Seu corpo fala, e esses 8 desconfortos estão dizendo que você sofre de estresse

Esses males são tão comuns, que você nunca iria imaginar que eles fossem sintomas claros de estresse.

Erika Otero Romero

Em um momento ou outro, todos nós nos sentimos desanimados, de mau humor ou adoecemos mais do que deveríamos. Algo que, às vezes, está oculto por trás de uma série de mal-estares aparentemente benignos, porém desconfortáveis, nada mais é do que estresse.

Sou testemunha viva do que uma situação tóxica pode fazer em sua vida. Quando eu tinha acabado de me formar na universidade, encontrei trabalho como secretária em um instituto de música. O trabalho era aparentemente simples, e realmente era. No entanto, tornou a situação complicada foi meu chefe, um homem de caráter explosivo e imprevisível. Eu tinha pavor dele.

Apenas 7 meses foram suficientes para eu ficar doente. Tive que ir ao médico porque a dor abdominal era insuportável. Na consulta, o médico me disse que eu tinha o cólon irritado, possibilidade de gastrite, rinite alérgica e que isso, juntamente com minhas enxaquecas, era causado pelo estresse.

Cheguei a um ponto em que tinha que fazer uma escolha, e decidi renunciar. Felizmente, houve uma série de incidentes e, antes que eu o fizesse, acabei sendo demitida. Não posso dizer que as coisas mudaram em relação à minha saúde. Os desconfortos vêm e vão, em parte, por eu não saber trabalhar sob pressão e ficar estressada com facilidade.

São muitos os sintomas do estresse, no entanto, existem alguns que, por serem tão comuns, muitas vezes não são relacionados a esse mal. Você os encontrará abaixo.

Advertisement

1. Reações alérgicas na pele

A alergia ou urticária pode ser muito incômoda, pois a coceira causada pelo surto na pele é incontrolável.
Quando uma pessoa sofre de estresse, o sistema imunológico é desestabilizado e o corpo libera histamina para combater os desconfortos típicos de estar sob pressão. A alergia é a resposta do corpo ao estresse que não desaparece. A pele fica irritada com qualquer substância à que você nunca teve sensibilidade e o resultado é uma coceira insaciável gerada pela alergia.

Embora possa consultar um médico para tratar o desconforto, uma solução imediata para aliviar a coceira é encharcar uma toalha e colocá-la nas áreas afetadas, e também tomar um anti-histamínico.

2. Peso flutuante

O estresse faz com que o corpo libere cortisol. Esse hormônio faz com que o organismo fique afetado de tal forma, que acaba dificultando o processo de metabolismo de gorduras, proteínas e carboidratos. Como resultado, vem o ganho ou a perda de peso.

3. Dor de cabeça e tensão muscular frequentes

Também conhecida como cefaleia tensional na linguagem médica. São dores de cabeça típicas que se tornam mais frequentes que o normal e são acompanhadas por tensão muscular. Você irá reconhecer se doerem os seios da face, o meio da cabeça, apenas a área frontal (frente) ou um só olho.

Pode ser aliviada tomando um ibuprofeno ou outro comprimido para dor de sua escolha, mas é melhor consultar seu médico.

Advertisement

4. Problemas digestivos

Não é estranho que, quando estamos estressados, fique mais difícil ir ao banheiro. Da mesma forma, é muito comum comermos em excesso ou deixar de comer devido à tensão que uma situação pode gerar.

Todo esse descontrole alimentar fará com que o corpo entre em um estado de “desordem”, ou que a diarreia ou constipação tomem conta do sistema digestivo.

O problema é que isso pode desencadear uma colite ou cólon irritado, sua barriga vai inchar e, além disso, você pode chegar a sentir fortes dores intestinais e até sangrar quando for ao banheiro.

5. Gripes frequentes

É verdade que, em algumas épocas do ano, ficamos mais suscetíveis à gripe. No entanto, quando ocorre uma gripe após a outra, sem parar, e parece que se tornou normal você ficar doente, este já é um sinal de estresse.

O estresse faz com que nosso sistema imunológico enfraqueça e tenha mais dificuldade de combater os vírus. É por isso que fica bem mais fácil pegar uma gripe.

Advertisement

6. Você tem acne novamente

A acne não é um problema que deixamos na adolescência, quando administramos mal os encargos da vida cotidiana. Quando estamos estressados, é normal ter acne, pois os hormônios ficam fora de controle e muitos deles causam doenças de pele.

Você pode controlá-la com uma alimentação saudável e limpando diariamente o rosto com água micelar e adstringente, mas sem exagero.

7. Falta de concentração

Devido ao cortisol, é possível que haja outras alterações além das relacionadas às funções básicas do corpo. A mente também é prejudicada. É normal que uma pessoa estressada não saiba resolver os menores problemas e não consiga se concentrar para encontrar soluções para as coisas mais importantes da vida. Além disso, é muito provável que aumentem as chances de desenvolver ansiedade e depressão.

8. Queda de cabelo

É natural que o cabelo caia, mas cair aos montes é sinal de estresse. Acontece que o estresse leva os folículos capilares a uma fase de repouso, o que faz com que os cabelos afetados caiam com o passar do tempo.
Sei que a situação pode ser extenuante, mas não é nada que não possa ser resolvido sabendo como lidar com a ansiedade e as situações difíceis da vida.

Maneiras fáceis de lidar com o estresse

Muitos dos sintomas mencionados acima podem fazer o estresse aumentar, em vez de diminuir. No entanto, existem coisas que você pode e deve fazer se quiser ter uma ótima saúde e uma vida normal e funcional.

Advertisement

Pratique meditação e relaxamento

Essas atividades levarão a um alto estado de consciência, no qual você poderá se concentrar no que mais importa, e aprender a ter controle sobre si mesmo e sobre seu estado de ânimo.

Faça exercícios

Os exercícios físicos fazem com que seu corpo libere endorfina, conhecida como “hormônio do bem-estar”. Portanto, ao se exercitar, você aliviará as tensões e se sentirá melhor.

Ria

Uma pessoa que ri dificilmente será invadida por dificuldades e pensamentos negativos ou pessimistas.

Cerque-se de pessoas que você gosta

Passe momentos agradáveis com elas.

Durma bem

Pelo menos 8 horas por dia.

Advertisement

Faça coisas que você gosta

Mantenha-se longe de situações de conflito

Aprenda a dizer “não”.

Ao colocar em prática essas atividades, você notará uma melhorar gradual em sua qualidade de vida e na de todos ao seu redor. Não deixe o estresse dominar sua vida!

Traduzido e adaptado por Erika Strassburger, do original Tu cuerpo habla y estos 8 malestares te están diciendo que sufres estrés

Toma un momento para compartir ...

Erika Otero Romero

Erika é psicóloga com experiência em trabalhos comunitários, com crianças e adolescentes em situação de risco.