Não há nada de mal em se sentir triste, mas prepare-se logo para ser feliz

Não há nada de mal em sentir tristeza, o ruim é não se permitir senti-la e deixá-la ir.

Erika Otero Romero

“As paredes que construímos ao nosso redor para manter a tristeza do lado de fora

também impede a alegria de entrar”.

Todos sabemos o que é sentirse triste. As razões que nos levam a sentir tristeza diferem de uma pessoa para outra. Enquanto algumas pessoas precisam apenas de um dia cinzento e chuvoso para ficarem desanimadas, outras precisam de uma situação dolorosa para sofrer. O fato é que todos passamos por momentos muito ruins.

Não há nada errado em se deixar levar por esse sentimento. Além disso, deveria ser um dever do amor próprio permitirse chorar, gritar, reclamar e sofrer se uma situação nos machuca. O que não é bom é reprimir essa dor ou não tentar refreá-la quando estiver fora de controle.

Reprimir a tristeza nos leva a acumular mal-estar e, como consequência, explodir em um ataque de raiva; ou adoecer pelo acúmulo de estresse. Ora, você sabe que sua tristeza atingiu o pico quando pensamentos compulsivos de causar dano a si mesmo começaram a bombardeá-lo e você se sente compelido a se machucar. Isso é o que geralmente acontece com uma depressão profunda.

Advertisement

Tristeza ou depressão?

A diferença é grande. Todos sentimos tristeza em algum momento, pois é um estado de humor. Por outro lado, a depressão é um transtorno de humor que requer tratamento psicológico ou psiquiátrico, dependendo do caso.

Sentir tristeza é uma pequena faceta da depressão. Quando uma pessoa apresenta um quadro depressivo, ela fica triste, mas é um estado crônico combinado com outros sintomas de mal-estar e angústia. A tristeza,por sua vez, é algo apenas temporário.

Somado a isso, a depressão deixa a pessoa sentido-se completamente incapaz de lidar com o cotidiano. Trabalhar, cuidar das crianças e fazer compras é uma tortura; além disso, ela perde a noção de como executar essas tarefas. Por outro lado, uma pessoa triste pode continuar trabalhando e até saindo com os amigos; isso a ajuda a superar esse momento difícil que a aflige.

No entanto, não devemos perder o norte. Quando a tristeza perdura por muito tempo, ela pode vir a se tornar uma depressão exógena (causada por eventos externos).

Quer se trate de depressão exógena (causada pela morte de alguém ou pelo rompimento amoroso) ou endógena (causada pelo desequilíbrio dos neurotransmissores), a depressão EXIGE tratamento médico.

Advertisement

Expresse sua dor e deixe-a ir!

Você, que se conhece tão bem, conhece a melhor maneira de desabafar e liberar a dor.

Se funcionar para você conversar com alguém ou chorar até as lágrimas secarem, não hesite em fazer isso. Ou sua maneira de lidar com isso é se isolando? Faça isso até se sentir bem. E se isso não acontecer, encontre uma maneira de colocar sua vida de volta aos trilhos. Gritar, ou escrever uma carta e queimá-la ou enviá-la para a pessoa que o machucou. Qualquer que seja a maneira, você deve aliviar essa dor. Você prefere se exercitar para aliviar o estresse? Faça isso e não demore! Você merece desabafar e ser uma pessoa feliz novamente.

Não deixe ninguém lhe dizer que está exagerando. A dor é sua e, melhor do que ninguém, você sabe quanto dano ela causa. Continue processando-a até que ela vá embora. Quem o julga, ou nunca sofreu ou não pode calçar suas sandálias. Diga a esta pessoa que você precisa é de alguém para ouvi-lo.

Há pessoas que não entendem muito de empatia, ou sua inteligência emocional é muito baixa e não conseguem se colocar no seu lugar; não é culpa delas, mas você não precisa aturar isso.

Também haverá amigos que estarão lá por você sem julgá-lo, eles o abraçarão, ouvirão e até chorarão com você, Aproveite-os, há poucas pessoas que realmente o amam fora de sua família.

Advertisement

De que adianta chorar?

Chorar é a maneira mais comum de as pessoas expressarem sua impotência e dor.

E serve para quê? Para purificá-lo, lavar seu sofrimento, desabafar e torna-lo livre. Perguntar-se de que adianta chorar é como perguntar a alguém por que ele come. Chorar, para muitas pessoas, é uma necessidade decorrente de sua condição humana. Não há fraqueza em quem chora, seja homem ou mulher.

Um homem não é menos “macho” se um dia chorar pelo rompimento de um relacionamento ou pela morte de um membro da família. Uma mulher não é uma drama queen porque chora mais do que outra; é apenas sua maneira de desabafar.

Cuidado – isso sim – com a mulher que chora para manipular; ela é tão perigosa quanto o homem que ameaça lhe bater para você ficar ao seu lado. Todas as expressões de dor devem ser moderadas, tanto para quem sofre quanto para quem consola. Deveria ser, porque o sofredor não quer que sintam pena dele. E o consolador não quer ser manipulado por quem usa as lágrimas para fazê-lo ficar ao seu lado.

Não há nada errado em se sentir triste. Deixe o tempo passar por você e se permita superar e curar a dor. Prepare-se, pois você sairá desse momento mais forte e valente para enfrentar a vida. Você nunca mais sofrerá na mesma magnitude por uma situação similar. Você passou no teste e agora a vida espera que você a desfrute e não que a veja passar.

Advertisement

Traduzido e adaptado por Erika Strassburger, do original No hay nada de malo con que sientas tristeza, mas luego prepárate para ser feliz

Toma un momento para compartir ...

Erika Otero Romero

Erika é psicóloga com experiência em trabalhos comunitários, com crianças e adolescentes em situação de risco.