Como ajudar sua família a economizar água

Veja o que você e sua família podem fazer juntos para economizar água.

Erika Strassburger

Você sabia que somente 40 países em todo o mundo, sendo apenas um no continente europeu, têm o direito à água garantido pela Constituição? E, ainda por cima, muitos deles não recebem a água tratada, adequada para o consumo.

A Revista Exame publicou trechos dos debates ocorridos no evento Diálogos para o Desenvolvimento Sustentável, que aconteceu paralelamente ao Rio+20. O presidente do World Water Council Board of Governors,Loïc Fauchon, afirmou em seu discurso que “a segurança hídrica é fundamental para a sobrevivência do ser humano”,e que”milhões de pessoas morrem todos os anos por beber água poluída”.

Cada brasileiro gasta, em média, 150 litros de água por dia. Segundo o site GeologX, o consumo de água per capita, no Brasil “multiplicou-se por mais de dez ao longo do século 20. Mesmos assim existem milhões de cidadãos sem acesso à água de qualidade.”

Embora vivamos num país privilegiado por possuir a maior reserva de água doce do mundo, devemos lembrar-nos de que a maioria de nós está sujeita ao racionamento em épocas de estiagem. Em virtude disso e, também, da desigualdade no acesso à água tratada e da distribuição ineficiente em alguns locais – e tentando conscientizar aqueles que gastam água indiscriminadamente ou não se preocupam em controlar o seu uso – daremos algumas sugestões de como ajudar a sua família a economizar esse bem precioso.

Reúna a sua família e envolva-a num plano de economia. Apresente-lhes as dicas que serão expostas a seguir:

Advertisement
  1. Escove os dentes com a torneira fechada. Use um copo cheio de água. É o suficiente para fazer a enxaguação da boca e da escova.

  2. Desligue o chuveiro enquanto se ensaboa. Principalmente as mulheres quando lavam os cabelos. No inverno, tome banhos mais rápidos

  3. Faça a barba na pia e não no banho. E com a torneira fechada.

  4. Faça o xixi no banho. Não é necessário sujar a água do vaso se você pode mandá-lo pelo ralo.

  5. Regule a válvula da caixa de descarga.

    Advertisement
  6. Remova o máximo de resíduos da louça (gordura e alimento) antes de lavá-la.

  7. Ensaboe a louça com a torneira fechada.

  8. Use adequadamente os níveis de água da sua máquina de lavar roupas. De preferência, acumule as roupas de alguns dias e lave tudo de uma vez.

  9. Reutilize a água da máquina para lavar o pátio, a calçada, o chão da casa e para jogar no vaso sanitário.

  10. Lave o carro com um balde.

    Advertisement
  11. Regue as plantas com um regador.

  12. Substitua a mangueira por uma vassoura ou escovão, para tirar sujeiras encrostadas em pisos ou outras superfícies.

  13. Sirva-se somente da quantidade que for beber ou usar.

  14. Use a mangueira em último caso. No entanto, se tiver de usá-la, acople-a a um lavajato (lavadora de alta pressão) ou a um bico regulador de pressão, que minimizam o gasto.

  15. Tente captar água da chuva, usando baldes, caixas d’água, piscinas portáteis, etc.

    Advertisement
  16. Cubra os reservatórios de água,inclusive piscinas, para impedir a evaporação. Trate a água, em vez de trocá-la.

  17. Identifique possíveis vazamentos. Providencie o seu conserto imediato.

Trace uma meta e persuada cada membro da família a colaborar, após expôr as dicas acima.

Passado um mês, reúna a família novamente para uma prestação de contas. Comparem os valores das duas últimas contas e decidam juntos o que farão com a diferença que economizaram. Incentive-a a economizar ainda mais e continuem avaliando os resultados.

Toma un momento para compartir ...

Erika Strassburger

Erika Strassburger nasceu em Goiás, mas foi criada no Rio Grande do Sul. Tem bacharelado em Administração de Empresas, trabalha home office para uma empresa gaúcha. Nas horas vagas, faz um trabalho freelance para uma empresa americana. É cristã SUD e mãe de três lindos rapazes, o mais velho com Síndrome de Down.