Às vezes o amor acaba, mas deixa grandes lições

Depois de cada dor, você fica mais forte. E isso é o que acontece também com os amores que terminam.

Erika Otero Romero

Eu penso que o amor, quando é de verdade, não acaba. Sinto no mais profundo de meu ser que, com os anos, ele se fortalece e se transforma.

Mas para que isso aconteça, são necessárias duas pessoas emocionalmente maduras a se relacionar. O triste é que muitas vezes, para chegar a essa maturidade, devemos passar pelas mais trágicas dores da alma: o rompimento das relações amorosas.

Superar uma ruptura amorosa é muito complexo, ainda mais quando a relação termina, mas ainda se sente amor por essa pessoa. Pode demorar muito ou pouco tempo, dependendo da força dos implicados, mas sempre custa muitas lágrimas, porém, se sai fortalecido, mais sábio e melhor ser humano.

A dura realidade sobre as separações amorosas

Pois bem, quem já experimentou o que acontece quando “o amor se acaba” sabe que há vários aspectos terríveis nesse fim, e são os seguintes:

1 Romper o relacionamento é uma decisão difícil

Pode ser que você já não sinta mais amor por essa pessoa que um dia era tudo para você, mas o certo é que tomar a decisão de terminar essa relação pode ser muito difícil.

Advertisement

Pensa-se na mudança e ela sempre gera um pouco de medo devido ao costume, também ao vazio que se pode experimentar por já não ter essa pessoa em sua vida; inclusive, os mais empáticos pensam na dor que possa sofrer a outra pessoa.

A verdade é que não faz sentido continuar em um relacionamento com alguém que você aprecia, mas não ama, e você quer ser honesto e não enganar o outro. Por isso torna-se inevitável enfrentar a situação e dar esse doloroso passo sem muita demora. Quanto mais rápido fizer isso, melhor para vocês dois, mesmo que isso signifique sofrer um pouco.

2 A ruptura não é linear

Quando termina uma relação afetiva, uma enxurrada de sentimentos e emoções não demoram para chegar. No início, dói ao ponto de você querer gritar para que o sofrimento emocional desapareça e comece a sentir-se livre.

A verdade é que isso não acontece da noite para o dia; e o pior é que vai passar de muito doloroso a latente, como quando se tem uma ferida que parece estar sarando, mas que diante do menor tropeço, começa de novo a sangrar.

E é assim, você rompe a relação e dói muito até que a dor vai diminuindo, mas basta uma foto, uma carta ou um comentário para que volte a dor como no princípio.

Advertisement

3 É muito doloroso

Dói mais quando alguém rompe com você e nem tanto quando é o contrário. Dói porque você não sabe bem o que aconteceu, porque não consegue entender o que fez de errado para que as coisas não dessem certo entre vocês dois. Dói até o fato de que o outro terminou com você porque não foi honesto desde o princípio, e no final, você percebeu que foi enganado e sofreu as consequências.

Seja qual for a situação, o fim de uma relação amorosa é muito doloroso, mas sempre mais para um lado do que para o outro.

4 Perde-se muito mais que um amor

De fato, você se perde um pouco. Pode perder amigos em comum que você realmente valorizava, porque alguns preferem ele e outros preferem você.

Pode acontecer também que se afaste deles, porque precisa estar só para se recuperar. Você também pode escolher distanciar-se deles para evitar saber do ex e de sua vida, e tê-los por perto lhe traz um pouco de drama que você não precisa agora.

5 Você vai se sentir sufocado pela solidão

Mesmo que tenha sido você quem decidiu terminar o relacionamento, a mudança de estar com alguém com quem você projetou uma vida futura para cancelar tudo fará você sentir solidão. No início, pode ser muito doloroso porque o vazio que você enfrenta o sufoca, mas as coisas vão diminuindo com o passar dos dias.

Advertisement

A solidão não é totalmente ruim quando você sabe fazer bom uso dela, quando você não fica oprimido nem mergulha na depressão, mas, em vez disso, se reconstrói e se faz mais forte.

6 Você vai se apaixonar novamente

E vai acontecer quando você menos esperar. Vai acontecer de você se surpreender ao descobrir que o ex não era o amor de sua vida, que sem ele, pode seguir vivendo, que é feliz apesar do sofrimento de antes e que está pronto para amar de novo, porque o “mundo não acabou” como acreditava.

Vai lhe dar prazer saber que, embora esse amor tenha doído, ficou no passado; que aprendeu desse carinho o que precisava para ser uma pessoa que sabe amar melhor, e ao mesmo tempo, é uma melhor versão de si mesmo.

Chegará o momento em que você descobrirá que o verdadeiro amor, de que as canções tanto falam, existe. Mas lembre-se sempre: para amar verdadeiramente alguém, você deve saber se amar muito para saber reconhecê-lo, para que saiba o que merece e para que seja capaz de dar seu amor a quem o merece.

Traduzido e adaptado por Stael Pedrosa do original A veces el amor acaba, pero te deja grandes enseñanzas

Advertisement
Toma un momento para compartir ...

Erika Otero Romero

Erika é psicóloga com experiência em trabalhos comunitários, com crianças e adolescentes em situação de risco.