As chaves para ser feliz estão em suas mãos, não demore em usá-las a seu favor

Não é o que você tem, o que você é, onde está, ou o que está fazendo que o faz feliz ou infeliz. É o que você pensa. Dale Carnegie

Erika Otero Romero

Nos últimos tempos, uma coisa que me pergunto quase diariamente é se estou feliz. A resposta que me dou é a mesma: definitivamente SIM.

Agora, se me perguntam se sou milionária, a verdade é que estou longe de ser. Tenho dívidas e problemas de saúde; no entanto, sinto-me feliz apesar de tudo o que gostaria de ter e não tenho. Certamente, nem sempre é assim. Às vezes sinto-me deprimida, mas depois alguma coisa faz “click” na minha cabeça e sinto-me melhor.

Descobri através de erros e acertos que a felicidade não é um estado contínuo do ser humano. Precisamos, para o bem ou para o mal, das dificuldades que a vida nos oferece. A razão é que sem elas não somos capazes de amadurecer, crescer espiritualmente e de valorizar o que temos.

Pode soar rude, mas essa é a realidade. Nenhum ser humano – por muito que tenha – é completamente feliz; se assim fosse, cada milionário do mundo não andaria procurando, mais do que tudo, sentir-se pleno.

É só imaginar por um tempo que você tem tudo o que deseja. Pode ser que a sensação de plenitude dure um tempo, mas logo vai sentir a necessidade de algo mais. Vai ser sempre assim, uma busca contínua pelo que quer que seja para se sentir feliz.

Advertisement

Todos podemos nos sentir felizes apesar de nossas dificuldades. Descobri isso de forma lenta e dolorosa, mas, para você, as coisas podem ser diferentes. Há várias coisas ao alcance de todo ser humano que podem mudar sua vida para melhor, se assim o desejar, claro. Essas são:

1 Agradecer

Sei que soa como uma frase de livro de autoajuda, mas nunca deixa de ser verdade. Quem sabe agradecer, sabe que tem mais do que muitos, e isso é o bastante.

Agradecer diariamente o que se tem o faz consciente do quão abençoado você é. Você come diariamente, tem um emprego, uma casa, uma família, saúde; isso é muito mais do que outras pessoas possuem.

Ser grato o leva a sentir-se melhor; não superior a outros, mas abençoado. Paralelamente a isso, vem o que você faz com aquilo que tem e como dispõe disso. Ajuda aos demais? Ou, pelo contrário, você não se importa com o sofrimento alheio? Essas já são perguntas que deve responder a si mesmo.

2 Pense positivo

A vida me mudou completamente quando eu propus mudar minha maneira de pensar. Eu era uma das pessoas que só via todo o mal da minha vida. O tempo que dediquei a ver o bem era nulo. Levei anos para perceber que eu mesma era a culpada do meu pessimismo e tristeza.

Advertisement

Comecei a ver a vida de uma pessoa conhecida e como as coisas praticamente choviam sobre ela. Admito que sentia inveja, mas, além disso, comecei a ver o que ela fazia e encontrei o que nos diferenciava: A ATITUDE.

Ela é uma pessoa que espalha boa vibração por onde vai. Sempre tem um sorriso, uma piada e boas coisas para compartilhar. Então decidi imitá-la à minha maneira.

A mudança foi radical. As oportunidades que procurei por tanto tempo começaram a chegar. O meu humor mudou muito, a ponto de começar a perceber tudo o que eu tinha e não conseguia ver.

3 Descubra o que lhe faz sentir-se bem, o que dá sentido à sua vida

Pode ser qualquer coisa, por exemplo, ler, conhecer pessoas interessantes, exercitar-se ou ajudar os outros. O que quer que faça você se sentir bem, vale a pena.

Há algum tempo, ouvi a história de um belo jovem europeu a quem a vida sorria. Era modelo, tinha dinheiro e todas as mulheres que quisesse; no entanto, um dia teve um acidente e quase morreu. Felizmente, recuperou-se, mas a sua vida não voltou a ser a mesma, pois o que no passado o satisfazia já não o deixava feliz.

Advertisement

Foi então que decidiu dar uma volta radical à sua vida: decidiu ajudar as pessoas necessitadas. Foi nesse trabalho que conheceu a mulher que se tornou sua esposa. Ambos agora dedicam a sua vida a ajudar as pessoas, vivem com o necessário e são felizes.

Conheço outro jovem, também era modelo e decidiu mudar sua vida para ter um abrigo para animais sem lar. Agora ele dedica sua vida a isso e é feliz.

4 Reavalie seus valores de vez em quando

Você não é, hoje, o mesmo que era quando tinha 20 anos. Se antes parecia que mentir lhe tirava dos apuros, e agora só de pensar nisso já o faz sentir culpado, não há melhor evidência de mudança.

De vez em quando, escreva em papel as formas como o seu sistema de valores muda. Se há algo que você sente e que o incomoda, faça um esforço em mudar. Vale a pena.

5 Os seus pontos fortes e fracos são os mesmos de 5 anos atrás?

É o mesmo que o ponto anterior. É possível que antes, você tivesse muito medo do escuro; entretanto, isso pode ter mudado porque decidiu que deveria fazê-lo.

Advertisement

Faça uma lista das coisas em que se sente fraco; depois, coloque metas curtas para vencer essas fraquezas e torná-las em pontos fortes. Pense no que conseguirá se o fizer. Não é fácil, por isso vá devagar e logo verá que o empenho valeu a pena.

6 Coloque-se em primeiro lugar

É bom fazer sacrifícios pelos outros, mas também é muito necessário colocar-se em primeiro lugar.

Saia de férias e não dê satisfações a ninguém. Necessita algum tempo a sós um fim de semana? Pois conceda-se. Você acha que comer de forma saudável irá ajudá-lo a se sentir melhor? Faça-o! Não importa o quanto lhe critiquem ou quantas pessoas não o apoiam. Às vezes, essas pessoas que dizem amá-lo dão-lhe as costas quando você decide fazer algo pelo seu bem. Coloque-se como prioridade e procure a sua realização sem prejudicar ninguém e verá como a vida começa a lhe sorrir.

Resta-me dizer que a felicidade é um estado que depende apenas da pessoa que deseja procurá-la. Não é difícil encontrar, só precisa querer fazê-lo, e vai conseguir!

Traduzido e adaptado por Stael Pedrosa do original Las claves para ser feliz están en tu manos, no tardes en usarlas a tu favor

Advertisement
Toma un momento para compartir ...

Erika Otero Romero

Erika é psicóloga com experiência em trabalhos comunitários, com crianças e adolescentes em situação de risco.