Emagrecer – 4 princípios gerais para começar

Veja como o desejo de emagrecer da forma correta pode mudar o seu jeito de ver os alimentos e o próprio corpo.

Erika Strassburger

Se você não está satisfeito com o seu peso ou está se sentindo mal a respeito da forma como anda se alimentando e descuidando da sua saúde, saiba que nem tudo está perdido! Agora é a hora de começar a fazer tudo diferente, bem melhor do que tem feito.

Veja 4 princípios importantes que vão ajudá-lo nessa mudança:

1 – Procure conhecer os alimentos

Escutei, certa vez, um ditado interessante: “Você deve comer para viver e não viver para comer.” Acredito que há uma grande distorção na forma como nossa geração vê os alimentos. Estamos trabalhando, estudando ou fazendo outra atividade pensando em algo apetitoso para saborear. E, geralmente, é algo rico em gordura, sal ou açúcar. Quem não fica salivando ao pensar em um churrasco com aquela camada de gordura ou em um pote de mousse de chocolate? Você parou para pensar se esses alimentos trazem algum benefício à sua saúde?

E você já viu algum profissional na área de nutrição ter o hábito de comer desregradamente? Eu não. Sabe por quê? Porque eles conhecem os alimentos. Sabem quais os valores nutricionais de cada um deles. Sabem quais nutrirão para valer o organismo e quais só servem para engordar e entupir artérias.

Por isso é tão importante buscarmos informações sobre os alimentos, suas propriedades e benefícios, antes de decidirmos o que comer. O acompanhamento de um nutricionista, ou de um médico nutrólogo ou endocrinologista pode ser necessário, dependendo das suas necessidades. Uma das muitas vantagens de se ter um acompanhamento profissional, além de estar em boas mãos e ter um atendimento e dieta personalizados, é que você terá que prestar contas mensalmente de seu progresso, o que acaba sendo um fator motivacional no seu objetivo de emagrecer.

Advertisement

2 – Encare o sedentarismo como um vilão

Você sabia que o sedentarismo mata? Pois é, o corpo humano é todo estruturado para produzir movimentos. Se você não utiliza esses “mecanismos” eles vão envelhecendo e “estragando”.

Neste site encontramos outras informações importantes: “O envelhecimento está associado à perda de massa muscular com redução da força muscular, da massa óssea, da flexibilidade e da função pulmonar entre outros aspectos. (…) Nos idosos o sedentarismo (…) é considerado perigoso para a ocorrência de situações como a obstrução das artérias do coração por placas de gordura e alterações na capacidade de realizar atividades físicas do dia a dia. O exercício físico melhora a qualidade do sono, função cognitiva (mental) e memória de curto prazo, diminui o grau de depressão, reduz ou atrasa o aparecimento de demência, reduz o risco de câncer de cólon, mama, próstata e reto, aumenta a densidade óssea e diminui o aparecimento de fraturas de fêmur e vértebras.

Não é só para emagrecer que você deve procurar uma atividade física, mas para ter uma melhor qualidade de vida e para prolongar os seus dias. Existem “n” maneiras de se exercitar, por isso não há desculpas para ficar parado. Decida-se por uma atividade física que lhe dê prazer.

3 – Mantenha-se ocupado

Você deve evitar ficar ocioso. Se estiver sem o que fazer, vá dar uma caminhada, ou faça uma visita, ou arrume os armários. Ficar na frente do computador sem um propósito específico (como trabalhar, pesquisar, interagir com um amigo ou familiar) é uma situação convidativa à ingestão de guloseimas, assim como ficar sentado por muito tempo na frente da TV.

4 – Tenha iniciativa, persistência e disciplina

Agora que você aprendeu ou se lembrou da importância de uma alimentação saudável e exercícios físicos para sua saúde e longevidade, decida hoje mesmo – e não segunda-feira – que vai mudar. Levante-se e saia de casa em busca de uma academia de ginástica ou outro espaço onde você poderá se exercitar. Você encontrará sugestões de exercícios físicos apropriados para você, lendo este artigo.

Advertisement

Uma vez feita a escolha, mantenha-se firme na sua decisão de mudar de vida. Policie-se em suas escolhas diárias – alimentação, atividades, uso adequado do seu tempo livre. Trace metas específicas e pendure-as em um lugar visível. Seria interessante colocá-las na porta da geladeira. Veja alguns exemplos de metas:

  • Emagrecer 500 gramas por semana.

  • Musculação: segunda, quarta e sexta.

  • Dança: segunda, terça e quinta.

  • Caminhada no parque: sábado pela manhã.

    Advertisement
  • Substituir pão branco por integral.

  • Substituir doce por fruta.

  • Dia 5: nutricionista.

Siga à risca as instruções passadas pelo seu médico ou nutricionista. Com o tempo, você perceberá que não é bem uma dieta que você está fazendo, mas uma reeducação alimentar. Você vai acabar preferindo fazer bem ao seu corpo, dando-lhe nutrientes que o farão funcionar melhor. E fará isso com prazer. E sabe aquela bomba calórica no balcão da padaria? Você olhará para ela com muita desconfiança. Você não colocaria combustível adulterado no seu carro, colocaria?

Toma un momento para compartir ...

Erika Strassburger

Erika Strassburger nasceu em Goiás, mas foi criada no Rio Grande do Sul. Tem bacharelado em Administração de Empresas, trabalha home office para uma empresa gaúcha. Nas horas vagas, faz um trabalho freelance para uma empresa americana. É cristã SUD e mãe de três lindos rapazes, o mais velho com Síndrome de Down.