Por estas razões você precisa de um kit de emergência em casa

Estar preparado nos dá uma sensação de segurança e domínio da situação. É um grande presente para nossa família ensiná-los a se prevenir.

Marilú Ochoa Méndez

Sair com crianças é uma aventura e tanto, e você sabe, você não atravessa a porta sem estar bem preparada. Casacos, comida saudável, brinquedos, fraldas e lenços umedecidos são o que você precisa.

Isso a ajuda a estar preparada para cuidar dos seus pequenos em qualquer lugar, e a experiência ensina que uma mulher prevenida está sempre serena e feliz.

Você está habituada a antecipar-se às necessidades da sua família sempre que saem, por isso não deve surpreendê-la a ideia de ter pronto e à mão um kit de emergência para sua família.

A prevenção nos dá segurança

Aprendemos nos últimos meses que a vida pode mudar num instante, e isso tem causado ansiedade a muitos de nós.

Mas você e eu não queremos essa emoção debilitante, por isso proponho que sejamos mais prevenidas. Essa proatividade nos proporciona muita serenidade e força, por isso, anime-se!

Advertisement

O que devo incluir no meu kit de emergência?

A seguir, replicamos as dicas que Soraya Sutherlin, especialista em gestão de emergências, compartilha em um blog.

Ela, que também é esposa de um bombeiro, tem bastante experiência no assunto, e nos sugere distribuir nosso kit nos seguintes grupos:

1. Itens de sobrevivência prática

Lanternas, pilhas, fósforos, fita adesiva, impermeáveis, luvas, álcool em gel, guarda-chuva, navalha. Inclui, se possível, um saco de dormir para cada membro, sacos de plástico ou telas que os ajudem a montar um abrigo, cordas, um telefone celular descartável e/ou uma bateria recarregável para carregar os equipamentos elétricos.

Pode ser útil incluir também uma lâmpada de emergência, de preferência solar.

2. Kit de alimentação familiar para pelo menos três dias

É importante considerar alimentos não perecíveis que nutrem e alimentam de maneira completa durante pelo menos três dias (embora possa estender o prazo de três dias até uma semana). Considere as necessidades especiais e/ou alergias de cada membro da sua casa. Se você tiver um animal de estimação, insira-o também.

Advertisement

Armazene água suficiente para tomar e para higiene pessoal, toalhas úmidas, fraldas, sabão líquido, desinfetante e purificador de água.

3. Material médico básico

Medicamentos para cada membro da família, material de primeiros socorros (você pode adquirir kits básicos em qualquer farmácia ou supermercado). Não se esqueça de incluir vitaminas e talvez algum suplemento, para estar preparada para qualquer problema que possa surgir!

É conveniente incluir também máscaras protetoras contra poeira e máscaras faciais convencionais.

4. Documentos familiares e dinheiro

Uma fotografia familiar, que pode servir emocionalmente e também para mostrar os rostos da família diante de algum desastre natural. Uma cópia dos documentos mais importantes de cada um, cópias das apólices de seguro ou dos números da segurança social do seu país, um quadro com informações sobre alergias dos membros da família, com seus tipos sanguíneos e condições pré-existentes.

Ajudará também guardar dinheiro em uma bolsa discreta e sempre à mão.

Advertisement

5. Os básicos de sua família

Soraya sugere que realizemos uma reunião familiar para discutir esse tema com cada filho e o cônjuge, pois o nosso “básico” talvez não sejam o mesmo para eles. Podemos sugerir que preparem uma mochila com aquilo que desejariam ter sempre consigo.

Onde devemos guardar esse kit?

Num lugar que não possa ser inundado. Aqui é valioso ser criativo, talvez no armário da cozinha onde você guarda aquelas formas de bolo que nunca usa.

Para escolher o lugar, considere que seja: de fácil acesso, que proteja o que for guardado e que seja seguro.

Coloque um alerta para verificar pelo menos uma vez por ano

Isso ajudará a evitar que alimentos ou medicamentos percam o prazo de validade, e para ir atualizando documentos importantes ou os insumos para sua família.

Mas e se eu assustar minha família?

A prevenção é uma arma poderosa. Será sempre melhor estar preparado para qualquer eventualidade do que ficar paralisado e à expectativa ante alguma surpresa.

Advertisement

A especialista Soraya Sutherlin sugere que, periodicamente, deliberemos sobre os riscos possíveis e ouçamos as preocupações e desejos de cada membro da família, de maneira que os envolvamos no planjamento de situações.

Sua serenidade, o diálogo aberto e o seu sentido prático serão de grande ajuda para evitar a ansiedade dos seus pequenos.

O medo ajuda a nos preparar

Minha filha de sete anos começou a ter pesadelos há algumas semanas. No último pesadelo, morremos todos num tsunami, e ela estava tão triste que decidiu atirar-se ao mar para morrer também.

Passaram-se mais de cinco dias, mas ela ainda chora quando se lembra daquele episódio noturno.

Às vezes, ilusoriamente, quer sejamos grandes ou pequenos, pensamos que temos a vida controlada, e sonhos assim abalam nossa estrutura e nos impedem de dormir.

Advertisement

Não sabemos o que acontecerá amanhã

Dizem que ninguém sabe o dia de amanhã e é verdade, mas essas sacudidas (como as mudanças globais causadas pelo vírus COVID) mostram-nos que é preciso estar preparado e sereno para agir de forma prática e útil.

Além dessas ações, é muito tranquilizador saber que estamos nas mãos providentes de Deus, e orar para pedir tranquilidade, segurança e fortalecimento para atravessar os problemas que possam vir.

Uma oração familiar que recorda algumas passagens da Bíblia ou a história de nossa comunidade na qual Deus mostra seu amor e cuidado pode ser benéfica para nós.

Leia também: Passagens bíblicas para orar em família

Não perder de vista a vida que há que salvar

É importante e valioso proteger e salvar a vida terrena, mas sempre será mais importante a vida espiritual.

Advertisement

Vivemos em um “vale de lágrimas”, onde estamos expostos a eventualidades, mas nossa vida de verdade, a eterna, será no céu, assim que passarmos pela morte.

Não percamos de vista esse detalhe, e o compartilhemos com os nossos. Preocupar-nos não nos serve de nada; ocupar-nos, sim. Estaremos fazendo isso ao preparar esse kit, mas especialmente, ao deixar a marca no coração de nossos pequenos de que, não importa o que aconteça, Deus nos espera com um abraço de amor para convidar-nos à Sua morada, se for a nossa hora.

Traduzido e adaptado por Stael Pedrosa do original Por estas razones necesitas un kit de emergencia en casa

Toma un momento para compartir ...

Marilú Ochoa Méndez

Enamorada de la familia como espacio de crecimiento humano, maestra apasionada, orgullosa esposa, y madre de seis niños que alegran sus días. Ama leer, la buena música, y escribir, para compartir sus luchas y aprendizajes y crecer contigo.