Chega de simpatias! Faça essas 3 coisas e terá melhores resultados neste novo ano

Não adianta apenas dizer que vai fazer isso e aquilo. Palavras soltas são levadas pelo vento. Portanto, é importante fazer estas 3 coisas, só assim conseguir acompanhar as metas e objetivos que traçou.

Erika Strassburger

Quando o fim do ano se aproxima, todos nós fazermos uma retrospectiva para ver no que acertamos e erramos, quais frutos colhemos de nossos esforços e o que teria acontecido se fizéssemos determinada coisa que tínhamos planos de fazer, mas não fizemos. Rola culpa, arrependimento e desejo de fazer diferente da próxima vez.

Algo que muitos fazem para ter um novo ano de sucesso é aderir a simpatias: usar roupas de cores específicas, comer lentilha, levar sementes de romãs na carteira, pular sete ondas etc. para terem prosperidade, novo amor, paz, entre outros desejos. Mas há três coisas que muitos não fazem e que, se aplicadas com toda a diligência, produzirão frutos inimagináveis:

1. Anotar suas metas e objetivos

Palavras soltas são levadas pelo vento, por isso é primordial escrever cada meta estabelecida e objetivo. Você pode anotar em uma agenda, no diário, em uma folha de ofício e pendurar na geladeira, em um arquivo de texto ou no celular, desde que seja de fácil acesso e seja consultado regularmente.

Anote cada objetivo com suas respectivas metas para alcançá-lo. Veja alguns exemplos:

Objetivo: emagrecer 10 quilos

Metas:

Advertisement
  • Caminhar uma hora por dia
  • Não comer carboidrato depois das 18h
  • Comer apenas 2 fatias de pão ao dia
  • Cortar refrigerantes
  • Tomar 1 garrafinha de água a cada 4 horas
  • Comer doce só no fim de semana
  • Comer mais legumes e vegetais
  • Comer 3 frutas por dia

Leia: Emagrecer – 4 princípios gerais para começar

Objetivo: poupar R$ 200 todo mês

Metas:

  • Cortar a pizza dos sábados
  • Reduzir 3 minutos no tempo do banho diário da família
  • Lavar roupas apenas 2 vezes por semana

Faça isso com cada objetivo que queira alcançar. Não adianta apenas escrever seus objetivos sem ter um plano de ação (as metas) para alcançá-los. E também não adianta traçar uma quantidade exagerada de objetivos ou definir objetivos e metas irreais ou inalcançáveis. Isso só gera frustração e desânimo.

2. Conversar sinceramente com Deus sobre seus desejos e anseios de Ano Novo

Se você crê em Deus, a melhor coisa que pode fazer pelo seu futuro é uma oração, primeiramente agradecendo pelo ano que passou e, mesmo com o turbilhão de coisas que aconteceram, por ter sobrevivido. Agradeça pelas conquistas, pelas lições que aprendeu com as adversidades. Agradeça pelas pessoas com quem Ele permitiu que você tivesse o privilégio de conviver e que, infelizmente, já partiram. Agradeça pela oportunidade de estar vivo e pela oportunidade de lutar por um novo ano melhor.

Então, diga a Ele quis são suas aflições, necessidades e desejos justos. Diga em quais aspectos você quer melhorar. Por exemplo: “Senhor, eu sei que sou brigona, me estresso à toa, brigo demais com meus filhos e marido. Eu não quero mais ser assim. Ajude-me a pensar antes de falar, a mudar meu temperamento!”

Advertisement

Ou então, “Senhor, eu pago aluguel há anos, este ano eu quero comprar minha casa própria. Abençoe meu trabalho para que eu ganhe o suficiente para honrar todas as minhas obrigações financeiras e conseguir também pagar o financiamento. Ajude-me a cumprir as metas que estabeleci, de economizar mais nas compras do mercado, de reduzir a conta da luz” etc.

Ou ainda, “Senhor, eu sei que estou bem acima do peso e que isso está afetando a minha saúde. Eu preciso emagrecer. Preciso ter saúde para cuidar da minha família. Ajude-me a resistir à tentação de me alimentar mal e me dê ânimo para vencer a preguiça e o cansaço, e me exercitar regularmente.”

Você deve conversar com o Senhor especificamente sobre cada objetivo que quer alcançar neste ano e sobre as metas que precisa cumprir para alcançá-lo, sejam de ordem pessoal, familiar, profissional, espiritual ou financeira. Principalmente quando envolver relacionamento. É de extrema importância pedirmos Sua orientação ao tomarmos decisões relacionadas a namoro e casamento.

3. Fazer um acompanhamento periódico

Depois de traçadas suas metas e objetivos e orar por cada um deles. Faça um acompanhamento periódico. Esta parte é muito importante, pois é quando podemos fazer ajustes necessários, caso nossos planos não estejam funcionando para atingir determinado objetivo, ou caso não estejamos nos lembrando de cumprir determinada meta estabelecida. Talvez você acabe tendo que fazer algumas alterações nas metas para ter um resultados melhores.

É preciso manter o foco em onde você quer chegar, mesmo que precise mudar o roteiro. Mas, claro, você sabe quais mudanças podem realmente levá-lo àquilo que almeja. Você não vai querer sabotar seus planos, não é mesmo?

Advertisement

O importante é desfrutar durante o processo, em vez de traçar metas rígidas que o impeçam de se sentir alegria de viver. Não seja exigente demais consigo mesmo, mas também não “deixe que a vida o leve”. Assuma as rédeas de sua vida e faça o melhor que puder.

Leia também: Como estabelecer metas elevadas na vida

Toma un momento para compartir ...

Erika Strassburger

Erika Strassburger nasceu em Goiás, mas foi criada no Rio Grande do Sul. Tem bacharelado em Administração de Empresas, trabalha home office para uma empresa gaúcha. Nas horas vagas, faz um trabalho freelance para uma empresa americana. É cristã SUD e mãe de três lindos rapazes, o mais velho com Síndrome de Down.