Desmotivado? Você tentará novamente com um desses métodos

"Pessoas fortes criam seus eventos; pessoas fracas sofrem o que o destino lhes impõe." Alfred Victor de Vigny

Erika Otero Romero

Da mesma forma que não nos sentimos felizes ou tristes todos os dias, também há longos períodos de tempo em que não encontramos sentido em nada. Sentir-se desmotivado é uma situação normal ao longo da vida.

Porém, não é porque ocasionalmente nos sentimos desmotivados que devemos parar de tentar encontrar uma razão para seguir em frente. Podemos nos permitir um ou dois dias desse sentimento apático, mas não podemos ceder a ele.

Causas de desmotivação

Esse sentimento de desmotivação vem, e uma exaustão sem sentido às vezes pode ocorrer devido à astenia. Astenia é a exaustão crônica causada por alguma doença. Para que isso seja diagnosticado, é recomendável ir a um médico, pois, ao tratar a doença, a exaustão crônica desaparece.

No entanto, a desmotivação também tem origens psicológicas. Por exemplo, tentar atingir um objetivo e não ver resultados pode ser muito desmotivador. A depressão também pode ser uma causa de desmotivação.

As mudanças no clima também podem influenciar o humor das pessoas. Isso torna alguns dias “mais nebulosos” que outros e você tem aquela sensação de tristeza que não o permite agir.

Advertisement

Partindo do princípio de que a raiz da desmotivação é psicológica, existem vários métodos que ajudam a voltar a sentir-se motivado. São os seguintes:

1. Lista de objetivos

Isso soa bem básico, mas é eficaz. É uma questão de examinar os objetivos que sempre quis alcançar. Em seguida, faça uma lista de objetivos que você acha que pode alcançar em um prazo mais curto. Então, um dos que você acha que está um pouco mais atrás no tempo.

Você pode até dividi-los em objetivos de curto, médio e longo prazo. Ao longo do caminho, você pode adicionar ou excluir objetivos que não está mais interessado em alcançar. É como traçar um plano de ação que o levará a alcançar uma finalidade.

Ao fazer uma lista de objetivos, coloque-os no tempo e no espaço. Também pode estabelecer um prazo para alcançá-lo e adaptá-lo conforme o caso. A questão é materializá-los para que, só por vê-los escritos no papel, tenha a sensação de que é muito mais tangível alcançá-los.

É a sua vida, então você tem controle sobre ela.

Advertisement

2. Ponha à prova o efeito Pigmalião

Existe algo chamado Efeito Pigmaleão. Trata-se da grande influência que a crença de uma pessoa exerce no desempenho de outra. Por exemplo, suponhamos que lhe diziam, quando criança, que você era bonito(a) e inteligente. Você cresceu acreditando nisso, consequentemente, age como uma pessoa bonita e inteligente. Também funciona no lado negativo.

O que importa aqui é se convencer de que é capaz de alcançar o que quer que se proponha a fazer na vida.

É como enganar a si mesmo. Aja como se quisesse perder peso, por exemplo. Cuide da sua dieta, faça uma caminhada e exercite-se mesmo que não queira. Pense positivo. É como se você se forçasse a fazer as coisas. Aos poucos, isso virá naturalmente e você não terá mais que se forçar a fazer nada.

3. Concentre-se em apenas uma atividade

A relutância em fazer algo vem da pressão externa para realizar e entregar resultados. É natural que, se você pensa que pode fazer 10 tarefas em 50, fique com preguiça.

A recomendação é se concentrar apenas na tarefa que está fazendo. Ficar angustiado com o que você não fez não o fará trabalhar mais rápido, muito pelo contrário.

Advertisement

Preste atenção ao que está à sua frente e dê o seu melhor nesse exato momento. Você perceberá que os resultados são melhores do que esperava, sem se preocupar com o que não fez.

4. Procure divertir-se

Usar o que o faz feliz como instrumento para se sentir motivado é uma boa técnica para lidar com momentos nebulosos.

Se você gosta de filmes de comédia, passear, fazer exercícios, faça. As atividades que geram uma sensação de bem-estar liberam endorfina.

Quando liberada, ajuda você a se sentir relaxado e positivo. É claro que, quando você se sente bem, sua perspectiva de vida muda.

5. Mude sua rotina

Todos ficamos cansados por os dias serem uma sequência interminável de coisas para fazer. Acordar, tomar banho, tomar café da manhã e ir trabalhar pode ser cansativo. 

Advertisement

Você pode não conseguir fazer mudanças radicais, mas pode fazer pequenas mudanças. Talvez se um dia, em vez de tomar café da manhã em casa, você tomar em outro lugar, possa haver uma mudança. Talvez se, em vez de de andar de carro, você for de bicicleta para o trabalho, a vida pode lhe fazer uma surpresa.

A monotonia faz nossos sonhos decaírem pouco a pouco. Faz a mente entrar em modo automático e vivemos por viver, e não porque há algo que nos leva a fazê-lo.

Quando percebe que o controle do que acontece com você está em suas mãos, você começa a se envolver na criação do seu próprio destino. As coisas podem nem sempre ocorrer como esperado, mas você terá adquirido experiência e sabedoria.

Traduzido e adaptado por Erika Strassburger do original ¿Desmotivado? Volverás a esforzarte con uno de estos métodos

Toma un momento para compartir ...

Erika Otero Romero

Erika é psicóloga com experiência em trabalhos comunitários, com crianças e adolescentes em situação de risco.