Quando o desemprego bate: Como sobreviver e prosperar

Bem, o que acontece quando seu chefe bate ? porta do escritório e lhe dá a notícia de que você está demitido? Este artigo traz algumas dicas para ajudá-lo a enfrentar a tempestade e se erguer novamente.

Trina Boice

Dizem que a oportunidade bate na porta, não é? Bem, o que acontece quando seu chefe bate à porta do escritório e lhe dá a notícia de que você está demitido? Primeiro, respire fundo e se delicie com o fato de que agora você tem uma oportunidade única para criar uma nova vida para si mesmo. Analise o que estava funcionando bem e o que não estava. Pergunte-se o que você gostaria de estar fazendo daqui a cinco, 10 ou até mesmo 20 anos.

Ser demitido pode realmente ser um momento emocionante em sua vida, uma oportunidade para você se reinventar e ganhar foco renovado sobre quem você é e o que tem a oferecer ao mundo. Faça uma lista de seus talentos, habilidades e realizações.

Abaixo estão algumas dicas para ajudá-lo a enfrentar a tempestade e erguer-se novamente.

1. Conquiste suas emoções

Você vai ter uma mistura de sentimentos e isso é normal. Basta lembrar que seu trabalho não define você. A perda do emprego pode desencadear problemas de saúde causados pela depressão, problemas do sono, perda ou ganho de peso e letargia. Os homens, em particular, podem sentir raiva em vez de tristeza. A depressão não tratada pode sabotar sua busca de trabalho com sentimentos de desesperança, baixa autoestima e procrastinação. Fazer exercícios físicos diários protegerá a sua saúde e a sua atitude.

2. Não feche portas

Se você correr para fora do escritório de seu chefe gritando obscenidades, vai ser muito difícil pedir uma carta de recomendação depois. Lembre-se, os empregadores em potencial podem contactar as empresas anteriores para saber mais sobre você. Seja gentil com todos, o seu cliente ou colega de trabalho pode ser o seu próximo empregador. Nada de bom se obtém por brigas – a empresa já decidiu demiti-lo.

Advertisement

3. Comece a se comunicar com os recu rsos humanos de imediato

Eles podem ajudá-lo a compreender a papelada da rescisão, mostrar-lhe o quanto você tem de direitos a receber, além de lhe passar toda a documentação necessária para o FGTS e outros benefícios garantidos por lei. Há agências de emprego governamentais que têm como objetivo ajudá-lo com seu currículo, capacitar mão de obra e reciclar suas habilidades para ajudá-lo a encontrar um novo emprego.

Não seja orgulhoso demais para aceitar a ajuda do seguro-desemprego. Ele pode ser um alívio bem-vindo caso você precise de um apoio financeiro enquanto se organiza e encontra um novo emprego. O governo paga o seguro-desemprego durante alguns meses para que as pessoas possam sobreviver em tempos de vacas magras.

4. Colete o que a empresa lhe deve

Você não tem que aceitar o pacote de demissão imediatamente. Você tem o direito à assistência do sindicato da sua categoria para rever o acerto se você estiver há mais de um ano na empresa. Você pode até precisar de um advogado para olhar a carta de demissão antes de assinar. Lembre-se de olhar os últimos relatórios de despesas que a empresa tem com você. Certifique-se que você receberá todas as férias, décimo terceiro, etc. Fique atento em relação à indenização ou cumprimento do aviso-prévio. Leia as letras miúdas de tudo que você for assinar.

5. Descubra suas finanças

É extremamente assustador perceber que o seu rendimento vai parar. Você precisa ter uma visão clara de suas economias. Decida quais as despesas você precisa eliminar ou diminuir. TV por assinatura, jantar fora, entretenimento e os 10 reais de cafezinhos são contas fáceis de eliminar ou diminuir. Descubra quanto tempo você pode viver com sua indenização demissional e em que ponto você vai precisar aceitar qualquer trabalho para sobreviver.

Priorize suas contas. Não coloque sua casa em perigo deixando atrasar as mensalidades. Em vez disso, fale com o seu senhorio ou o banco que fará novos acordos para os pagamentos. Cuidado com os seus investimentos. Tirando dinheiro de um fundo de aposentadoria que ainda é a sua única fonte de reserva vai custar-lhe bem mais caro, você será mais penalizado. Não viva dependendo de cartões de crédito.

Advertisement

6. Rede

Use sites de redes sociais para atualizar o seu status para que os outros saibam que você está procurando uma nova oportunidade de trabalho. O LinkedIn é muito útil porque você pode se conectar diretamente com outros profissionais em seu campo. Menos de 10 por cento dos candidatos a emprego encontram trabalho por meio de anúncios. Vivemos em uma economia de relacionamento, então é mais provável que você consiga o seu próximo trabalho por meio de alguém que você já conhece.

7. Tome uma atitude

Registre-se em um curso de reciclagem local para melhorar suas habilidades. Descubra se sua igreja ou comunidade oferece serviços de emprego. Você pode encontrar recursos on-line que podem ajudá-lo a construir um melhor currículo.

Aqui estão alguns para começar:

8. Esteja sempre um passo à frente

Nem todos os empregos são anunciados. Uma maneira de encontrar o seu emprego dos sonhos é verificar os sites das empresas onde você gostaria de trabalhar. Em seguida, procure o link “trabalhe conosco” ou o link “emprego”. Você poderia enviar para o gerente de contratação ou de recursos humanos o seu currículo com uma nota explicando que você realmente gostaria de trabalhar para eles e gostaria de ser lembrado quando a vaga estiver disponível.

Conectividade é a nova moeda. Até você encontrar um emprego permanente, você pode querer considerar um trabalho de freelancer uma boa oportunidade para se especializar. Um workshopou serviço de consultoria muitas vezes pode se transformar em um emprego de tempo integral, uma vez que a empresa o conhece e gosta de seu trabalho. Você pode encontrar oportunidades de recolocação em algum desses sites:

Finalmente, perder o seu emprego não é o fim do mundo. É realmente o início de sua nova vida. Sua vida é uma tela e você é o pintor.

Traduzido e adaptado por Jaguaraci N. Santos do original When unemployment knocks – How to survive and thrive.

Toma un momento para compartir ...

Trina Boice

Trina Boice is an author of 17 books, mother of 4 awesome sons, a twin, faculty at two colleges, Ham radio geek, and money-saving expert.