5 maneiras de ajudar um familiar com dificuldades financeiras

Se você quiser saber como ajudar seus familiares com problemas econômicos, este artigo pode lhe dar algumas ideias.

Erika Otero Romero

As famílias são projetadas por uma inteligência superior que pensou em tudo. Quando se pertence a uma, por mais pequena e conflituosa que às vezes possa chegar a ser, espera-se que nos momentos difíceis lhes deem uma mão. Isto às vezes acontece e outras, não. Mas para aquelas pessoas a quem sua família virou as costas, tenho algo a dizer-lhes: nunca estarão sós e sempre alguém no caminho estará ali como enviado do céu para apoiá-los em suas dificuldades e, então, essa pessoa se converterá em parte de sua família.

Atualmente, um grande número de pessoas passa por fortes recessões econômicas, razão pela qual muitas delas ficaram desempregadas e procurando emprego, talvez, por muito tempo. Por vezes, apesar dos seus esforços para sobreviver, várias famílias chegam ao ponto de perder seus bens e até seus casamentos desmoronam devido a essas situações difíceis.

Neste tipo de contexto, não é difícil ver pessoas solitárias de lá para cá, com olhares tristes e sem saber o que fazer. Se, infelizmente, um dos seus familiares se encontra nessa situação, certamente você lhe dará um espaço em sua casa, se tiver condições; mas, acredite, essa não é uma solução que o beneficiará por muito tempo. Pode-se acalmar a fome de quem precisa de ajuda, mas em vez de lhe dar o peixe, é melhor ensiná-lo a pescar.

É por essa razão que compartilho, abaixo, algumas maneiras em que você pode socorrer alguém em necessidade e, assim, ajudá-lo a seguir em frente.

1. Dê-lhe suporte econômico, mas por um curto período de tempo

Fazer isso não é maldade ou porque o outro é um estorvo ou um fardo, é simplesmente porque oferecer um apoio econômico de maneira indeterminada não só descompensará seu próprio bolso como também é uma responsabilidade que não é exigido que você deva assumir. Ofereça proteção, carinho e suporte até que considere prudente. Seu convidado deve saber que não será por um longo período de tempo e que deve ajudar com o que puder em casa, dessa forma estará lhe dizendo que não é viável “acomodar-se”, mas que é preciso recuperar energias, e assim continuar na sua busca pelo progresso.

Advertisement

2. Ouça-o sempre que precisar de falar com alguém

É um fato que seu familiar vai sentir-se frustrado e mesmo só nas suas dificuldades, ouça-o e quando for prudente, aconselhe-o. Você vai descobrir que, pouco a pouco, novas ideias surgirão e que irão beneficiá-lo na sua busca por um futuro promissor.

3. Não censure os seus erros

Quando uma pessoa se sente derrotada, a última coisa que precisa é de alguém lhe lembrando as razões pelas quais chegou a essa situação. É provável que já o tenha dito antes e com essa única vez é suficiente.

Leia: Como sair do paradigma e driblar a crise econômica

4. Dê-lhe um pequeno suprimento de alimentos

A generosidade é um dom precioso que se aprende em casa. De vez em quando você pode organizar um pacote com produtos básicos que irão ajudar o seu parente a não ficar tão à deriva. Um pouco de arroz, feijão, enlatados, produtos de higiene pessoal e outros podem ajudá-lo até conseguir um emprego estável.

5. Se estiver nas suas mãos, ajude-o a conseguir um emprego

É provável que você possa ajudar seu familiar a conseguir um emprego, graças às suas amizades ou contatos, assim, coloque-os em contato e espere que seu parente faça sua parte em prol de seu bem-estar econômico.

Advertisement

Leia: Quando o desemprego bate: como sobreviver e prosperar

A melhor maneira de contribuir para o progresso de alguém que passa por dificuldades não é lhe dando tudo em bandeja de prata, mas dando-lhe oportunidades para que retome sua vida e siga adiante por seus próprios meios, é claro, sem abandoná-lo nesse caminho. Lembre-se, poderia ser você ou um dos seus filhos.

Traduzido e adaptado por Stael Pedrosa do original 5 maneras de ayudar a un familiar con dificultades económicas

Toma un momento para compartir ...

Erika Otero Romero

Erika é psicóloga com experiência em trabalhos comunitários, com crianças e adolescentes em situação de risco.