O que fazer quando seu filho não está escolhendo bons amigos

Veja como você pode contribuir para uma reviravolta na história.

Erika Strassburger

Depois de identificar os sinais que indicam que seu filho não está andando em boa companhia, descritos no artigo “6 sinais de que seu filho não está escolhendo bons amigos“, veja o que deve ser feito para impedir que a rebeldia e agressividade do seu filho se prolongue, e a história tenha um final surpreendente.

1 – Seja paciente, porém firme com seu filho

Não grite nem o agrida de forma alguma. A situação só piorará se você perder o controle. Seja paciente, porém firme. Não ceda às chantagens ou ameaças.

2 – Relembre-o a respeito das regras da família

Ressalte as regras e os valores da família. Fale que elas ainda serão as mesmas, a despeito de qualquer demonstração de insatisfação e rebeldia.

3 – Envolva-o em projetos e atividades da família

Procure mantê-lo ocupado envolvendo-o nos projetos familiares, como a pintura de paredes, o conserto de um móvel, o plantio de uma horta. Procure também organizar algumas atividade de que ele gosta, como um passeio ou uma atividade esportiva.

4 – Ame-o, apesar dos desgostos

Mesmo que ele esteja se comportando muito mal, faça-o saber que você o ama, apesar de reprovar seu mau comportamento.

Advertisement

5 – Lembre-o sobre quantas pessoas ele pode influenciar com o mau comportamento

Fale sobre os danos causados pelos maus exemplos. Quantas pessoas podem ser influenciadas negativamente por eles.

6 – Fale sobre o que ele está perdendo agindo daquela maneira

Lembre-o de quantos bons amigos podem se afastar dele porque ele está sendo uma péssima influência. Fale sobre a felicidade e paz que está deixando de sentir enquanto está agindo daquela maneira. Fale das consequências sobre as notas e sobre sua futura carreira profissional, caso ele não volte a se comportar adequadamente.

7 – Traga os amigos para dentro de casa

Ajude-o a trazer seu(s) amigo(s) para junto da família. Seu filho pode ter uma amizade forte com esses jovens. Afastá-lo do convívio dos amigos pode piorar seu comportamento. Além do mais, você precisa dar uma chance a esses jovens. Talvez ninguém a tenha dado antes. Você pode combinar com seu filho um jantar, um passeio ou qualquer atividade que seus amigos aceitariam participar. Você pode sugerir que eles participem das atividades mencionadas na dica 3.

8 – Tenha uma conversa franca com os amigos

Você pode expressar-lhes sua preocupação com a mudança repentina no comportamento do seu filho. Diga o quanto seu filho preza a amizade deles e o quanto você gostaria que eles se dessem bem. Mas, para que isso aconteça, eles precisariam respeitar as regras da família, não incentivando seu filho a sair fora da linha. Diga que ficaria feliz se eles viessem mais vezes na sua casa. Mantê-los por perto e ajudá-los a sentir seu amor, em vez de reprovação, é um meio de motivá-los a mudar para melhor.

Qualquer ação, por mais simples que seja, se feita com coração, produz benefícios na vida das pessoas.” Buda._

Advertisement

9 – Convide seu filho a influenciar seus amigos para o bem

Se o que foi sugerido surtiu efeito, converse com seu filho sobre a possibilidade de ajudar os amigos. Antes falamos sobre atividades em que poderiam ser envolvidos. Agora falamos sobre influenciar pelo exemplo. “Um nobre exemplo torna fáceis as ações difíceis.” Johann Goethe._ Fale sobre como suas atitudes poderiam inspirá-los a mudar para melhor. Impulsione-o a ter a coragem necessária para ser um bom exemplo.

10 – Mantenha sempre o canal de comunicação aberto

Converse pacificamente com seu filho. Encoraje-o a expressar seus sentimentos. Convide-o a sugerir soluções para resolver os conflitos. Muitas vezes a rebeldia dos jovens não é causada pelas más amizades, mas pela atitude de descaso dos pais. A rebeldia pode ser um protesto contra aquilo que está lhe causando tristeza.

Atente para duas coisas importantes

  • Nem sempre estilos extravagantes ou aparência desleixada é sinônimo de mau comportamento. O fato de seu filho estar andando com jovens que usam roupas “esquisitas” não quer dizer que tais jovens não tenham bons princípios. Jamais julgue pela aparência.

  • Trate os filhos dos outros com a mesma consideração que você gostaria que tratassem o seu filho. Seja gentil e dê-lhes chances de mostrar suas qualidades. A sociedade tem a tendência de afastar as pessoas diferentes do seu convívio. Não cometa o mesmo erro.

Toma un momento para compartir ...

Erika Strassburger

Erika Strassburger nasceu em Goiás, mas foi criada no Rio Grande do Sul. Tem bacharelado em Administração de Empresas, trabalha home office para uma empresa gaúcha. Nas horas vagas, faz um trabalho freelance para uma empresa americana. É cristã SUD e mãe de três lindos rapazes, o mais velho com Síndrome de Down.