada país. Para que o bullying físico se apresente no lar, deve ser de maneira repetitiva (não de maneira isolada), tem que existir uma intenção (neste caso corrigir comportamentos) e deve destacar a autoridade para impor respeito.

Uma palmada, bater, golpear, chutar, beliscar, empurrar, puxar o cabelo, bater com o cinto, negar aos filhos comida como castigo, não os deixar ir ao banheiro são algumas das maneiras em que os pais fazem bullying físico em seus filhos.

Advertisement

2. Emocional (psicológico)

Se realmente todos parássemos por uns momentos para pensar sobre o poder que têm as nossas palavras, realmente pensaríamos duas vezes sobre as coisas que dizemos aos filhos quando nos zangamos e nos desesperamos.

“Você é um inútil, não faz nada certo!”, “estou cansada de você!”, “Não chore, sai daqui, a sua presença me incomoda!”, “olhe para você, você é um desastre!” , “Você deveria ser como seu irmão!”, “Você é um menino odioso!”

Muitas destas frases adquirem poder no momento em que são ouvidas, sobretudo quando vêm dos pais, já que para os filhos, tudo o que escutem deles será verdadeiro. Então eu recomendo que você evite ameaçar, insultar, usar linguagem obscena, desprezar, comparar, desqualificar as habilidades de seus filhos, zombar, gritar ou criticar.

3. Cibernética

– “Adoro esta foto que o meu filho de 5 anos aparece sem roupa! Vou publicá-la”.

– “Ha, ha, ha! Que meme engraçado todo desordenado igual meu filho!, vou colocá-lo nas redes sociais”.

Advertisement

– “Como meu filho publica isso? Vou comentar nas redes o que penso sobre isso”.

– “Vou escrever nas redes sociais sobre meus problemas com meus filhos para que as pessoas me digam o que fazer”.

Há muitos exemplos que mostram como os pais podem fazer bullying cibernético aos filhos, sem pensar nas consequências. 

Lembre-se, invadir a privacidade de seus filhos adolescentes através das redes sociais, postar fotos deles sem que eles concordem, compará-los com memes engraçados para destacar seus defeitos, expor os conflitos com eles, são maneiras de fazer bullying.

Você sabe, se você tem uma educação muito rigorosa e pouco empática, tenha em mente as consequências que seus filhos podem ter. Recomendamos que você procure outras maneiras de corrigir os erros deles e estabelecer punições sem perder a sua autoridade, seria bom buscar a ajuda e orientação de um especialista. Pense nisso!

Advertisement

Traduzido e adaptado por Stael Pedrosa do original 3 maneras de hacer bullying a los hijos

Toma un momento para compartir ...

Adriana Acosta Bujan

Adriana Acosta estudou comunicação, é mãe de um adolescente, e atualmente se dedica em ensinar e pesquisar em nível universitário em Puerto Vallarta. Publica seus textos esperando que ajude as pessoas com suas vivências úteis.