Nascemos para ser felizes, faça o que sonha e será

"Uma meta sem plano é simplesmente um desejo", Antoine de Saint Exupéry.

Erika Otero Romero

O objetivo de todos os seres humanos é ser felizes. Vivemos constantemente buscando esse algo que dê sentido a nossas vidas. Dar esse sentido à existência depende diretamente das decisões que tomarmos.

Suponha que o seu maior sonho, aquele que o leva a acordar todos os dias, seja ser um médico cirurgião. Não é uma meta que se atinja de um dia para o outro. Alcançar esse sonho requer aplicação e perseverança; além disso, você deve estar disposto a fazer muitos sacrifícios por anos.

Justamente porque ser feliz requer muito esforço, é que a felicidade é tão esquiva para quem não se esforça ou está confuso. Sendo assim, muitas pessoas não estão dispostas a se esforçar para alcançar seu grande sonho ou preferem agradar aos demais.

A armadilha mortal de agradar aos outros

Uma coisa que acontece frequentemente é que muitos jovens, por falta de clareza ou desejo de evitar conflitos, satisfazem os desejos de outros.

Antigamente, era muito comum que os pais persuadissem seus filhos a seguir determinada carreira porque era uma espécie de “tradição”. Depois disto, às vezes havia homens ricos trabalhando quase que à força em uma companhia. Formavam lares onde nem sempre eram felizes e criavam filhos segundo as mesmas regras que os criaram. Poucos eram os filhos que se opunham a isso e, regularmente, os que se atreviam a fazê-lo eram a “ovelha negra” da família; no entanto, tinham uma vida mais feliz porque perseguiam seus próprios sonhos, não os alheios.

Advertisement

Talvez você pense que ter um emprego seguro, dinheiro e família não é assim tão ruim; mas é, quando não é você quem escolhe. Além disso, nem todos desejam as mesmas coisas e preferem uma vida boêmia e simples, mas livre de pressões sociais.

Agradar aos outros será sempre uma armadilha, porque é como ter consciência, mas permitir que o seu corpo seja controlado pelos outros. Se você ceder uma vez com a intenção de silenciar suas vozes, eles vão presumir que você cederá mais vezes; assim, vai chegar a um ponto onde perderá sua vontade e acabará vivendo uma vida alheia.

A importância de perseguir seus sonhos

Não conheço uma única pessoa ao meu redor que não tenha um objetivo a alcançar.

Todas as pessoas funcionam diariamente por efeito das metas. Há quem use até mesmo planificadores, que não passam de notas e lembretes de “coisas a fazer diariamente”. Essas anotações não deixam de ser metas que o levam a um resultado. Alcançar metas diariamente é algo que coloca as pessoas no modo ON, prontas para a ação.

Da mesma forma que planejadores são usados para metas diárias, semanais ou mensais, você também pode fazer o mesmo quando as metas são maiores.

Advertisement

Muitas pessoas sabem, mas não é demais lembrar, que um grande sonho só pode ser alcançado quando se divide em metas menores. No entanto, uma coisa que poucos sabem é que há uma estratégia que ajuda bastante a alcançar esses sonhos; esse segredo é dar-lhes uma data de cumprimento.

Estabelecer datas limites para as metas é dar-lhes direção mental; isto é, dar a si mesmo um limite de tempo no qual deverá cumprir seu propósito. Claro que, de acordo com o objetivo, o limite de tempo deve ser realista. Você não pode fingir ser um cirurgião médico em 3 anos quando esta é uma profissão que leva pelo menos 9 anos para ser alcançada.

Sempre há tempo para trabalhar por seus sonhos

Este também é um grande erro que muitos cometemos. Pensamos que, porque passam os anos e perdemos juventude, não temos direito a cumprir nossos sonhos.

A realidade é que enquanto tivermos vida podemos e devemos ser capazes de buscar a autorrealização, de outra maneira a própria vida não teria sentido.

Sim, é verdade que às vezes perdemos o norte e sentimos que não temos um propósito para viver; entretanto, depende de você encontrar o que o motive a lutar.

Advertisement

Quer se trate de aprender a dirigir aos 60 anos ou formar-se advogado aos 50, não importa a sua idade. O que importa é a vontade de realizar os seus sonhos.

Todas as metas são valiosas

Comparações sempre são um grande erro que cometemos, e os sonhos não são exceção. Não há objetivos mais importantes que outros, não quando o propósito é sua felicidade.

Não pense que, porque não persegue fama ou reconhecimento, seus sonhos são menos importantes. Quer se trate de conseguir sua própria casa ou de formar sua própria família e fazer todo seu esforço para criar filhos felizes; esses objetivos por si só já são muito valiosos.

Algo importante a fazer é cuidar de seus sonhos com zelo felino. Por isso é importante que não se deixe influenciar por quem minimiza os seus interesses. Essas pessoas agem sob a influência da inveja e vão querer que desista dos seus sonhos. São tão infelizes que não querem que ninguém consiga o que deseja.

Seja como for, sua responsabilidade é para consigo mesmo; por isso, quando você luta e se esforça por um sonho que o faz feliz, perceberá sua vida como mais plena.

Advertisement

Traduzido e adaptado por Stael Pedrosa do original Nacimos para ser felices, haz lo que sueñas y lo serás

Toma un momento para compartir ...

Erika Otero Romero

Erika é psicóloga com experiência em trabalhos comunitários, com crianças e adolescentes em situação de risco.