Lidando criativamente com a solidão

Ficar sozinha não é fácil. Que tal aproveitar a solidão de forma criativa? Veja dicas preciosas e deixe de sofrer com a solidão!


Lidiane Franqui

O que faz com que a solidão seja ruim é a maneira como lidamos com ela. Todo mundo, em algum momento de suas vidas, estará diante da solidão e nem sempre é possível fugir dela. Isso porque nós precisamos de momentos a sós para desenvolvermos a reflexão e até mesmo aprender a nos conhecer. O primeiro passo deve ser aceitar que a solidão faz parte da vida e que ela só é prejudicial quando se torna um hábito frequente. Existem formas criativas de lidar com a solidão e evitar que ela seja vista como esse mostro que muitas pessoas pintam. Veja abaixo algumas dicas e descubra que estar sozinho, às vezes, é até bom.

Que tal ler um bom livro?

Nada melhor que um bom livro para esquecer que a solidão existe. Através da leitura penetramos em um mundo novo, onde as pessoas se fazem presentes e as situações se tornam reais. Pegue aquele livro que nunca terminou de ler ou inicie uma boa leitura e se deixe levar pelos encantos que ela oferece. Se não tem esse costume, que tal experimentar? Descobrirá uma maravilhosa forma de lidar com a solidão.

Escreva

Se você gosta de escrever, aproveite os momentos de solidão para fazer isso. Nada melhor que estar sozinho para histórias ou simplesmente escrever sobre os sentimentos e as ocorrências do dia a dia. Faça um diário e dê asas à imaginação. Escrever é uma ótima terapia para lidar com a solidão.

Faça um passeio

Caminhar em parques, praças e fazer um passeio é uma ótima forma de se distrair e esquecer a solidão. Faça um pequeno roteiro e permita-se, ande livremente, observe as pessoas ao redor, inspire-se com as belezas do ambiente e perceberá que a solidão nem é tão ruim assim. Existem coisas que só podem ser percebidas quando estamos sozinhos.

Assista a um bom filme

Dica simples e muito proveitosa. Prepare uma pipoca e no aconchego da sua cama assista a um filme. É uma ótima atividade mesmo quando praticada a sós. Se você gosta de seriados, essa também pode ser uma boa oportunidade de colocar os episódios em dia.

Como se percebe, a solidão não é algo que se deve temer, principalmente quando se tem criatividade. Desenvolver atividades ou simplesmente aproveitar o momento a sós para relaxar e meditar sobre os acontecimentos da vida, são atitudes que fazem muito bem. Na verdade, acredito que todos precisam desses momentos e fugir deles é adiar um encontro fundamental, que é com nossa individualidade.

Toma un momento para compartir …

Lidiane Franqui

Lidiane Franqui é autora e criadora do Blog Lidiane Franqui e autora do livro "Ser feliz é possível". Ama escrever e acredita que a felicidade é construção de cada um.