9 relíquias de família das quais você jamais deve se desfazer

Em famílias em que o amor e os vínculos são fortes, estas relíquias têm um valor imensurável. Quais delas vocês preservam na sua família?

Erika Strassburger

O que há de mais valioso em uma família, na maioria das vezes, pouco tem a ver com o valor material. Certas heranças têm valor imensurável, e se você tiver a oportunidade de deixá-las na família, não abra mão disso!

1. Fotos antigas

Jamais se desfaça de qualquer foto antiga, seja ela de sua bisavó, de um tio-avô, ou de outro familiar falecido (ou vivo) – ainda que você jamais tenha tido contato com ele. Essas fotos são parte da sua história familiar, são, portanto, um grande tesouro para a família.

Organize-as em um álbum e escreva abaixo de cada uma delas tudo o que você sabe sobre o familiar e o evento fotografado. E aproveite para acrescentar fotos mais recentes. Esse álbum de fotos será um grande tesouro a ser transmitido a seus descendentes, de geração em geração.

2. Documentações

Certidões de nascimento, casamento ou óbito; comprovantes de batismo, confirmação e outros registros religiosos; escrituras de terras e outros documentos têm um valor imensurável para quem pretende preservar a história familiar.

3. Diários e anotações

Entre os registros mais emocionantes que se pode ter de um antepassado estão os diários e anotações sobre sua vida, seus pensamentos e sentimentos. Ler tais registros é uma viagem no tempo e, principalmente, uma viagem ao íntimo desse familiar.

Advertisement

4. Caderno de receitas

Quem já teve a oportunidade de reunir várias gerações para saborear uma receita de família reconhece o valor de um caderno de receita antigo. Não é somente a receita em si, é toda a tradição em volta dela. É, sem dúvida, uma das melhores recordações familiares que se pode ter.

5. Joias

Sabe aquele broche de ouro da sua bisavó ou o relógio de bolso seu avô? Não se atenha exclusivamente a seu valor material. O valor emocional, sem dúvida, supera qualquer quantia que se possa obter com sua venda. Há toda uma história de sacrifício, conquista e amor por traz de uma joia.

Sabemos que a sua venda pode ser a única solução durante um período de crise financeira. Se este for o caso, lembre-se de fotografá-la, antes de vendê-la, para incluir as imagens em seus registros.

6. Roupas e acessórios

As roupas e acessórios vintages têm o seu valor. Eles carregam em si a história de uma época e um pouco da personalidade de quem os usou. São, sem dúvida, belas relíquias familiares. Sem contar que podem ser usados em teatros ou para enriquecer eventos familiares.

7. Móveis e outros objetos

É óbvio que é inviável ficar com todo o mobiliário e objetos antigos deixados pelos avós ou bisavós, mas se tiver a chance de ficar com, pelo menos, um deles, você não irá se arrepender. Pode ser um aparador em madeira, um banco, um relógio de parede, uma chaleira de ferro ou um abridor de cartas. São relíquias não apenas bastante usadas nas decorações hoje em dia, mas ajudam a manter vivas as lindas lembranças da sua infância.

Advertisement

8. Histórias

Sabe aquelas velhas histórias de infância de seus avós ou de seus pais que são contadas em suas reuniões de família? Registre-as em um livro de recordações enquanto você ou alguém que as conheça bem ainda se recorde com riqueza de detalhes, antes que caiam no esquecimento.

9. Tradições

As boas e velhas tradições familiares são tesouros imensuráveis para uma família. Algumas famílias têm a tradição do almoço de domingo na casa da matriarca, outras de reunir várias gerações de tempos em tempos, como acontece nos Kerbs de comunidades germânicas. Transmitir costumes, hábitos, histórias e doutrinas fortalece os vínculos, gera amor, respeito e gratidão.

Se por ocasião do falecimento do patriarca ou matriarca da família você não conseguir ficar com as fotos, documentos, diários, cadernos de receitas e outros papéis e objetos, nossa sugestão é que você fotografe ou faça cópia digitalizada de tudo o que puder, especialmente das fotos e documentos. Isso será de grande valia para quando você for fazer sua genealogia e escrever a história da sua família.

A BYUTV International em parceria com o FamilySearch, site de história da família que tem a maior coleção de dados genealógicos do mundo, produziu no Brasil o Reality Show Como Cheguei aqui?, em que seis jovens entram em uma aventura divertida e emocionante em busca da história de sua família. Assista agora mesmo aos episódios que já foram ao ar no site da BYUTV International e encontre inspiração para ir em busca de sua própria história familiar.

Para mais detalhes sobre o Reality Show “Como cheguei aqui?”

Leia: Reality Show desafia 6 jovens a desvendar o passado

Advertisement
Toma un momento para compartir ...

Erika Strassburger

Erika Strassburger nasceu em Goiás, mas foi criada no Rio Grande do Sul. Tem bacharelado em Administração de Empresas, trabalha home office para uma empresa gaúcha. Nas horas vagas, faz um trabalho freelance para uma empresa americana. É cristã SUD e mãe de três lindos rapazes, o mais velho com Síndrome de Down.