5 ‘regras’ modernas impostas pela sociedade para medir sua capacidade de ser bem-sucedido

Você não tem o dever de atender a esses parâmetros sociais para ser feliz. O que deve fazer, é seguir seus próprios desejos na vida. 

Erika Otero Romero

“Nascer, crescer, estudar, conseguir um emprego decente, ter uma família, envelhecer e morrer. Ao que parece, para ser digno de dizer no final da jornada que nossa vida foi feliz, é necessário cumprir todos esses requisitos. 

A verdade é que, para muitas pessoas, as coisas não acontecem nessa ordemAlém disso, para alguns, são situações ultrapassadas. Para falar a verdade, muitas dessas “regras da vida” que pairam sobre nós, nada mais são do que expectativas – às vezes autoimpostas – pois a sociedade, ou nossos antepassados, estabeleceram-nas como padrões a serem cumpridos. 

Nos dias de hoje, porém, não se exige apenas que as pessoas cumpram as regras citadas acima. Agora, as expectativas sobre o que uma pessoa “deve fazer” da sua vida estão aumentando. A questão é que, se você não fizer pelo menos metade do que se espera, será considerado um fracasso.

Por essa razão, de um tempo para cá, mais e mais pessoas vêm se rebelando contra essas regras impostas. Elas optaram por viver de maneira mais descontraída e longe de todas essas expectativas. Não é que elas façam isso por bem ou por mal, apenas lutam para serem felizes e aproveitar a vida à sua maneira e sob suas próprias regras. 

Para ser sincera, penso que o melhor a fazer é vivermos dentro das nossas próprias condições, sem violar as leis e sem prejudicar ninguém. Portanto, se você realmente deseja ter uma vida plena, você precisa tirar de cima de seus ombros as seguintes “expectativas de vida perfeitas”: 

Advertisement

1. “Seu sucesso é medido pelas suas posses” 

Muitos têm a falsa ideia de que uma pessoa com um bom carro, morando no melhor lugar da cidade, com celular de última geração, usando roupas de marca, é alguém com a vida perfeita e extremamente bem-sucedida. Na realidade, essas coisas apenas mantêm as aparências. 

Não se mede o sucesso com base nas coisas materiais. Muitas vezes, esses produtos são fruto de muito esforço e até de dívidas. 

Ter coisas materiais não é sinônimo de ter sucesso. O sucesso está relacionado a atingir um objetivo que lhe traga felicidade e plenitude. O que quer que você conquiste será considerado sucesso se você considerá-lo como tal, em vez de se medir pelos parâmetros dos outros. 

2. “Você deve mostrar, nas redes sociais, o quanto sua vida é interessante” 

Hoje em dia, tornou-se muito estranho as pessoas não documentarem seu dia a dia nas redes sociais. Na verdade, é uma moda que se tornou hábito e “prendeu nas redes” muitas pessoas. 

Aqueles que têm esse costume precisam da aceitação e aprovação dos outros. A questão é que, quando não conseguem a quantidade de likes e coraçõezinhos desejados, sentem que não fizeram algo produtivo. Isso só acontece quando você permite que as redes sociais e o que os outros pensam se tornem uma diretriz para nortear sua vida. 

Advertisement

Por isso, você deve parar de dar importância às redes sociais e ao que os outros pensam de você. Lembre-se: somente a concepção que tem de si mesmo e de sua vida é que importa. É o que realmente vale a pena. 

3. Virou uma competição dar tudo aos filhos 

As crianças são parte importante da vida dos pais, ninguém duvida disso. O problema é que muitos querem competir entre si para ver quem consegue dar o melhor aos próprios filhos, mesmo que isso possa significar desistir da vida, ou da alma, para não lhes faltar nada. 

Isso é, realmente, impossível. Não há dinheiro, força física ou mental que aguente. Além disso, eles nem sempre fazem isso por seus filhos, mas para competir com seus “rivais”. 

Saiba que, mais vale que seus filhos estejam sendo bem criados, que possam contar com você sempre que precisarem, que tenha tempo para eles e lhes dê aquilo que merecem, dentro de suas possibilidades. Acredite, eles serão mais felizes. 

4. “Ter uma carreira profissional é a garantia de sucesso” 

Muitos de nós foram criados sob esse conceito, e não há nada mais errado do que isso. Há muita gente no mundo com carreiras e especializações, que não tem o emprego dos sonhos e é muito infeliz. E existem milhares que, com apenas uma boa preparação técnica, seguindo seus sonhos e trabalhando arduamente, alcançam objetivos inimagináveis. 

Advertisement

É o trabalho árduo que leva ao sucesso, não uma carreira e mil especializações. Portanto, você deve se esforçar para seguir seus sonhos e lutar para torná-los realidade. Isso valerá sempre a pena, ainda mais  se seguir o caminho correto. 

5. “O melhor trabalho deve ser meu” 

Muitas pessoas procuram o melhor emprego, mas poucas conseguem. O problema é que elas seguem o percurso deixando para trás um emprego atrás do outro, pois nunca estão felizes com o que têm. O problema é que buscam sempre aprovação e recompensas. É por isso que elas pulam de um emprego para outro, sentindo-se insatisfeitas. 

O fato é que não existe emprego perfeito. Às vezes, consegue-se um emprego maravilhoso; outras vezes, é preciso se esforçar mais para enxergar a beleza por trás daquele que se tem. Mas, para conseguir ver isso, é preciso entrega e sacrifício, algo que muitos não querem fazer, pois querem conseguir tudo apenas estalando os dedos. 

É de vital importância que as pessoas consigam ver sua atual ocupação como o emprego ideal, que aprendam a aceitar que o sucesso é melhor degustado quando você trabalha arduamente e persegue calmamente as suas metas. Não há outra maneira de alcançá-lo. 

Todos nascemos para ser felizes. Depende de nós, e de mais ninguém, fazer isso acontecer. Portanto, somente por meio do esforço, do trabalho limpo e honesto, de seguirmos as metas e os sonhos sem passar por cima de ninguém, conseguiremos alcançar nossos objetivos. 

Advertisement

Pense menos em agradar os outros e deixe-se levar, de vez em quando, pelo que sente. Um dia, você verá que todos os sacrifícios valeram a pena.

Traduzido e adaptado por Erika Strassburger, do original 5 «reglas» modernas que la sociedad impuso para medir tu capacidad para ser exitoso

Toma un momento para compartir ...

Erika Otero Romero

Erika é psicóloga com experiência em trabalhos comunitários, com crianças e adolescentes em situação de risco.