Se vai me amar, ame-me assim

"Se vais amar-me, ama-me assim, não tentes mudar-me. Que em teu reflexo possa olhar-me, inteira, e possa amar-me tanto como tu me amas".

Danitza Covarrubias

Quando se trata de amor, costumamos imaginar uma relação perfeita. Sem brigas, sem discussões, sem diferenças. A verdade é que a vida e o amor implicam no mesmo: dor, morte, transformação. O desafio é vivê-la completamente, com toda a sua luz, e com todas as suas trevas.

O “amor” seguro

Muitas vezes, nas relações, desejamos segurança, certezas e que tudo vá bem. Quando não é assim, brigamos ou definitivamente nos separamos.

Muitas vezes pensamos ou dizemos “essa pessoa não é para mim”, esperando que chegue a metade perfeita. Na verdade, isso é apenas um conto de fadas. Quando você está incompleto e se deseja que alguém chegue para preenchê-lo, só tem vazios pessoais nos quais deve trabalhar.

Não há ninguém que possa preencher esses vazios. Só você é responsável por trabalhá-los. E é possível através da relação de casal, se ambos trabalharem nisso.

O casamento como caminho espiritual

Viver como casal é um caminho espiritual quando se decide viver assim, onde o outro não tem que mudar para se adequar a você. Mas onde você, através dos movimentos internos que geram a vida em casal, consegue entrar em suas partes obscuras e transformá-las em luz para seu bem e o bem da própria relação. Este é o belo trabalho de crescimento a que todos somos chamados, tanto em casal, como individualmente.

Advertisement

O parceiro facilita esse caminho quando é o espelho através do qual podemos nos olhar. Mas todo mundo é, de alguma forma, um espelho, cada relação, cada medo, cada dor é o espelho através do qual podemos nos olhar para crescer.

O valor de viver e amar

Ter a coragem de viver plenamente implica amar intensamente. Ambos envolvem momentos que convidam a crescer através do confronto, de olhar para as próprias partes obscuras que nos recusamos reconhecer e transformar. Aceitar nossa própria humanidade e capacidade de errar. Tocar nossa vulnerabilidade na entrega ao outro, e em levar ao outro em sua vida.

Olhar como cada coisa que normalmente classificaríamos como negativa traz de presente algo positivo. A vida segue seu curso, e assim também o amor, se puder observá-lo emergir do caos.

Como dizem as leis da física, mesmo no caos há uma ordem a qual não somos convidados a compreender. No entanto, é nesse caos que podemos descobrir a maravilha de estarmos vivos.

As promessas na relação

Os votos matrimoniais são uma forte promessa que poucos conseguem cumprir. Na realidade, a promessa faz parecer que haverá amor e acompanhamento incondicional e eterno.

Advertisement

No entanto, é importante saber que também haverá momentos de grave dificuldade. Que talvez haja momentos em que os dois vão distanciar-se em seu próprio espaço, para que possam voltar mais fortes, mais inteiros para se darem um ao outro.

Aqui está uma carta de amor que compartilha um pouco essas ideias:

Se vais amar-me, ama-me assim. Com este corpo. Com as linhas que marcam os trânsitos na minha vida que deixaram marcas. Com as marcas das risadas, e das lágrimas. Com os quilos extras do peso que carrego nas costas. Com meus olhos te olhando, brilhando, e ao mesmo tempo te deixando olhar no fundo minha história onde está um pouco de dor. Com as mãos entrelaçadas que acompanham no andar.

Se vais amar-me, ama-me assim, com todo o caminho percorrido. Com o passado vivido e compreendido. Com as histórias que ainda atormentam. Com os sucessos que ainda minha alma celebra. Com os desafios que ainda não alcancei. Com as derrotas que eu ainda choro. Com a força de levantar-me todos os dias.

Se me vais amar, ama-me assim. Com toda a minha imperfeição. Com os erros da vida partilhada. Com as consequências do futuro. Com a luta interminável para aprender, crescer e ser melhor. Com os demônios que espreitam. Com os anjos que acompanham.

Advertisement

Se vais amar-me, ama-me assim. Como o espelho que represento na vida. Refletindo-te a ti tudo o que amas, e tudo o que odeias de ti mesmo. Com o que te desafia na vida, e o que te faz permanecer nela. Com o reflexo do amor e dos vazios que leva dentro. Que no meu reflexo possas olhar para ti, inteiro, e possas amar-te tanto como eu quero amar-te.

Se vais amar-me, ama-me assim. Como o espelho que és para mim. Refletindo-me tudo o que amo, e o que odeio. De mim, da vida, do mundo. Com o que me dói e o que me enche de força. Com o reflexo do amor que me criou, e os vazios que ainda levo dentro. Que em teu reflexo possas me olhar, inteira, e possas me amar tanto quanto amas a ti mesmo.

Se vais amar-me, ama-me assim, não tentes mudar-me. Porque eu quero amar-me. Porque não quero que o teu desgosto me faça perder. Porque quero que teu reflexo me faça olhar mais profundamente. Porque em teu reflexo quero encontrar o caminho para me abraçar. Desde a minha luz até a mais infinita escuridão íntima. Porque teu amor pode ser o caminho que preciso.

Se vais amar-me, ama-me assim. Infinitamente. Que esta vida não baste. Que o tempo não seja suficiente, e ao mesmo tempo, que nos sacie o instante. Que momento a momento possamos maravilhar-nos e amar-nos. Que tua vida e a minha sejam o milagre vivo do amor.

Se vais amar-me, ama-me assim, sem mais. Porque o amor, é luz que dá vida.

Advertisement

Anônimo.

Se vai amar alguém, ame-se

Ninguém dá o que não tem.

Para poder amar numa relação, é importante que cada um se ame. Que aprenda a abraçar a si mesmo com todas as suas imperfeições, e com a maravilhosa capacidade de se melhorar todos os dias. Com esses votos e promessas de amor feitos a si mesmo, onde se torna responsável em cuidar de si mesmo, na saúde, na doença e dar-se o que necessita.

E a partir daí, você pode compartilhar com outra pessoa.

Que o amor por seu parceiro, e em todas as suas relações, sejam o caminho que o leve a se transformar. Que seja o caminho para você se amar.

Advertisement

Leia também: Você sabe que seu cônjuge é a pessoa certa porque, juntos, vocês têm superado tempestades

Traduzido e adaptado por Stael Pedrosa do original Si vas a amarme, ámame así

Toma un momento para compartir ...

Danitza Covarrubias

Danitza es originaria de Guadalajara, Jalisco, en México. Licenciada en psicología y maestra en desarrollo transgeneracional sistémico, con certificación en psicología positiva, así como estudios en desarrollo humano, transpersonal y relacional. Psicoterapeuta, docente, escritora y madre de 3. Firme creyente que esta profesión es un estilo de vida.