Fique tranquila, mãe, confundir os nomes dos seus filhos é sinal de amor

Não é a idade nem problema de memória. Especialistas dizem que trocamos os nomes dos filhos por simplesmente amá-los. Explicamos melhor neste artigo.

Erika Otero Romero

Eu saio correndo do meu quarto sempre que minha mãe chama. Tento ir antes dela chamar-me pela segunda vez, porque ela costuma ficar muito brava se tiver que chamar duas ou mais vezes. E então, para evitar uma repreensão, tento ir assim que ouço meu nome.

Quando chego, digo a ela:

“Senhora?”. Ela se vira e me olha de forma estranha. Diante disso, pergunto a ela: “O que a senhora quer? Acabou de me chamar”, então ela diz: “Sim, eu não estava chamando você, mas a sua irmã”. Então eu respondo: “Mas a senhora me chamou”. A resposta da minha mãe é: “Não, você não, porque você está ocupada”, e ela ri porque sabe que confundiu nossos nomes de novo.

Esse fato ainda é engraçado, mesmo que você já tenha 50 anos. Mas com certeza é mais engraçado quando a intenção da sua mãe é dar-lhe uma bronca e você é uma criança de 5 anos que, junto com os irmãos, deixou a casa um caos com brinquedos espalhados.

Tenho certeza de que também aconteceu com você, sua mãe chamou o seu nome e quando você foi, ela queria era falar com um de seus irmãos, ou vice-versa. E agora, como mãe, você faz o mesmo com seus filhos. E se recorda sorrindo de quando ria da cara de sua mãe por fazer isso.

Advertisement

Trocar o nome dos filhos é algo que acontece com todas as mães do mundo.

Se isso a preocupa, pode ficar tranquila: segundo a ciência, é sinal de que você os ama muito. Vou dizer-lhe por quê.

A ciência por trás desse fenômeno engraçado

O periódico Memória e Cognição publicou uma pesquisa perguntando a 1.700 pessoas se elas já haviam sido chamadas pelo nome de um irmão, ou se elas o haviam feito com seus filhos. As respostas que os participantes deram foram analisadas, deixando os seguintes dados como conclusão:

Esse erro pode ser cometido por pessoas de qualquer idade, então é descartado como um sintoma de Doença de Alzheimer.

Além disso, você pode trocar os nomes de seus amigos, os de seus animais de estimação. Não tem nada a ver com o fato de as crianças serem parecidas, ou de haver semelhanças entre seus nomes. Na verdade, ao estar inserido na mesma rede semântica, você chamará seus filhos pelos nomes errados, possivelmente até o dia em que deixar este mundo.

Advertisement

Ser mãe ou pai não é fácil, mas sempre pode ser engraçado

Minha mãe me conta que minha avó era extremamente rígida. No entanto, minha mãe, apesar de ser uma mulher que impõe respeito, é bem mais tranquila. Minha mãe nunca se limitou a ensinar valores, princípios e ser rígida.

Na década de 1990, eu e minha irmã vivíamos uma situação muito difícil porque meus pais haviam se separado. Passamos por dias bons e ruins em casa, mas minha mãe sempre se empenhava com o pouco que podia dar para nos deixar felizes.

Uma das melhores lembranças que tenho dessa época é a de brincar de amarelinha na nossa sala. Era engraçado porque o chão de casa era superliso, e ao marcar com giz, ficava ainda mais escorregadio. Então, brincar disso era perigoso. Confesso que cair por causa do jogo gerou muitas risadas e isso fazia com que brincássemos todos os dias.

Hoje que somos adultas, passamos o máximo de tempo possível em família. É bom porque sempre tem uma música engraçada que nos faz rir muito, e com certeza isso nos aproxima ainda mais.

Esses pequenos momentos de felicidade familiar é o que você pode dar a seus filhos como a melhor herança.

Advertisement

Fazer as crianças felizes não é tão complicado quanto você pensa

Muitos pais acham que fazer os filhos felizes depende do poder de compra. É natural que você queira dar a seus filhos tudo o que não pôde ter quando criança, mas, na verdade, a felicidade deles não está condicionada a um brinquedo de última geração. O que seu filho realmente precisa é que você compartilhe tempo com ele.

Sim, pode ser que as mães troquem os nomes dos filhos e isso os faça rir ou se sentir confusos, mas seus filhos criam memórias inestimáveis de todas essas pequenas coisas divertidas do dia a dia.

Seu filho vai se lembrar daquele aniversário em família, não pelos presentes que ganhou, mas pelo tempo que passou com as pessoas que amava. Vai se lembrar daquela caminhada até a praia não só pelo lugar em que ele foi, mas pelas pessoas que estiveram com ele enquanto ele brincava na areia.

Você não precisa de muitas coisas para deixar boas lembranças na vida de seus filhos; apenas dê de você de coração. Acredite, eles vão agradecer-lhe pela vida e essa é a melhor forma de se projetar na eternidade.

Se você é mãe ou pai, o convite é para relaxar e educar com amor. Divirta-se com seus filhos e plante memórias inestimáveis em suas mentes; eles vão agradecer-lhe pela vida toda.

Advertisement

Traduzido e adaptado por Erika Strassburger, do original Tranquila mamá, confundir el nombre de tus hijos es señal de que los amas

Toma un momento para compartir ...

Erika Otero Romero

Erika é psicóloga com experiência em trabalhos comunitários, com crianças e adolescentes em situação de risco.