Eustresse: o lado bom dos problemas

A diferença entre o sucesso e o fracasso é a maneira como você encara o "problema".

Erika Otero Romero

Quando ouve falar de estresse, a primeira coisa que vem à sua mente é sensação de ansiedade e problemas. Claro, nem todas as pessoas são propensas a sofrer o desconforto desse mal; querem, sim, é ficar o mais longe possível.

Apesar disso, o que você pensaria se eu lhe dissesse que existe um tipo de estresse que é benéfico? Sim, esse tipo de estresse é conhecido como Eustresse.

O que é Eustresse?

Em primeiro lugar, é importante saber que existem dois tipos de estresse: distresse e o eustresse.

Distresse é o tipo de estresse que todos nós conhecemos; aquele sentimento negativo que paralisa você e o deixa doente. É aquele que vem de mãos dadas com as situações problemáticas que complicam nossas vidas.

Eustresse é o oposto. Surge como uma resposta adaptativa que ajuda aquele que o experimenta a enfrentar o problema que o está desafiando. Você conhece alguém que gosta de trabalhar sob pressão e fica surpreso ao ver como essa pessoa tem um desempenho melhor e mais eficiente? Bem, ela experimenta eustresse.

Advertisement

Benefícios do Eustresse

Levando em consideração que ele ajuda você a se adaptar aos desafios, pode-se dizer que o eustresse proporciona saúde psicológica. Portanto, essa é a questão, ele melhora seu desempenho em muitas áreas da vida. Veja os benefício a seguir:

1. Você reage rapidamente

Como ele faz com que você reaja rapidamente aos desafios do dia a dia, por estar mais alerta, você será mais produtivo na área de trabalho em que atua.

2 Habilidade na resolução de problemas

Torna você capaz de resolver problemas com muito mais rapidez. Assim, você deixa de ver as situações complicadas como um abismo no qual está prestes a submergir e aprende a aceitá-las como degraus que o levam a superar obstáculos.

3. Ele lhe dá uma recarga de energia

Torna você capaz de usar sua energia vital naquilo que o está desafiando.

É como uma bateria recarregável que o impulsiona a trabalhar. Não é que você não fique agitado, apenas consegue redirecioná-la tornando-se mais produtivo, em vez de desperdiçar sua vitalidade em lamúrias.

Advertisement

4. Não faz você adoecer

O distresse ou estresse deixa-o doente. Ele pode fazer com que você acabe desenvolvendo úlcera, inclusive síndrome do cólon irritável.

O eustresse lhe dá uma injeção de vitalidade e o leva a agir. Tudo nele é positivo porque o impulsiona e extrai o melhor de você para trabalhar e se esforçar.

5. Torna você mais criativo

Imagine que você gosta de trabalhar sob pressão. Toda a sua mente se põe a trabalhar e você encontra rapidamente mil ideias que o ajudarão a dar forma aos seus projetos.

6. Melhora sua inteligência emocional

Acontece que você não é do tipo que não se sente oprimido pelas dificuldades. Ele o leva a ter mais controle de suas emoções.

Uma pessoa com distresse não consegue controlar seu mau humor. Os problemas a fazem explodir, descarregando naqueles que têm menos culpa

Advertisement

Todavia, uma pessoa com eustresse, por não se sentir pressionada, sabe se controlar e administrar melhor suas emoções. Isso faz com que seja muito boa gerindo sua inteligência emocional.

7. Leva você ao sucesso

Como sabe usar a pressão dos problemas a seu favor, você trabalha incansavelmente para atingir seus objetivos. Além disso, tanto seus projetos quanto sua maneira de realizá-los são tão claros para você, que você consegue se concentrar neles e não descansa até conseguir finalizá-los.

8. torna você mais positivo

Uma pessoa com eustresse sempre vê o copo meio cheio, e não meio vazio. Ou seja, tem uma maneira muito positiva de ver os desafios da vida. Para ela, não existem problemas, existem oportunidades.

Essa atitude positiva em relação à vida abre-lhe portas inimagináveis. Além disso, torna-o agradável e gentil, e certamente bem-sucedido.

Como fomentar eustresse

Embora, num primeiro momento, pareça difícil transformar o distresse em eustresse; a verdade é que é possível fazê-lo.

Advertisement

O que você vai ler a seguir pode parecer estranho, mas é muito sério. Você não pode viver num estado de zero estresse. Uma pessoa que vive assim não tem motivação alguma. Sua vida se tornou tão rotineira, que ela não tem motivo nem para sair de casa.

Ter estresse é saudável no sentido de ter algo para mover você. O que você não precisa é estar em estado contínuo de angústia e agitação. É por isso que deve ser alcançado um meio-termo, isso é eustresse.

Você busca se sentir motivado para trabalhar. Deseja atingir seus objetivos e ter um bom desempenho naquilo que se propôs a fazer na vida. Você vai conseguir isso estabelecendo pequenas metas de curto prazo que, no final, oferecem uma recompensa atraente para você.

Por exemplo:

Você está terminando seu TCC. Ainda tem dois meses até a entrega final. Você sabe que se aprontá-lo antes desse prazo, poderá relaxar e se concentrar mais em outras pendências da faculdade. Você ainda terá tempo para estar com seus amigos. Esses detalhes, estar mais tranquilo e passar tempo com os amigos, são a sua recompensa. Então, o sensato é se empenhar em terminar o TCC o quanto antes.

É simples, você torna o contexto daquilo que pode ser um grande problema em algo positivo. No final, o que você faz é melhorar o seu desempenho e mostrar a si mesmo que é capaz de fazer o que se propôs a fazer.

Advertisement

É tudo questão de se dar uma recompensa que o leva a ver o lado bom de uma dificuldade potencial. É mudar sua perspectiva, parar de ver o problema e começar a ver as recompensas.

Como pode ver, ao mudar sua maneira de enxergar os problemas, você começa a perceber que há mais coisas que consegue realizar do que aquelas que o impedem de progredir.

Traduzido e adaptado por Erika Strassburger, do original Eustrés: el lado amable de los problemas

Toma un momento para compartir ...

Erika Otero Romero

Erika é psicóloga com experiência em trabalhos comunitários, com crianças e adolescentes em situação de risco.