Quer que seus filhos sejam realmente abençoados? Inclua estes 8 assuntos em suas orações diárias

Nós pedimos tantas coisas em nossas orações diárias. Será que estamos nos lembrando de pedir essas coisas também?

Erika Strassburger

Todos vão concordar que educar os filhos é um dos maiores desafios que o ser humano enfrenta e a missão mais importante. Tenho a impressão de que, hoje em dia, o grau de dificuldade triplicou, talvez por causa da enorme influência externa – mídias, amigos sem limites, conteúdo violento e impróprio etc. – que nossas crianças e jovens sofrem.

Além disso, o número de mães (ou pais) que precisam criar seus filhos sozinhas multiplicou-se, comparado à época de nossos avós, o que torna o trabalho ainda mais preocupante e exaustivo.

A boa notícia é que não estamos sozinhos nessa empreitada. Nós, pais, podemos contar com a ajuda daquele que tudo sabe, tudo vê e tudo pode. Nosso Pai Celestial espera ansiosamente que levemos até Ele nossas preocupações, anseios e os desejos de nosso coração. Não podemos desperdiçar essa oportunidade esplêndida de recorrer ao Ser mais poderoso do universo para cumprir bem nossa missão e para que nossos filhos sejam abençoados.

Pelo bem de seus filhos, não deixe de incluir estes 8 assuntos em suas orações diárias:

1. Que você aprenda a se comunicar melhor com seus filhos

O primeiro princípio da boa relação é uma boa comunicação. Caso esteja tendo dificuldade de se comunicar com eles sem que a conversa acabe em briga, peça a Deus que ajude você a transmitir da forma certa, sem gritos nem acusações, aquilo que queira que seus filhos saibam, principalmente quando o assunto não for agradável.

Advertisement

Leia: Use estes 26 truques para realmente se comunicar com seus filhos

2. Que seus filhos tenham mais disposição de ouvir você

As crianças e jovens de hoje parecem usar tampões nos ouvidos. Mal nos ouvem e muitas vezes nem fazem questão de ouvir. Peça a Deus para ajudar seus filhos a darem mais atenção e importância ao que você diz, a terem mais disposição de ouvir e de atender a seus pedidos.

3. Que eles consigam se afastar um pouco do mundo virtual

Se há algo que realmente incomoda os pais de hoje, é ver os filhos desperdiçando tempo no celular ou computador, acessando conteúdos que não edificam. Estão jogando fora um tempo preciso em que poderiam estar fazendo coisas importantes para o seu crescimento físico, intelectual e espiritual.

Além de estipular limites em relação ao uso desses aparelhos, ore a Deus pedindo que seus filhos consigam sobrepujar a tentação de usá-los por tempo excessivo ou, se for o caso, vencer esse vício.

4. Que tenham mais capacidade de se concentrar naquilo que importa

Tudo à sua volta parece atrativo demais quando nossos filhos precisam se concentrar em um trabalho, nas tarefas de casa ou em outro afazer importante. Não deixe de orar pedindo que eles consigam se concentrar mais e evitar as distrações. Eles precisam demais dessa bênção, pois tudo o que é mais importante na vida requer um bom nível de concentração para ser aprendido e realizado.

Advertisement

5. Que eles sintam-se atraídos pelo bem e repudiem o mal

Ore para que o coração de seus filhos seja tocados por coisas boas, edificantes e espirituais. Que eles se sintam bem em relação a elas. E que aquilo que for ruim para eles cause-lhes repúdio e nojo.

6. Que eles saibam discernir as amizades

Ao mesmo tempo que um bom amigo ajuda e eleva, uma amizade ruim pode levar uma pessoa à ruína. E as crianças e jovens são mais sujeitos a serem influenciados. Ore para que Deus os aproxime de pessoas boas e afaste aqueles que queiram levá-los para o mal caminho. Ore também para que eles sejam uma boa influência para os outros.

7. Que eles consigam encontrar seu caminho e, principalmente, felicidade naquilo que fazem

Se seu filho estiver com dificuldade de definir o curso que vai fazer ou que profissão seguir, ou ainda, se ele estiver tendo dificuldade no trabalho, ore para que Deus o ajude a encontrar seu caminho e ser feliz naquilo que faz. Enquanto a economia não se estabilizar, torna-se mais difícil trocar de emprego ou ingressar na carreira desejada. Então, acabamos tendo que nos contentar com o que temos para o momento. E a pior coisa que há é levantar cedo todos os dias  para fazer aquilo que detestamos. Mas podemos, com a ajuda de Deus, encontrar alegria e motivação para cumprir nossas tarefas diárias.

8. Que consigam resistir às tentações e sejam mais dignos

Todos nós temos um calcanhar de Aquiles para alguma coisa. Ceder a essas fraquezas atrapalha a nossa vida de todas as formas, além de nos afastar de Deus. Ore para que seus filhos consigam resistir às tentações e se tornem pessoas mais dignas e espirituais.

9. Que eles tenham um desejo maior de orar por si mesmos

A oração de uma mãe e um pai fiel realiza verdadeiros milagres. Mas os filhos precisam aprender e ter o desejo de orar por si mesmos. Que em nossas orações diárias incluamos o pedido de que nossos filhos desenvolvam uma maior espiritualidade e sintam-se felizes ao saber que podem contar com Deus para tudo o que precisam.

Advertisement

Leia: As vantagens de ensinarmos nossos filhos a orar

Inclua em suas orações tudo aquilo que você deseja expressar ao Senhor. Embora conheça os anseios de seu coração e as necessidades de seus filhos, Ele quer ouvir o que você tem a dizer ou pedir. E Não se esqueça de agradecer-Lhe por ter filhos maravilhosos que, mesmo sendo imperfeitos, ensinam-lhe todos os dias a ser uma mãe ou pai melhor.

Leia também: 3 coisas que estão faltando em suas orações

Toma un momento para compartir ...

Erika Strassburger

Erika Strassburger nasceu em Goiás, mas foi criada no Rio Grande do Sul. Tem bacharelado em Administração de Empresas, trabalha home office para uma empresa gaúcha. Nas horas vagas, faz um trabalho freelance para uma empresa americana. É cristã SUD e mãe de três lindos rapazes, o mais velho com Síndrome de Down.