Registre sua vida para compreendê-la e aprender com ela

Faz sentido manter um diário? Quem se beneficia? Este texto traz as respostas.

Edith Kingore

Quando eu tinha sete anos, meu pai me deu um caderno de presente. Isso me apresentou ao maravilhoso mundo dos diários pessoais, que chamei de “a história da Edith”. Ele me explicou como fazer um diário e me ajudou a escrever as primeiras linhas. A partir daquele momento comecei a escrever meu diário pessoal, ano após ano.

No início, eu escrevia apenas algumas linhas sobre as coisas que fazia ou que aconteciam na minha família, fazia até desenhos para explicar um lugar, objeto, visitas etc. Com o passar do tempo, o diário pessoal tornou-se meu companheiro confidencial, no qual aprendi a extravasar meus sentimentos, ideias, emoções e experiências mais profundas. 

Em vez de explicar como manter um diário pessoal, prefiro focar no porquê de ser tão útil escrevê-lo. Abaixo estão alguns pontos que me ajudaram ao longo da vida e podem ajudá-lo também:

1. Conhecer melhor a si mesmo

Quando escrevemos, descobrimos coisas sobre nós mesmos que não sabíamos que existiam. Um diário ajuda você a se entender, pois ao expressar por escrito as ideias e pensamentos que estão em sua mente, você consegue enxergá-los com mais clareza.

Enquanto escrevemos o que estamos pensando, não temos medo de nos expressar, pois ninguém vai criticar ou desaprovar o que estamos dizendo. Isso o ajudará a se abrir, ser honesto consigo mesmo e ser apenas você mesmo, sem preconceitos ou inibições.

Advertisement

2. Desabafar

Às vezes, preferimos não expressar nossas frustrações para outras pessoas, ou talvez não tenhamos uma pessoa de confiança perto de nós. É bom expressar seus sentimentos e capturá-los em uma folha de papel, para que eles não fiquem aí dentro e você não saiba onde colocá-los.

3. Refletir e aprender

Muitas vezes, a escrita leva a reflexões profundas. Nossa mente se ilumina e ideias fluem. Fazemos perguntas que nós mesmos respondemos. Deduzimos os porquês da vida e dos acontecimentos cotidianos.

4. Expressar gratidão

É um excelente hábito registrar as coisas pelas quais somos gratos na vida, além de apreciar e reconhecer as coisas que as outras pessoas fazem por nós.

5. Planejar o futuro

Quando temos objetivos, aspirações e projetos, é muito útil anotá-los, pois podemos planejar o que queremos fazer de forma mais concisa e real.

6. Recordar

Ao registrar nossa história, podemos relembrar acontecimentos engraçados, decisões tomadas, sentimentos, experiências importantes e até detalhes que, de outra forma, teriam se perdido em nossa memória. Dados e datas importantes podem ser úteis a qualquer momento.

Advertisement

7. Beneficiar gerações futuras

Nossas experiências pessoais serão úteis para nossos filhos e gerações futuras. Eles descobrirão como foi nossa vida e as coisas pelas quais passamos.

Os benefícios de manter um diário pessoal são inestimáveis. Isso me ajudou a superar momentos difíceis, solidão, decisões, emoções, alegrias, progresso e conquistas. Também me ajudou a ver minha vida e meus propósitos com mais clareza, e a traçar metas para mim. 

Ao reler meus diários, percebo o quanto cresci: de uma infância inocente e feliz, passando pelos emocionantes anos de adolescência e insegurança, seguidos por anos de decisões cruciais de uma jovem vida adulta, chegando à atual e emocionante vida de casada.

Sempre é um bom momento para começar a escrever a própria história. O que você acha disso? Você se anima a escrever a sua?

Traduzido e adaptado por Erika Strassburger, do original Escribir la vida para entenderla y aprender de ella

Advertisement
Toma un momento para compartir ...

Edith Kingore

Edith Kingore nasceu na Argentina e estudou Psicologia no México. Dedicou muitos anos à educação e ao trabalho com bebês e crianças em idade pré-escolar. Atualmente, reside nos Estados Unidos com o marido e três filhas.