Quando a solteirice é uma escolha de vida

“Nós, solteiros, somos homens que nos casamos com nós mesmos. E na maior parte dos casos, somos um casamento horrível.” (Miguel Mihura)

Erika Otero Romero

É surpreendente como cada vez mais pessoas no mundo decidem ficar solteiras. Os motivos pelos quais tomam a decisão de permanecerem solteiras são diversos.

No meu caso, estou solteira há pouco mais de 10 anos. A princípio, meu motivo para ficar sozinha foi o de não querer mais saber de amar. Meu relacionamento anterior tinha sido tão tempestuoso e humilhante, que tive medo de encontrar outro como ele. Além disso, eu precisava curar minha instabilidade mental e emocional. Devo admitir que escolhi conscientemente ficar solteira “para sempre”. Além disso, é bem difícil para mim sentir-me atraída por alguém e me apaixonar, o que torna o cenário mais complicado.

Depois de alguns anos, percebi que estava pronta para me apaixonar novamente. Eu já tinha me curado, mas o problema é que não consigo gostar de ninguém. Sim, de vez em quando aparece um pretendente, mas eles não oferecem estabilidade. Estou muito ciente daquilo que quero de um relacionamento para perder meu tempo precioso.

Assim como eu, existem muitas pessoas no mundo que buscam estabilidade, e poucos oferecem esse tipo de relacionamento. Há também aqueles que permanecem sozinhos pelo prazer e liberdade de interação que a solteirice proporciona. Eles gostam de viajar, de se relacionar sem compromisso. Estão cansados ​​de dramas sentimentais ou violência.

Na Coreia do Sul, há um fenômeno interessante. Cada vez mais homens estão escolhendo ficar solteiros. Isso ocorre porque eles não têm possibilidades financeiras para formar uma família. Nesse país, há uma pressão social sobre os homens para que tenham um elevado padrão econômico e profissional. Isso para ele conseguir “se dar ao luxo” de ter uma família.

Advertisement

Quaisquer que sejam as razões pelas quais uma pessoa escolhe ficar solteira, esta é uma realidade cada vez maior.

Por que escolher ficar solteiro?

Há quem, depois de uma grande decepção, opte por ficar solteiro até se curar. O que essas pessoas querem de coração é que, quando chegar alguém especial, elas possam amar com respeito. Isso é sempre saudável, pois ninguém precisa arcar com o dano que alguém lhe causou no passado.

Também há pessoas que ficaram tão magoadas depois de um relacionamento, que temem encontrar de novo alguém do mesmo tipo. Essas pessoas simplesmente se fecham para a possibilidade de amar e vivem vidas pacíficas e tranquilas.

Há inclusive quem fique solteiro por não acreditar em compromisso. Ou é isso, ou eles têm medo de se comprometer sentimentalmente em um relacionamento estável. Eles preferem a liberdade. Não é que não se permitam ter relações sentimentais, mas as que são marcadas por não haver vínculos. É o amor livre “puro e duro”.

Sejamos honestos, as condições mundiais de hoje significam que muito mais pessoas estão optando por permanecer solteiras; às vezes contra a vontade. Não há maneira econômica de investir em uma família. A longo prazo, você pode não querer problemas ou pressões familiares; e sabemos que isso pode e vai acontecer. Eles estão apenas “recuperando a saúde”.

Advertisement

Seja como for, o interessante é que não existe mais aquela pressão de constituir família. Isso talvez tenha permitido que mais pessoas optassem por isso, hoje mais do que nunca.

Tipos de solteirice

Curioso, mas sim, existem tipos de solteirice. São eles:

Transitória

É o caso de pessoas que procuram um parceiro. Ou seja, terminaram um relacionamento, curaram-se e querem encontrar outra pessoa para se dar uma nova oportunidade de amar.

Independente

Inclui pessoas que amam sua vida sem laços sentimentais. Elas acham que relacionamento é sinônimo de sofrimento. Preferem aproveitar seu tempo e espaço, fogem do compromisso que é limitante para eles.

Autossuficiente

Essas pessoas não desejam ter um parceiro. São autossuficientes e precisam de um alto grau de isolamento. Elas simplesmente não têm interesse em namorar.

Advertisement

Isolada

Esse tipo de solteirice é caracterizada por pessoas que prefeririam ter alguém em sua vida, embora sejam pessoas independentes e autossuficientes.

Elas não se sentem isoladas, mas anseiam por ter alguém em sua vida. Isso acontece pela falta de contato social e também pela dificuldade de sair da zona de conforto.

Pela baixa autoestima

Como o nome indica, são solteiros que anseiam por um relacionamento romântico, mas não conseguem encontrá-lo por, possivelmente, não se sentirem suficientes ou atraentes.

Esses sentimentos podem ser mudados para melhorar seu autoconceito e, assim, atingir o objetivo de ter um parceiro.

Existencial

Encaixam-se aqui os pessimistas por excelência. Em virtude disso, não acreditam em relacionamentos, têm uma visão fria e desapaixonada do mundo. É assim que eles se desprendem de emoções íntimas.

Advertisement

Ideológica

Implica que a pessoa tenha um nível significativo de exigência perante potenciais pretendentes. Ou seja, para esses solteiros, ninguém é bom o suficiente e por isso rejeitam todas as pessoas que se aproximam deles. Como consequência, acabam sofrendo de ansiedade e pressão extrema.

Por aprendizado

Esse tipo de solteirice diz respeito a pessoas que fogem de um relacionamento porque suas experiências amorosas foram negativas. Para elas, não há uma única pessoa que não evoque memórias negativas. Então decidem permanecer solteiras.

E você que continua solteiro, qual é o seu motivo? Gostaria de encontrar um parceiro? Só desejo que alcance sua felicidade, sozinho ou casado.

Traduzido e adaptado por Erika Strassburger, do original Cuando la soltería es una elección de vida

Toma un momento para compartir ...

Erika Otero Romero

Erika é psicóloga com experiência em trabalhos comunitários, com crianças e adolescentes em situação de risco.