Habilidades para a vida: ensine a seus filhos responsabilidade

Ensinando responsabilidade aos filhos e preparando-os para a vida.


Devin Thorpe

Como pai, você quer ensinar a seus filhos a se tornarem adultos responsáveis, capazes de cuidarem de si mesmos em um mundo que algumas vezes é cruel. Isso significa mais do que simplesmente ajudá-los a obter uma educação, o que significa ensiná-los a aceitar a responsabilidade de obter uma educação e uma vida independente.

Temos todo o conhecimento de pessoas jovens que já chegaram aos 18 anos e foram totalmente mal equipadas para lidar com a vida. Essas são as pessoas que muitas vezes se encontram a viver em porões de suas mães com seus 30 anos, perguntando-se por que a vida é tão injusta.

Aqui estão algumas dicas para ajudá-lo a preparar seus filhos a se tornarem adultos responsáveis:

1. Trabalho

Certifique-se que de seus filhos são esperados a partir da idade que eles possam segurar uma vassoura ou empurrar um vácuo que eles tenham tarefas para fazer em casa. Se você parar de agir como um de seus servos, eles vão aprender a ser completamente dependente de você.

2. Poupar

Enquanto você deve prover aos seus filhos roupas adequadas, e alimentos, você pode e deve torná-los responsáveis pelas compras de algumas de suas coisas divertidas (roupas de grife, vídeo game, equipamentos esportivos, etc) a partir de um modesto subsídio que você fornece ou do dinheiro que ganham trabalhando para os outros. Isso vai forçá-los a poupar seu dinheiro.

3. Escola

Faça disto um ponto para assegurar que seus filhos sejam responsáveis pelos seus desempenhos na escola. Isso deve incluir as possíveis recompensas e punições.

4. Banco

Quando os seus filhos têm entre 8 a 12 anos de idade, eles devem estar prontos para abrir uma conta bancária – com a sua ajuda – que possam usar para economizar dinheiro e começarem a assistir os juros se acumulando. Entre 12 a 16 anos de idade, devem estar prontos para possuírem uma conta corrente e terem a responsabilidade que ela requer. Entre 16 a 18 anos de idade, devem estar prontos para um cartão de crédito com uma linha de crédito muito limitada (R$ 1.000 ou menos) para ajudá-los a aprender como funcionam os cartões de crédito e a importância de pagar o saldo pleno a cada mês.

Advertisement

5. Fé

Muitas pessoas acham que a participação regular na prática religiosa ajuda as crianças a crescerem e a desenvolverem valores que irão ajudá-los a lidar com os desafios que encontrarão na vida.

6. Comunidade

Você pode ajudar a seus filhos a aprender a ter responsabilidade, incentivando o seu envolvimento nas escoteiras, escoteiros, e outras organizações comunitárias que ensinam serviço e habilidades de liderança. O valor dessas experiências pode ser validado por pedir a um grupo de escoteiros adultos Águia Branca quantos deles listaram prêmios em seus currículos (a resposta: a maioria).

7. Esportes

Ao conseguir envolver os seus filhos em esportes, eles aprenderão o valor do trabalho em equipe, a importância do treinamento físico e uma boa dieta, e a responsabilidade vital para mostrar trabalho. Empregadores determinaram há muito tempo que os atletas competitivos são ótimos funcionários.

Ajudar seus filhos a aprender a ter responsabilidade não é fácil, mas eles vão pagar um preço enorme. No entanto, todas as crianças têm suas próprias personalidades. Ainda têm ótimos pais que às vezes têm grandes crianças que simplesmente não entendem isso. Faça o seu melhor e não puna a si mesmo se os seus filhos decepcioná-lo.

Traduzido e adaptado por Jaguaraci Nascimento Santos do original Life skills: teach your kids responsibility, de Devin Thorpe.

Toma un momento para compartir …

Devin Thorpe

Devin Thorpe, marido, pai, autor do livro Your Mark On The World, palestrante e contribuidor da Forbes Magazine. Depois de construir uma carreira de 25 anos em finanças e empresariado onde movimentou em torno de U$ 500 milhões em transações completas, ele agora se dedica no trabalho social em período integral, ajudando outros a obterem sucesso em seus esforços por um mundo melhor.