A ligação entre pais e filhos deve permanecer para a vida toda

Nada faz um filho mais feliz do que saber que terá os pais ligados ao coração para sempre

Erika Otero Romero

Quando uma mulher sabe que se tornará mãe, estabelece-se uma ligação inabalável com o filho por nascer. Não acontece o mesmo com os pais por razões óbvias, mas isso não será para sempre. A conexão pai-filho é feita quando eles tomam seus filhos nos braços.

Ambos os pais desfrutam da chegada do seu filho em suas vidas, tanto que, no momento de vê-lo e tomá-lo nos braços, a conexão pais e filho se fortalece de maneiras inimagináveis. Essa ligação permanece ao longo de toda a infância.

Os pais sabem que existe essa união porque sentem que seus filhos não só precisam deles, mas também que os amam e gostam de passar tempo com eles. No entanto, essa ligação e a necessidade de querer estar com o pai e a mãe vão-se evaporando à medida que a adolescência chega.

Claro que isso não acontece com todos os adolescentes; os filhos vão procurar a sua identidade e liberdade, mas de formas diferentes. A questão é que a grande maioria vai lutar com rebeldia pela sua liberdade e sentem que seus pais vão restringir essa busca.

Apesar disso, é esse vínculo que se estabeleceu ao longo da infância que acabará por fazer com que a família permaneça unida, e que seus valores e princípios sejam indeléveis.

Advertisement

Por que é necessário que haja uma forte conexão entre pais e filhos

Porque a conexão entre pais e filhos é o fundamento de uma criação sólida que implica respeito, amor e aceitação das regras paternais.

Quando a conexão é boa, os filhos aceitam facilmente a intervenção dos pais em suas vidas. Além disso, isso torna-os mais dispostos a aceitar a orientação, apoio e conselhos paternais.

Uma coisa que os pais devem ter claro, é que a rejeição de seus filhos adolescentes pela orientação e aproximação paternas, não significa que eles fizeram um trabalho ruim como pais; não é isso, apenas estão em busca de seu próprio ser.

Para os pais, isto não deve ser estranho nem chegar a extremos, porque, como já referi, todos passamos pelo mesmo.

Tenha cuidado para não perder a sua autoridade

A questão é que muitos pais, no afã de manter o controle de seus filhos, excedem-se ao ponto de perturbá-los; é aqui que os filhos saem do controle. Orientar, educar, apoiar com amor e respeito, é muito diferente de impor regras e ordens no estilo regime militar.

Advertisement

Sim, também é verdade que alguns adolescentes vão precisar de uma maneira de corrigi-los mais rigorosa, mas os pais devem ter cuidado para que isto não ultrapasse os limites.

E o que seria não passar dos limites? Bom, os castigos físicos não funcionarão porque fará com que eles se tornem mais rebeldes. Tampouco adiantará impor ou ameaçar. O que terá bons resultados é falar com eles de suas falhas e fazer-se ouvir, embora não o queiram. Caso desejem se afastar, conceda-lhes isso, mas que saibam que se não lhes obedecerem, haverá consequências. Lembre-se, sendo o pai ou a mãe, você é a figura de autoridade e vocês “mandam”.

É também dever dos pais fazer com que os filhos saibam que vocês estarão lá para apoiá-los e escutá-los. Ainda assim, até mesmo esse apoio será afetado de acordo com suas ações.

É aqui que a ligação estabelecida fará a diferença. Um filho com uma forte ligação com seus pais terá sempre isso em mente e não ultrapassará os limites nem porá em risco a sua integridade. Os filhos podem ser rebeldes, mas mesmo assim os valores e princípios ensinados em casa serão mantidos.

Como conectar-se com os filhos em qualquer idade

No início eu disse que quando as crianças nasciam, a conexão entre elas e seus pais é estabelecida imediatamente. Além disso, reitero que, devido a mal-entendidos entre pais e filhos, esse vínculo também se desgasta. Por isso, há várias formas em que os pais podem restabelecer esse contato com seus filhos em qualquer idade. Aqui estão:

Advertisement

1. Mostre interesse em seus assuntos

Para um filho é muito valioso perceber que seus pais sentem interesse em suas “coisas”. Além disso, para um filho, esse interesse é uma amostra do amor que seus pais sentem por eles.

Um filho que sabe que seus pais têm desejo de saber e se envolver em seus gostos e outros assuntos com respeito, quererá manter esse contato vigente ao longo de sua vida bem como os laços de confiança.

2. Compartilhe com seus filhos seus sonhos e interesses

Funciona da mesma forma que quando mostra interesse pelos gostos dos seus filhos.

Quando confia aos seus filhos os seus sonhos e paixões, estará dando-lhe acesso ao seu mundo interior. Assim, seu filho entenderá mais a sua vida, e até se sentirá identificado com você.

O importante disto é que se compartilhar com seus filhos as suas paixões e sonhos, eles corresponderão da mesma maneira. É assim que não serão tentados a arranjar desculpas para não passar tempo com os pais no futuro quando forem adultos.

Advertisement

3. Fale com eles, mas é mais importante que os ouça

Esta é talvez a maneira mais simples de se aproximar dos filhos; no entanto, é arriscado porque muitos pais gostam de ser escutados, mas não de escutar e esse é o problema.

Para que haja conversas com seus filhos, jamais recorra à técnica “interrogatório”. Deixe que sejam eles a procurar conversa.

Agora, haverá também momentos em que você terá que questionar; ainda assim, cuidado para que o desconforto não direcione o assunto, ouças as razões deles e ative o seu modo “detector de mentiras” (se necessário).

4. Não caia na tentação de manipular

Sei que parece terrível, mas há pais que o fazem e não vale brincar assim com as emoções e sentimentos dos filhos, pior ainda se são crianças pequenas.

Haverá momentos em que os seus filhos não vão querer estar com vocês e é justo, não há nada de errado nisso. Então não caia no erro de criar-lhes sentimentos de culpa porque não querem passar tempo “em família”. O que vai acontecer é que vão se sentir obrigados e esse tipo de ligação é superficial.

Advertisement

Só me resta dizer que estar unido aos filhos é mais uma questão de saber fazê-lo do que de se impor. Apenas tente mostrar verdadeiro interesse em seus filhos e verá como eles estarão unidos a você com amor e vontade própria.

Traduzido e adaptado por Stael Pedrosa do original La conexión entre padres e hijos debe existir para toda la vida

Toma un momento para compartir ...

Erika Otero Romero

Erika é psicóloga com experiência em trabalhos comunitários, com crianças e adolescentes em situação de risco.