Seu excesso de peso tem nome: AMOR

Seu ganho de peso esconde um motivo surpreendente. Continue lendo para saber como prevenir.

Camila Gómez

Você já comparou sua maneira de pensar de quando era solteiro com a atual? Certamente, se o fizesse, você notaria que, apesar de suas muitas tentativas de manter uma rotina de exercícios e uma alimentação saudável, seu peso, infelizmente, vem aumentando. 

E não, não é por descuido seu nem tem a ver com o passar dos anos, pelo menos foi isso que revelou um estudo que mostra, mais uma vez, que a ciência tem uma explicação para esse mistério.

Tudo começou com uma pesquisa realizada pela Universidade de Edimburgo, na Escócia, cujos resultados revelaram que a vida a dois tem muito a ver com os altos índices de consumo de doces, o que favorece o aparecimento da obesidade no casal.

Estar em um relacionamento é um fato gerador de ganho de peso

O estudo avaliou dados relacionados à genética, hábitos e ambientes domésticos dos participantes, tanto na infância quanto na vida adulta. Desta forma, foi possível verificar que, independentemente dos aspectos físicos que os participantes possam ter, o fato de estar em um relacionamento fez com que TODOS tivessem ganhado peso.

Isso deixa claro que morar na mesma casa contribui significativamente para o aumento dos índices de sobrepeso e obesidade.

Advertisement

Mas não é só a comida que acaba sendo a vilã de sua história de amor, pois, segundo Chris Haley, coordenador do estudo, esse problema também se deve ao fato que de muitos casais param de praticar atividades físicas após iniciarem a vida a dois.

Leia: Formas de você e sua esposa ficarem em forma

Mas esse estudo não mostra apenas as razões do nosso ganho significativo de peso a partir do ingresso em um relacionamento, também nos permite preveni-lo com as seguintes medidas:

1. Optem por uma alimentação mais saudável

É verdade que ninguém resiste a um fast food, mas evite que comê-lo acabe tornando-se um hábito.

2. Exercitem-se juntos

Isso fará com que os dois fiquem não apenas com a musculatura fortalecida, mas também o seu relacionamento. 

Advertisement

3. Criem uma rotina que seja agradável para os dois

Vocês não precisam frequentar uma academia, se não quiserem. Podem criar circuitos curtos de corrida em locais que ambos achem agradáveis e seguros.

4. Fujam do sedentarismo

Procurem incorporar em sua rotina atividades que não sejam sedentárias, isso evitará que caiam no ciclo vicioso de comer demais e não se exercitar.

5. Explorem juntos o universo da culinária

Façam da cozinha um mundo divertido, experimentem cozinhar juntos, experimentem alimentos de baixa caloria e deliciosos. Esse mundo tem muito a oferecer.

6. Mantenham e respeitem a individualidade um do outro

Não se esqueçam dos seus próprios objetivos. Ser um casal não é sinônimo de esquecer dos sonhos, desejos ou cuidados físicos individuais. Portanto, respeite o espaço de cada um para manter as atividades individuais. Isso os ajudará muito a manterem assuntos a serem conversados e espaços valiosos, como casal.

Então já sabe, se perceber que o cinto está começando a ficar mais apertado, é hora de parar, descartar se a causa é a saúde ou se questionar se a causa é puramente amorosa. 

Advertisement

Se for “culpa” do amor, então é hora de fazer um check-up e consultar um especialista para definir uma rotina de exercícios que possa restaurar o tônus muscular que vocês costumavam exibir antes de se casarem.

Traduzido e adaptado por Erika Strassburger, do original Tu sobrepeso tiene un nombre: AMOR

Toma un momento para compartir ...

Camila Gómez

Camila gosta de ler, escrever, pintar, escutar música, aprender idiomas. Ela fala inglês e faz aulas a 3 anos, falta 1 ano para ela receber certificação internacional. Ela gosta de conhecer pessoas novas.