Passagens bíblicas para orar em família

Podemos cultivar momentos diários para ler a Palavra de Deus. Fazê-lo, nos fará ver a Jesus com confiança e carinho, e iluminará a vida de sua família.

Marilú Ochoa Méndez

Há uns dias, a minha filha de seis anos ficou trancada na lavanderia. A porta tem um ferrolho interior e um exterior, e, sem perceber, algum de nós coloca o exterior e sai da área. Ela, que gosta de brincar nesse espaço, não se deu conta até alguns minutos depois, e se assustou muito.

Notamos sua ausência em casa e fomos procurá-la. Encontrei-a, chorando inquieta. Ela me disse, com grandes lágrimas, que havia pedido ajuda a Jesus e que Ele não a tinha escutado, pois não tinha conseguido sair até que eu cheguei.

O desamparo que ela sentiu foi sentido por muitos. Estamos presos em uma situação urgente, e gritamos por ajuda, mas a varinha mágica não transforma nossa abóbora em carruagem, e nos desanimamos porque não sentimos que nos tenham escutado.

É que nem sempre entendemos o que é a oração, nem como Deus atua. Gostaríamos que Ele se ajustasse às nossas expectativas, e fosse como uma espécie de gênio mágico disposto a conceder cada um de nossos desejos, e isso volta a mostrar que não conhecemos Deus. Se não o conhecemos, não sabemos como nos relacionar com Ele, e isto se converte em um círculo vicioso.

Mas Ele anseia por nos conhecer, e nos convida

Conhecemos as pessoas à medida que vamos convivendo, compartilhando tempo e atividades juntos. Deus nos fez, nos ama muito e nos deu tudo. Ele deseja que o busquemos, que nos aproximemos de Sua presença. Se há algo que pode mudar o coração do homem, é a convivência com o seu amoroso Criador.

Advertisement

Estou certa que deseja que tanto você quanto sua família conheçam e amem a Deus. Então, mãos à obra! É preciso promover a oração: o diálogo constante e cálido com uma Pessoa real que nos olha, nos ama e nos responde.

Leia também: Como aproximar nossos filhos de Deus

Primeiro: tornar disponível a Palavra

Nos Evangelhos, encontramos a palavra de Deus. Ao longo de todos os livros da Bíblia, podemos encontrar mensagens preciosas de Deus para o homem ao longo dos séculos. A razão pela qual a Bíblia é um livro santo é porque é um meio pelo qual Jesus Cristo fala a cada um no coração.

A primeira sugestão que proponho, é que coloque sua Bíblia em um lugar especial da casa, e que procure que seja um livro fácil de levar a diferentes partes, que seja um livro grosso e resistente, porque a ideia é que ele se torne um escudo e uma armadura para todos os membros da tua casa.

Segundo: orar é simples

As indicações precisas do Filho de Deus que Mateus recolhe para orar são: “Quando orares, entra na tua câmara, e fecha a porta, ora a teu Pai que está em segredo; e teu Pai que vê em segredo te recompensará” (Mt 6:6).

Advertisement

Como fala um bebê ou uma criança com seu pai? Às vezes, ele grita com ele, às vezes ele chora, às vezes ele chuta para chamar a atenção dele. Você, que já foi um bebê, sabe como orar. Apenas dirija-se a Deus como se dirige ao dono da sua existência.

Ajuda estar “em segredo”, ou seja, em privado, você pode “soltar o verbo”, e desabafar. Você pode evitar parecer ser forte para todos e desmoronar em confiança.

A última parte desta passagem é, para mim, preciosa e reconfortante. Se você orar, “teu Pai te recompensará”. Deus o consolará, recompensará e reconfortará. Não é precioso?

Terceiro, vá pouco a pouco

Quando você se acostuma com o imediatismo do nosso mundo, e as recompensas imediatas das redes sociais, por exemplo, é difícil que orar pareça atrativo. Para promover efetivamente em casa a beleza e riqueza da oração, é importante ir pouco a pouco, com prudência e fazendo notar o quão especial, única e distinta será a experiência.

Além disso, sugerimos que vá de menos para mais. Iniciar com passagens curtas e mais simples, que contem histórias ou parábolas, ou sejam simples de compreender, e procurar orar em voz alta no início, de modo que modele uma oração para que seus filhos vão aprendendo como podem se dirigir a Deus.

Advertisement

Deixe que o Espírito Santo guie

Sugeriremos algumas passagens, mas não fique só nelas. Todas as Bíblias têm um índice de temas que irá ajudá-lo a encontrar exatamente o que seu coração precisa no momento certo.

Deus quer o nosso bem e indica-nos como consegui-lo

“Hoje ordeno-te que ames o Senhor teu Deus, que andes nos seus caminhos, e que cumpras os seus mandamentos, preceitos e leis. Assim viverás e te multiplicarás, e o Senhor teu Deus te abençoará na terra de que vais tomar posse”. (Deut. 30:16)

Deus quer que estejamos unidos

“Suplico-vos, irmãos, em nome de nosso Senhor Jesus Cristo, que todos vivam em harmonia e que não haja divisões entre vós, mas que se mantenham unidos num mesmo pensamento e num mesmo propósito”. (1 Cor. 1:10)

Deus deseja que amemos verdadeiramente

“Se alguém afirma: ‘Eu amo a Deus’, mas odeia o seu irmão, é mentiroso; porque quem não ama o seu irmão, a quem viu, não pode amar a Deus, a quem não viu”. (1 João 4:20)

Deus ouve-nos e atende-nos

“Pois, se vós, mesmo sendo maus, sabeis dar coisas boas aos vossos filhos, quanto mais o Pai Celeste dará o Espírito Santo àqueles que lho pedirem” (Lucas 11:13)

Advertisement

Deus nos perdoa e cura

“Que Deus há como Tu, que perdoa a maldade, e esquece o pecado do remanescente da sua herança? Não reteve para sempre a sua ira, porque se deleita em misericórdia. Ele tornará a ter misericórdia de nós; sepultará as nossas iniquidades, e lançará no fundo do mar todos os nossos pecados”. (Miq. 7:18-19)

Não deixe de dedicar um momento diário em família para meditar a Palavra de Deus, e deixe-nos saber como enriquece sua vida.

Traduzido e adaptado por Stael Pedrosa do original Pasajes bíblicos para orar en familia

Toma un momento para compartir ...

Marilú Ochoa Méndez

Enamorada de la familia como espacio de crecimiento humano, maestra apasionada, orgullosa esposa, y madre de seis niños que alegran sus días. Ama leer, la buena música, y escribir, para compartir sus luchas y aprendizajes y crecer contigo.