Fórmula para uma vida feliz: desacelere e mantenha o foco na direção

A vida não é uma competição, é uma escola cujo aprendizado cada um vive a seu próprio tempo.

Erika Otero Romero

“A vida não é sobre velocidade, é sobre a direção que você está seguindo” Kim Namjoon

Costumamos viver contra o relógio, como se nossa vida dependesse de um cronograma atulhado de regras rígidas que devemos cumprir.

Todos nós fomos criados com a crença de que, se até determinada idade não atingíssemos certos objetivos, já era.

Não há mentira maior do que essa. Mesmo assim, há muitas pessoas que medem o sucesso pelos objetivos alcançados antes dos 30. O pior é que eles projetam isso para a vida de seus filhos sem medo.

A boa notícia é que esse pensamento está mudando. Hoje em dia, as novas gerações vivem de uma forma mais descontraída. Têm objetivos claros e, de uma forma ou de outra, querem alcançá-los assim como seus pais, mas em um ritmo diferente.

Advertisement

É claro que, para muitos jovens, a ideia de família antes dos 30 é um pouco absurda. Essa geração dos anos 90 quer viajar e explorar o mundo. Outros querem se casar e continuar estudando; esperam ter filhos quando sua vida profissional estiver mais estável. E nenhuma dessas concepções de vida está errada. Em suma, os jovens de agora vivem em seu próprio ritmo.

Ninguém tem obrigação de atender às expectativas dos outros

Isso pode soar um pouco agressivo, mas é a realidade, e não temos o direito de interferir na vida dos outros.

A questão é que muitos pais esperam que seus filhos cheguem até onde eles não chegaram. É comum ouvir coisas do tipo “quero que você seja médico, porque consegui apenas o diploma de tecnólogo”. Há também aqueles que praticamente mandam seus filhos fazerem o que eles querem e não aceitam um não como resposta.

Além de serem erradas, atitudes como essa são o caminho mais curto e direto para o fracasso. Se você é pai ou mãe, deve perguntar-se o que deseja para seus filhos: deseja que eles tenham sucesso e sejam felizes? Dê-lhes as ferramentas para que possam chegar lá por méritos próprios.

Também é comum ouvir uma jovem mulher dizer que está ficando tarde para se casar e ter filhos. Durante anos, fui vítima desse tipo de pressão. Era um absurdo que as pessoas que me diziam isso não tinham conquistado nem metade das coisas que eu já tinha alcançado aos 23 anos.

Advertisement

A vida não é “nascer, crescer, estudar, fazer faculdade, arrumar um emprego, casar, ter filhos, aposentar-se e envelhecer”. Não necessariamente nessa ordem – do ensino médio direto para a faculdade – mas isso é difícil de aceitar.

Muitos acham que se você não se formar na faculdade e não tiver um emprego tradicional, será um fracasso eterno. Não, a vida não precisa correr nessa ordem. Além disso, muitos jovens nem sequer têm a opção de estudar.

Objetivos não precisam estar atrelados a idades, cada coisa chega no devido tempo

A vida é realmente bem difícil para muitos jovens, mas parece que muitos pais querem ignorar isso.

Seu filho não precisa estudar o que você não estudou, nem precisa de uma carreira que “traga muito dinheiro”. Ele precisa estudar o que quer e trabalhar naquilo que gosta. Essa é a única maneira de ele não fracassar.

Não apenas os jovens sabem o que é suportar a pressão de “atender aos padrões da sociedade“. Se você é um adulto confiante, você também carrega a responsabilidade de “não ter sua própria casa como Deus manda”.

Advertisement

Se você tem 35 anos e ainda não encontrou alguém para se casar, é torturado(a) por não ser “exatamente jovem”. Então, aparecem outros e dizem: “Que medo! Você vai envelhecer sozinho(a)!”

Outra bobagem que ouvimos: “Se não tiver filhos, não terá ninguém para cuidar de você quando ficar velho(a)”. Quando dizem isso, eu me pergunto: “E quem foi que disse que os fihos têm obrigação de cuidar de você quando ficar velho?” Se essa é a sua motivação para ter filhos, por favor, não tenha! Filho não é não é uma necessidade nem um cuidador de idosos. É um privilégio e uma responsabilidade. Privilégio, porque nem todos podem tê-los; e responsabilidade, porque você será pai ou mãe para sempre.

O tempo divino

Talvez você esteja lendo isto porque está preocupado por estar na casa dos 30 e ainda não ter terminado a faculdade. Talvez, como muitos, você esteja na casa dos 40 e ainda não se casou, e sinta o sopro da pressão na sua nuca. Talvez já tenha uma família, mas ainda não conseguiu comprar a casa própria.

Seja o que for, não se preocupe, vá com calma. Você tem o objetivo diante de você, agora, tente desacelerar. Você não precisa ter pressa para conquistar as coisas que a sociedade diz que deve conquistar antes dos 30.

O tempo é sábio. Se algo não funcionar como deveria, não se preocupe. Como diz minha mãe: “Nada resta da ânsia além do cansaço”.

Advertisement

Percebi que você não ganha nada nadando contra a corrente; é melhor nadar com ela. Como dizem, “deixe fluir”. Só sei que se algo não acontece na sua vida, é por um motivo. Você não ganha nada persistindo em algo, ganha muito mais quando aceita que seu tempo é diferente do das outras pessoas.

Se algo na sua vida não está acontecendo como “deveria acontecer”, pode acreditar: é porque você está sendo preparado(a) para recebê-lo. Ainda não é sua hora.

Traduzido e adaptado por Erika Strassburger, do original Fórmula para una vida feliz: baja la velocidad, cuida tu dirección

Toma un momento para compartir ...

Erika Otero Romero

Erika é psicóloga com experiência em trabalhos comunitários, com crianças e adolescentes em situação de risco.