Meu segredo: como dividir o tempo e atenção entre os filhos

Como divide seu tempo entre seus filhos? Você, como pai ou mãe, quer lhes dar o melhor e passar tempo com cada um deles, mas como você consegue isso? Confira este artigo.

Edith Kingore

Com a chegada do primeiro filho, toda a sua atenção acaba ficando voltada para ele. Mas não só a sua, também a do seu marido. E, se tiver sorte, os avós e tios também estarão com sua atenção e tempo voltados para a criança. 

Mas a história começa a mudar com a chegada do segundo, terceiro e demais filhos. Você provavelmente fica se perguntando: “Como faço para dividir meu tempo entre todos eles?” O bom é que cada um deles requer diferentes tipos de atenção e quantidade de tempo, então eles não precisam que você faça uma divisão exata para se sentirem igualmente amados.

1. Cada filho é único, com diferenças individuais

Devido a isso, cada um tem suas necessidades específicas. Portanto, a chave é reconhecer essa realidade. Ao dar a todos o que eles precisam, em vez de se concentrar em dividir seu tempo igualmente, você removerá esse sentimento de culpa por não conseguir atender a todos no mesmo tempo.

2. Identifique as necessidades individuais

Como conseguir identificar as necessidades de cada filho? Simples! Ao passar um tempo sozinho(a) com cada um deles, você aprenderá mais sobre eles, principalmente porque eles vão mudando, amadurecendo e aprendendo à medida que crescem, e consequentemente, vão enfrentando novos desafios. Embora nem todos precisem do mesmo tempo para isso, o simples fato de você estar focado(a), sem distrações, com aquela criança em particular vai ajudar a conhecê-la melhor e identificar suas necessidades. 

Por exemplo, sei que tenho que agir de maneira diferente com minhas filhas quando lhes peço uma tarefa. A uma delas, eu só preciso dizer ou pedir que faça algo e posso ficar tranquila, porque sei que ela fará sem nenhum problema. A outra, por sua vez, requer instruções específicas toda vez que precisa fazer alguma coisa, requer que eu passe algum tempo fazendo aquilo com ela, e ainda preciso revisar o resultado.

Advertisement

3. Ajudar seus filhos a entenderem que, apesar de serem diferentes são especiais à sua própria maneira

É importante que cada criança saiba reconhecer que cada uma é diferente da outra, e especial à sua maneira. Quando seus filhos aprendem que são únicos, eles não precisam ser tratados de forma idêntica para saber que são felizes. 

Usando novamente minhas filhas como exemplo: aquela que precisou de apenas algumas palavras não se sentirá ofendida nem menos valorizada quando comparada à irmã, a quem ajudei por meia hora a cumprir a tarefa designada.

4. Empatia

Ao ensinar seus filhos a reconhecer que todos são diferentes e com necessidades diferentes, eles aprenderão a usar de empatia; ou seja, terão a capacidade de se colocar no lugar do outro e saber o que sentem; o que os ajudará a sentir que não estão em uma competição, a não sentir ciúmes de seus irmãos nem fazer coisas para chamar atenção.

5. Mesma quantidade de amor

Por fim, quero acrescentar que, embora a quantidade de tempo varie com cada uma das crianças, a quantidade de amor deve ser a mesma para todos. A maneira como você o demonstra pode ser diferente, mas a quantidade não deve ser. 

Outro exemplo com minhas filhas: uma delas gosta de ser abraçada o tempo todo, o que leva bastante tempo, várias vezes ao dia; as outras, entretanto, não sentem a mesma necessidade, uma delas até foge quando quero abraçá-la. Então, procuro outras formas de demonstrar amor e interesse sinceros por elas, como sentar-me ao seu lado para desfrutarmos juntas, quando, por exemplo, uma delas quer ler alguma história engraçada que encontrou. Esse amor e carinho por elas é o mesmo.

Advertisement

Dividir seu tempo entre os filhos parece não ser tão fácil, pois você não quer favorecer um filho em detrimento dos demais. Mas se levar em consideração esses pontos, ajudando seus filhos a desenvolver empatia, eles perceberão as necessidades uns dos outros, o que permitirá que se ajudem mutuamente. Além do mais, isso ajudará você a ter mais tempo para todos e a se sentir uma mãe ou pai satisfeito em poder dar a cada filho a atenção de que precisam. E eles, por sua vez, se sentirão tranquilos porque suas necessidades estão sendo atendidas.

Traduzido e adaptado por Erika Strassburger, do original Mi secreto: cómo dividirse entre los hijos

Toma un momento para compartir ...

Edith Kingore

Edith Kingore nasceu na Argentina e estudou Psicologia no México. Dedicou muitos anos à educação e ao trabalho com bebês e crianças em idade pré-escolar. Atualmente, reside nos Estados Unidos com o marido e três filhas.