5 ideias para que seu filho aprenda a realizar tarefas em casa que lhe serão úteis toda a vida

Em casa, seus filhos podem aprender e desenvolver habilidades para o trabalho e para toda sua vida.

Emma E. Sánchez

Se perguntarmos a qualquer pai ou mãe, estaremos de acordo em algum ponto ou medida em que o trabalho ou aprender a trabalhar e ser responsáveis é muito importante para a vida futura de nossos filhos, mas pouco pensamos no processo de aprendizagem que devem passar nossos pequenos para que em sua juventude seja um hábito já consolidado e uma forma de vida.

Então, como podemos treinar, ensinar e preparar nossos filhos para esse futuro?

Simples: um passo de cada vez

Quando seus filhos já têm 2 ou 3 anos, você pode começar mostrando com seu exemplo que os brinquedos vão em um lugar ou que a roupa e os sapatos vão em outro. Desde que uma criança começa a andar e à medida que a sua mobilidade avança e se aperfeiçoa, ela vai levar e trazer objetos; alguns irá retê-los com ela por mais tempo e outros simplesmente jogá-los fora. Se ele notar que você, sentado ali com ele, pega o objeto do chão e o coloca no lugar, ele o jogará no chão esperando que você repita a ação. Então, você o indicará para jogá-lo em seu lugar, é uma repetição incessante de atos que vão se gravando na mente pouco a pouco.

Uma vez que as crianças já andam, falam e começam a expressar seus sentimentos e gostos, é preciso permitir que se vistam, calcem, ponham a roupa suja em um lugar, brinquedos em outro, separar os talheres, as panelas assim como outros objetos e guardá-los. As crianças gostam muito disso, ajuda no seu desenvolvimento psicomotor e visual e, claro, ajuda-as a desenvolver hábitos de ordem e de higiene.

Elas também apreciam lavar pratos ou outras coisas, permita-lhes participar nos trabalhos que elas peçam para fazer, seguindo esta pequena rotina:

Advertisement

Eu faço, eu te mostro como fazer.

Depois você faz isso e eu mostro detalhes sem corrigir, nem gritar, nem esperar perfeição.

Então, você faz e eu o parabenizo e agradeço.

Sempre sob o seu cuidado e orientação elas irão fazer tarefas por prazer, pelo mero gosto e porque sabem que, ao conseguir, são capazes, são inteligentes e, em verdade, amam fazer coisas para os demais.

Nossa repreensão, correções ou frases como “deixe que eu faça” destroem essa iniciativa porque para eles isso significa “eu faço mais rápido e melhor que você”, “você não sabe, não pode ou não me agrada nem me satisfaz seu esforço”

Se deseja que seu filho continue ajudando em casa e aprenda e desenvolva habilidades para a vida, evite a todo custo dizer, fazer ou demonstrar isto.

A partir dos 5 ou 6 anos

Nessa idade a criança já deve ter uma tarefa específica para colaborar em casa. Algo simples, mas que seja importante e necessário para todos: pôr a mesa, dar de comer ao gato. Pense em uma tarefa inclusive desafiadora, mas que com acompanhamento ela possa conseguir e manter por dois meses, uma vez que ela consiga, você avalia e lhe pergunta se deseja experimentar algo novo ou continuar nessa tarefa durante mais um período de tempo.

Nesta idade é muito bom começar com a caixa de tarefas ou deveres

Num pequeno quadro negro ou cartolina, você pode anotar o nome de cada membro da família e a tarefa que lhe cabe fazer, cada um coloca uma marca quando a realiza e dá um reconhecimento de qualquer tipo (menos dinheiro) no final do mês ou do período de tempo.

Advertisement

Por que não dinheiro? Porque as tarefas domésticas todos devem fazer como contribuição ao bem comum, para servir, ajudar e obviamente, por amor. Essa parte também é importante para aprender.

O dinheiro é um pagamento por um trabalho realizado. Esse pagamento é deixado para quem faz algo mais além de seus deveres.

Evite cair na armadilha de pagar seu filho para o que é seu dever

Exemplo: minha filha limpava o quintal, mas sua irmã mais velha lhe pagava para lavar o carro. Isso a ajudava de vez em quando nas despesas que tinha em sua escola. Uma vez, a irmã mais velha não tinha dinheiro para pagar à mais nova, mas precisava do carro limpo para sair, desculpou-se com a irmã e foi lavar o carro ela mesma, mas quando foi fazê-lo a mais nova estava já lavando o carro. Dias depois, a mais velha ofereceu-lhe o pagamento e a menor o rejeitou gentilmente. Agora que são adultas, ambas se ajudam e se apoiam em seus deveres, necessidades e aprenderam a economizar, trabalhar e ser generosas e isso é o resultado de muito trabalho familiar que você pode fazer também.

A comunicação

A comunicação clara, amável e assertiva é uma habilidade que pode desenvolver-se e aprender-se desde a infância e que no futuro resultará em uma habilidade muito valorizada nas diferentes posições de liderança no trabalho ou diferentes organizações. É um talento que ninguém tem problema em ter.

Para este fim, os pais ajudam muito usando um vocabulário amplo, sendo claros em expressar ideias, não gritar, entoar, ser um bom ouvinte para os que falam e então compreender melhor.

Advertisement

Organização, produção e armazenagem de alimentos

Muitos desdenham essas habilidades e facilmente caem no fast food, no gasto excessivo em alimentos processados, pois não têm em casa alimentos armazenados para emergências ou o que compram apodrece, perde a validade ou simplesmente não sabem comer.

Neste mundo, é preciso saber comer, produzir, cuidar e prover alimentos para o futuro. Acredite ou não, possuir essas habilidades pode fazer a diferença em sua vida futura.

Habilidades de ensino

Um estimado amigo costumava dizer que todos, em algum momento, seremos professores de alguém, e é verdade. Desenvolver essa capacidade pode ser uma grande ferramenta para capacitar os outros, formar pessoal, dar aulas e cobrar; ensinar ou saber transmitir conhecimentos é um bônus para qualquer formação profissional.

Nossos filhos podem praticar em casa, falar diante da família, dar relatório de suas atividades, ensinar até o irmão menor a realizar alguma tarefa, as possibilidades são infinitas, só é questão de ter o objetivo que você quer alcançar em mente.

Começar desde idades precoces com bons hábitos e aprendizagens para a vida é a melhor maneira de dar a seus filhos mais e melhores ferramentas para sua vida profissional e pessoal, não perca essa oportunidade de lhes dar.

Advertisement

Traduzido e adaptado por Stael Pedrosa do original 5 ideas para que tu hijo aprenda a realizar tareas en casa que le serán útiles toda la vida

Toma un momento para compartir ...

Emma E. Sánchez

Casada y madre de tres hijas. Interesada en el fortalecimiento y formación de la mujer, la familia y el hogar.