Você sabe que seu cônjuge é a pessoa certa porque, juntos, vocês têm superado tempestades

Eles entendem que amar não é questão de beleza, mas de se tratar com amor apesar das escoriações da vida, e superar juntos o que quer que venha das mãos de Deus.

Marilú Ochoa Méndez

Quando me casei, descobri que os contos de fadas contam apenas uma parte da história, e omitem a mais enriquecedora. Por que razão, depois de ele e ela derrotarem os planos dos malvados e das bruxas e, finalmente, partirem juntos para o castelo, a narrativa acaba? Isso fez parecer muito simples o “eles viveram felizes para sempre”. E é justamente a parte mais difícil e também a mais emocionante.

Como recém-casada, minha consciência dessa realidade caiu como um balde de água fria. Eu havia superado muitos obstáculos com meu marido durante nossa fase de namoro, foi difícil para mim encontrá-lo. E, confesso, acreditei na ilusão de que – uma vez houvesse encontrado minha alma gêmea – só me restava viver dias de alegria sem fim.

Tive que aprender algo profundo

Uma vez casada, o caminho para a minha “felicidade” foi adiado. Começar a aparar as arestas com meu marido foi tremendamente difícil para mim.

Mas se eu o tinha escolhido, por que ficava tão frustrada às vezes? (Tenho certeza de que a mesma coisa acontecia com ele). A resposta é que nós dois nos amávamos, mas no nível básico, e se estivéssemos dispostos, iríamos iniciar um curso intensivo para nos amarmos com letra maiúscula.

Na verdade, estávamos presos na paixão e na ilusão do encontro, mas precisávamos iniciar um caminho de descida para um mar maravilhoso. O coração dessa viagem estaria no que suportaríamos juntos. Você quer saber mais?

Advertisement

Cada um de nós é um iceberg

Mas como?! Um iceberg? Um iceberg frio, gigante e imponente? Sim.

Você é um pedaço de gelo que sai do mar. Suas qualidades e defeitos, sua aparência física e caráter mostram seu ser aos outros, mas você é muito mais do que isso. Debaixo “d’água”, das aparências, do público, está o seu mundo interior, e nele há algo maravilhoso, a sua imagem e semelhança com Deus.

Quando você se apaixona por alguém, faz um”click” com o outro; de repente, você orbita em torno dele. Seus movimentos provocam movimentos nele e, juntos, iniciam uma linda dança de autodescoberta. Essa é uma âncora preciosa que Deus quis determinar em nossa psique, para que nos abríssemos para o outro e quiséssemos compartilhar nossa individualidade com ele.

Uma vez que decidimos nos unir para sempre a esse ser mágico, de repente e sem aviso, a entonação com a qual ele diz o nosso nome para de nos emocionar. Suas mãos grandes deixam de parecer tão maravilhosas, e começa o verdadeiro acoplamento, o que surge apenas do diálogo consciente e generoso em que o homem e a mulher se abrem para fazer um ao outro feliz.

Portanto, não importa o quanto lhe mande cartas, você acaba dando mais valor ao café da manhã que ele lhe prepara, o que a ajuda a chegar mais cedo no trabalho.

Advertisement

O que está debaixo d’água é mais importante

Então, começa um importante desafio: podemos nos alegrar em fazer o com que outro satisfaça nossas vontades, faça com que nos sintamos bem, escute-nos e nos afague – e achar que isso é amor verdadeiro – ou dar o salto para o que se mostra a olho nu, e nos atrevermos a submergir na parte maior do iceberg, a que está submersa no mar.

Essa é a parte que torna todos iguais: homens e mulheres com dignidade, profundamente amados por Deus, que quer que sejamos felizes.

Se soubermos olhar para essa parte de nós mesmos e do outro, procuraremos saciá-la e, aos poucos, esqueceremos o acessório que vem à superfície.

O que significa isso? Que seu marido, mesmo que comece a perder cabelo, ainda é o homem que você escolheu. Que sua esposa, que tem um tempero com a qual você não consegue se acostumar, deu-lhe os melhores anos e, em seu corpo, ela gerou seus filhos.

Se souber olhar, verá o que realmente importa

Mas o que você deve procurar ao olhar? O homem ou mulher que deixou outros possíveis parceiros para trás e escolheu você. Essa pessoa deixou sua casa e comodidades para começar uma vida com você do zero. A que superou os maus momentos com você. Essa que, sem se sentir confortável, permaneceu ao seu lado. Essa por quem, às vezes,  não tem consideração, e que sorri para você no dia seguinte.

Advertisement

Olhar para a pessoa nos bastidores é desafiador, mas reconfortante. Dessa maneira, você não se torna juiz do que o outro “merece”, mas dá amor e compreensão a outro ser, aprendendo, assim, a amar de verdade.

Desse modo, você poderia dar vida à oração de Madre Teresa, que diz que “as pessoas são irracionais, inconsistentes e egoístas… ame-as de qualquer maneira”. O bem que você pode fazer não deve ser interrompido pelas feridas emocionais de outra pessoa.

Mas você não pode fazer isso sozinho

O que estou lhe pedindo aqui é difícil, pois vai contra o que todos lhe dizem: “Não dê se não receber”, “Não esqueça de si mesmo!”, “Exija o que lhe pertence”… mas anda de mãos dadas com a mensagem cristã:

Eu vos digo, porém: Amai vossos inimigos, bendizei os que vos maldizem, fazei bem aos que vos odeiam, e orai pelos que vos maltratam e vos perseguem; para que sejais filhos do vosso Pai que está nos céus; porque faz que o seu sol se levante sobre os maus e os bons, e a chuva desça sobre os justos e os injustos. Pois, se amardes os que vos amam, que galardão tereis? Não fazem os publicanos também o mesmo?” (Lucas 5:44-46)

Talvez você não sinta mais borboletas no estômago ao ver seu marido ou esposa chegar, mas se com ele ou ela você tiver cicatrizes saradas, tempestades suportadas e permanecerem juntos apesar de tudo, você está começando a mergulhar no belo iceberg da entrega, que lhe dará mais satisfação do que a ilusão da história que você imaginava, e dará à sua vida um significado transcendente que você vai valorizar como nunca antes. Desfrute esse amor!

Advertisement

Traduzido e adaptado por Erika Strassburger, do original Sabes que tu pareja es la indicada porque juntos han superado tempestades

Toma un momento para compartir ...

Marilú Ochoa Méndez

Enamorada de la familia como espacio de crecimiento humano, maestra apasionada, orgullosa esposa, y madre de seis niños que alegran sus días. Ama leer, la buena música, y escribir, para compartir sus luchas y aprendizajes y crecer contigo.