Como fazer um livro de recordações familiares

Este artigo inclui quatro passos básicos para fazer um livro de recordações familiares para preservar a genealogia e as lembranças de cada família.

Cindy Peterson

A criação de um livro de família tem muitas vantagens porque permite colecionar lembranças e objetos importantes que pertencem a cada família e, além disso, é de vital importância para aproximar as gerações que se seguem dos que os precederam.

Muitas pessoas que iniciaram o próprio livro de recorações da família experimentaram momentos significativos com seus parentes, porque surgem recordações valiosas ao criá-lo. Os quatro passos a seguir mostram como começar a montar esse livro e uma breve explicação sobre as vantagens do mesmo:

Fotos

Cada família tem fotos antigas, as quais devem nomear e escrever a data. Se existem parentes que se lembram dos nomes das pessoas que foram fotografadas, seria muito bom poder entrevistá-los para tomar nota de quem está na foto e a data.

Incluir dados importantes

Especialmente sobre os antepassados. O livro familiar deve, além disso, incluir de onde vieram os primeiros antepassados para o lugar de origem da família, no caso de a família ter acesso a tais dados, por exemplo, se vieram da Europa, em que meio de transporte e aproximadamente em que data.

Há membros da família que conservam informação a esse respeito que deveriam ser entrevistados por um parente, para registrar o que sabem e que foi transmitido pela memória coletiva dessa família.

Advertisement

A árvore genealógica

Não se esqueça da genealogia: se a família tem uma árvore familiar, tanto quanto possível (há famílias que têm até a quarta geração ou ainda mais) deveria ser incluído para conhecer os nomes dos avós, bisavós e trisavós.

Veja o que você precisa para iniciar a história de sua família, lendo o artigo: 5 dicas essenciais para iniciar sua genealogia

O brasão de família

Registar e incluir o brasão familiar. Cada nome europeu geralmente tem um brasão que o identifica. No caso dos sobrenomes de origem asiática, têm símbolos muito significativos que indicam o lugar de origem da família e podem tornar conhecidas importantes informações sobre a família, de maneira geral, e a história que a identifica.

Algumas das vantagens que temos apreciado em nossa família é a facilidade de ter acesso à informação que alguns parentes conservaram em sua memória por muitos anos. Em nosso caso, além de meu marido e eu adotarmos um grupo de irmãozinhos, foi muito mais fácil e acessível para nós explicar-lhes através do uso do livro familiar como é a família da qual fazem parte, mostrar os parentes por fotos e dar-lhes um ” passeio” pelos corredores da história familiar da qual fazemos parte.

Por outro lado, o livro familiar sempre pode ser atualizado e convém ter uma cópia digital, para poder imprimir e oferecer aos outros parentes conforme o requeiram. No nosso caso, também preparámos cópias para presentear os nossos parentes nos seus casamentos, o que é muito significativo para eles, porque podem acrescentar à história familiar da qual fazem parte a sua nova história que eles começam a formar.

Advertisement

A maior bênção que reconhecemos é que ele nos ajuda a voltar de alguma forma nossos corações e aproximá-los dos nossos pais e ancestrais, e vice-versa.

Traduzido e adaptado por Stael Pedrosa do original Cómo hacer un libro familiar

Toma un momento para compartir ...

Cindy Peterson

Cindy Peterson é mãe de três filhos e trabalho como Coordenadora de educação especial em uma escola pública. Ela gosta de passar seu tempo livre com a família e amigos fazendo atividades ao ar livre e servindo a comunidade.