Ensine seus filhos a valorizar os irmãos com estes 4 passos infalíveis

Irmãos são para sempre. Como conseguir que haja harmonia entre eles? Proponho os seguintes princípios e valores para trabalhar nessa linda relação.

Marilú Ochoa Méndez

Dois homens compraram um terreno onde queriam plantar muitas árvores. Escolheram a melhor terra, prepararam-na e colocaram os seus arbustos onde cada um escolheu. Eles planejaram um sistema de irrigação para que não secassem na temporada de calor e tentaram mantê-los aquecidos no inverno. 

O primeiro homem colocou-os juntos e estrategicamente unidos, de modo que seus galhos e raízes se entrelaçassem à medida que cresciam. O outro homem fez o oposto, separou cuidadosamente cada árvore. Chegada a hora, os dois homens partiram, deixando as árvores à própria sorte. 

A área que mais cresceu e se fortaleceu foi a do primeiro homem, aquele que sabiamente preparou suas árvores para que se mantivessem unidas e, assim, resistissem às intempéries.

Você e eu podemos fazer nossos filhos crescerem como o segundo homem, dedicando-nos de corpo e alma a cada um e procurando sempre dar-lhes o melhor. Mas sempre seremos mais sábios e cautelosos se fizermos como o primeiro: permitir que cresçam entrelaçando seus ramos por meio de uma convivência e diálogo saudáveis, para que, quando os pais estiverem ausentes, a estrutura familiar seja tão forte que eles sempre tenham a si mesmos.

Hoje em dia, infelizmente, ante a ausência dos pais, muitos irmãos deixam de se ver e/ou permitem que conflitos triviais os separem.

Advertisement

Hoje, que você e eu temos filhos pequenos, temos a oportunidade de lançar as bases para que seu relacionamento seja sólido e cativante. E precisamos começar a trabalhar. Para isso, proponho os seguintes princípios e valores para trabalhar nessa linda relação que preservará sua herança e a de seu marido:

1. Dê a cada um o seu lugar

Uma amiga psicóloga, para me ajudar a entender o que um irmão mais velho sente quando chega um bebê, perguntou-me o que eu sentiria se meu marido chegasse em casa com outra mulher e dissesse: “Não se preocupe, meu amor, é um presente para você! Você vai ver que logo logo, vocês vão estar se dando bem e tudo vai entrar nos eixos”. 

Lembro-me de ter ficado muito claro para mim, porque meu filho só queria ficar no meu colo quando a irmãzinha nasceu. 

Os adultos de casa somos nós e somos chamados a nos colocarmos sempre no lugar dos nossos filhos, que são pura emoção na infância e precisam do apoio e compreensão dos adultos, enquanto têm a oportunidade de digerir as mudanças e os desafios que enfrentam.

Neste ponto, minha sugestão é que você sempre veja cada filho individualmente pelo menos uma vez por semana e se dê tempo para descobrir o mundo interior dele, de maneira que conecte coração com coração. Isso ajudará você a ir acomodando melhor as engrenagens da relação de cada um. Talvez os dois que mais brigam estejam querendo chamar a atenção da mãe por meio de tapas e gritos.

Advertisement

2. Não os ame da mesma forma

Uma bela frase que ilustra bem esse ponto é: “Meu filho predileto é o doente, até que fique curado; o triste, até ficar feliz; aquele que sofre, até se recuperar e aquele que está sozinho até que esteja acompanhado”. 

Os filhos são diferentes uns dos outros, chegaram à família em momentos diferentes e requerem uma atenção diferente. Portanto, procure estar atenta às necessidades que cada uma expressar através de atitudes positivas e negativas, para que estabeleça uma relação pessoal com cada um. Isso os ajudará a se conhecerem e se valorizarem, para que possam se abrir para conhecer e valorizar seus irmãos.

3. Promova amizade e solidariedade

É bom que tenham amigos, mas é ainda melhor que descubram que têm um tesouro escondido em casa: companheiros incondicionais com quem, sabendo negociar, passarão horas inesquecíveis juntos. Além disso, como é bom saber que um irmão ou irmã se arriscou com você quando cometeu aquela terrível travessura! A ideia é fomentar entre eles um espírito de cooperação nos bons e nos maus momentos.

4. Que se perdoem, sempre

Costumamos achar que nossa melhor herança para os filhos é a educação que lhes demos desde pequenos, mas não é. Quem tem mais de um filho também deixa um guardião para eles, para que cuidem uns dos outros e ajudem seu legado a prevalecer de forma mais segura. Para isso, é necessário convidá-los a sempre se perdoarem e tentarem resolver os conflitos conversando de frente e oferecendo soluções eficazes que amenizem as diferenças e os ajudem a se sentirem apoiados.

Então anime-se! Ao se dedicar a construir uma comunidade em casa, você verá que os frutos dessa semeadura irão abranger muitas gerações.

Advertisement

Traduzido e adaptado por Erika Strassburger do original Enseña a tus hijos a valorar a sus hermanos con estos 4 pasos infalibles

Toma un momento para compartir ...

Marilú Ochoa Méndez

Enamorada de la familia como espacio de crecimiento humano, maestra apasionada, orgullosa esposa, y madre de seis niños que alegran sus días. Ama leer, la buena música, y escribir, para compartir sus luchas y aprendizajes y crecer contigo.