Como cuidar de um ente querido doente de coronavírus

Estas são as medidas que deve conhecer e tomar para cuidar de um ente querido infectado por coronavírus.

Adriana Acosta Bujan

O coronavírus veio para mudar radicalmente a nossa maneira de viver, agora temos que aprender a levar o vírus a sério para podermos cuidar da nossa saúde. Infelizmente, muitas pessoas em todo o mundo estão se contagiando sem controle; e outras, infelizmente, morrem sem poder fazer nada.

Sabemos que nem todas as pessoas infectadas permanecem nos hospitais. Felizmente, muitas delas têm a oportunidade de se curar em casa com algumas medidas de controle como: o isolamento e tomando alguns medicamentos para combater os sintomas.

Isso certamente é uma grande vantagem, já que estar num hospital é uma das experiências mais terríveis que se pode viver. Apesar de encontrar algo positivo, não se subtrai a dor que provoca aos familiares saber que um ente querido se encontra lutando por sua vida depois de ter se contagiado pelo coronavírus. É uma situação que todos podemos experimentar; por isso, temos de estar preparados mentalmente.

Uma notícia inesperada

Como todos, uma vez pensei que esse vírus mortal nunca chegaria a tocar a minha família; acreditava assim porque, de alguma forma, tinha que evitar atrair esses maus pensamentos e porque acreditei que minha família seguia as medidas de segurança conhecidas por todos como: “ficar em casa, lavar as mãos constantemente, usar a máscara e manter a uma distância segura”.

No entanto, há algumas semanas, o meu filho informou-me que se sentia mal, que no seu trabalho havia colegas que estavam em casa porque tinham testado positivo. Ele podia estar infectado, mas, felizmente, meu filho testou negativo.

Advertisement

Essa experiência me motivou a investigar sobre os cuidados que temos que seguir quando um ente querido se apresenta positivo para coronavírus. Então eu compartilho isso:

Cuidar de um doente em casa

A Organização Mundial de Saúde e outros especialistas na matéria sugerem a aplicação destas recomendações:

1 Isolamento

É importante escolher um quarto especial para a pessoa doente, que deve permanecer em isolamento total para evitar contaminar outros. Uma vez selecionado o quarto, devemos garantir que esteja em um lugar confortável, limpo e desinfetado antes de acomodá-lo.

O ideal é que esse quarto tenha seu próprio banheiro para que não o doente não tenha que sair constantemente e, assim, evitar pôr em risco os demais.

Estar em isolamento refere-se a que ninguém, absolutamente ninguém, pode entrar no quarto, a menos que seja necessário e com as medidas de segurança pertinentes. É aconselhável manter o ambiente ventilado para que o ar circule e, assim, o vírus não se concentre por toda a área.

Advertisement

2 Controle sobre os sintomas

É fundamental monitorar os sintomas do ente querido contagiado e de toda a família que conviva na mesma casa, para ter dados precisos. Ou seja, tomar a temperatura de todos constantemente, a pressão, e estar atento no caso de aparecerem novos sintomas como: dor de cabeça, cansaço, tosse ou dificuldade para respirar. É conveniente monitorá-los pelo menos uma vez por dia.

3 Ter todo o necessário à mão

Toalhas desinfetantes, cobertores, lenços descartáveis, luvas e um spray para limpar superfícies. O doente não terá condições de limpar o seu quarto por razões óbvias; no entanto, a pessoa designada para os seus cuidados deverá fazê-lo pelo menos duas vezes por dia.

Deverá entrar no quarto para limpá-lo e desinfetá-lo por completo, tomando as medidas de segurança conhecidas por todos (máscara, álcool gel, desinfetante e luvas).

4 Separar pratos, talheres e copos

É conveniente não misturar os utensílios, como pratos, talheres e copos, da pessoa contagiada. Estes devem ser lavados separadamente e, de preferência, num local especial, pode ser até mesmo no banheiro do doente para evitar a propagação do vírus.

Segundo a OMS, todos os desinfetantes domésticos matam o vírus. No entanto, você deve saber que este pode sobreviver até 72 horas em plástico e aço inoxidável, menos de 4 horas em aço inox e menos de 24 horas em papel.

Advertisement

5 Conforto e entretenimento

É importante considerar que o doente de coronavírus passará a maior parte do tempo deitado, por isso é fundamental proporcionar-lhe conforto absoluto. Você pode usar mais almofadas e cobertores para agasalhá-lo no frio.

À medida que se vai recuperando, ele terá ânimo para distrair-se; por isso é conveniente deixar à mão revistas, livros, uma televisão e ou um computador para passar o tempo; inclusive deixar ao seu alcance o telefone celular para que se mantenha em contato com seus amigos e entes queridos.

7 Comida saudável

É normal que as pessoas percam o apetite quando adoecem e, à medida que vão se recuperando, queiram comer, o que provoca um desequilíbrio alimentar. É fundamental que, desde o início do isolamento, a pessoa infectada seja alimentada de forma saudável. Você pode incluir em sua dieta alimentos que ajudam melhorar suas defesas, como sucos naturais, entre outros.

A ajuda e o apoio emocional são fundamentais para toda a família, e não apenas para a pessoa infectada. É por isso que se sugere pedir algum tipo de orientação para poder enfrentar o problema. Tenha em mente que, em muitas partes do mundo, o governo facilitou a comunicação para apoiar os familiares de forma anônima, o que não se deve ignorar.

Ter fé e confiar no poder divino são ferramentas básicas que temos que fortalecer nestes tempos de pandemia. Mostre-se positivo e verá que, em breve, seu ente querido sairá triunfante desta grande batalha.

Advertisement

Traduzido e adaptado por Stael Pedrosa do original Cómo cuidar a un ser querido enfermo de coronavirus

Toma un momento para compartir ...

Adriana Acosta Bujan

Adriana Acosta estudou comunicação, é mãe de um adolescente, e atualmente se dedica em ensinar e pesquisar em nível universitário em Puerto Vallarta. Publica seus textos esperando que ajude as pessoas com suas vivências úteis.