Felicidade adiada: você é do tipo que diz ‘um dia eu vou ser feliz’?

É um bom momento para pensar em sua felicidade. Pare de adiá-la, caso queira ser feliz.

Adriana Acosta Bujan

As frases a seguir certamente vão lhe soar familiares: “Quando eu emagrecer, vou comprar aquele biquíni para ir à praia”, “Se eu mudar de emprego, vou ser feliz”, “Se sobrar tempo, vou visitar minhas amigas”, “Quando eu tiver dinheiro, todas as minhas preocupações vão desaparecer”. Adiar nossas aspirações e objetivos, pensando que algum dia iremos alcançá-los, é algo que todos nós fazemos inconscientemente.

Pensar que você será feliz quando aquele dia tão esperado chegar, aquele dia que não tem hora nem prazo e que não está no calendário, é uma ideia gerada por nossa mente de que tudo ficará maravilhosamente bem quando determinadas coisas forem alcançadas ou conquistadas. No entanto, deixar para amanhã o que pode ser feito hoje é como menosprezar o que vivemos no presente.

Mas, por que adiamos as coisas? Existem muitas razões, tais como: medo de enfrentar o presente, fugir das responsabilidades ou não querer aceitar a realidade. Portanto, pensar em um futuro maravilhoso nos leva a criar uma falsa esperança, o que acabará nos fazendo sofrer.

Quando serei feliz?

Uma das lições que aprendi com meu pai é que as coisas devem ser desfrutadas no momento atual. Há pessoas que passam grande parte da vida trabalhando e economizando para ter um futuro estável (não estou dizendo que esteja errado); no entanto, a vida de ninguém está garantida e, de uma hora para outra, tudo pode mudar, talvez elas nunca consigam desfrutar suas economias por terem adiado a felicidade.

Então, quando seremos felizes? A resposta é simples, seremos felizes quando vivermos o presente e agirmos sempre em favor de nosso bem-estar. Se você deseja vestir aquele maiô para ir à praia, compre-o e comece uma dieta rigorosa. Se você quer brincar com seus filhos, reserve um tempo para fazê-lo. Se acha que o dinheiro vai acabar com suas preocupações, pague todas as suas dívidas ou invista seu dinheiro em algo que renda frutos.

Advertisement

Como viver o presente sem pensar no futuro?

Infelizmente, pensar demais no futuro nos impede de olhar para o presente. Os momentos significativos que nos enchem de experiências e aprendizado são deixados de lado por ansiarmos por uma felicidade intangível que carece de certeza. É por isso que devemos aprender a viver o aqui e o agora. Veja, abaixo, algumas ideias de como fazê-lo:

1. Anime-se

Aja sem medo e ouse fazer o que quiser, pense naquilo que realmente o deixa feliz e faça-o. Nunca adie sua felicidade ou sonhos novamente; lembre-se de que a mente é poderosa, e o único inimigo que pode impedi-lo de ser feliz é você mesmo. Como diz a minha irmã, o que de pior pode acontecer? Na verdade, nada. Pare de pensar no amanhã ou na outra semana ou no outro mês; as coisas são feitas hoje. Então, confie na sua intuição, na sua capacidade de tomar decisões e aja.

2. Busque momentos que o fazem se sentir bem

Talvez você pense que ter dinheiro no futuro seja o melhor para sua felicidade, ou ter um companheiro, ou que as crianças cresçam, ou ter outro emprego. No entanto, você está deixando de lado o que a vida presente lhe dá. Se você tem dinheiro, aproveite-o agora com seus entes queridos! Se você não tem um companheiro, é um bom momento para aprender a se amar. Ou se seus filhos são pequenos, aproveite-os ao máximo; logo eles crescerão e farão suas próprias vidas.

3. Defina metas a curto prazo

Se você realmente quer ser feliz, deve aprender a aproveitar suas conquistas a curto prazo. Me refiro a você definir metas alcançáveis ​​e dentro da realidade, para que, quando atingi-las, possa se sentir pleno. Quanto menor for o tempo definido para alcançar o que deseja, menos irá adiar as coisas. Ou seja, sua felicidade não será adiada.

4. Aceite sua realidade

Talvez você esteja pensando que sua vida está em caos, que não deseja lutar contra as adversidades todos os dias e que terá a solução para todos os seus problemas quando chegar esse dia mágico que irá mudar seu presente. Afinal, depois da tempestade vem a bonança.

Advertisement

No entanto, você está deixando de lado o aprendizado e as coisas valiosas de todas as situações difíceis que está vivendo. Em outras palavras, sempre haverá algo a aprender, mesmo parecendo que não; portanto, você precisa aprender a ver as coisas positivas de cada situação. Isso fará com que você aceite sua realidade.

5. Supere o medo

Quando você dá uma pausa na felicidade pensando que algo melhor está por vir, pode-se dizer que há medo de ousar mudar alguma coisa. Ou seja, pensar que o futuro é felicidade absoluta seria um erro, pois o impede de resolver seu presente com responsabilidade. Trabalhe nessas coisas que você tem no seu aqui e agora, superando os medos que o paralisam, pois a única felicidade será obtida quando você se sentir bem consigo mesmo e com os que estão à sua volta.

Pare de ir atrás de algo que você nem sabe se irá acontecer; é melhor focar no que tem agora; caso contrário, você só acaba deixando tempo passar sem, talvez, algum dia ser feliz. Lembre-se, a felicidade é feita de pequenos momentos de satisfação. Tenha em mente que a felicidade é um grande objetivo de vida, por isso é preciso aprender a ser feliz em cada momento.

Traduzido e adaptado por Erika Strassburger, do original Felicidad aplazada: ¿Eres de los que dicen «algún día seré feliz»?

Toma un momento para compartir ...

Adriana Acosta Bujan

Adriana Acosta estudou comunicação, é mãe de um adolescente, e atualmente se dedica em ensinar e pesquisar em nível universitário em Puerto Vallarta. Publica seus textos esperando que ajude as pessoas com suas vivências úteis.