Aprenda a mudar sua vida pela forma como se expressa

Se quer mudar sua vida, substitua afirmações por declarações. Existe uma diferença significativa entre as duas. Continue lendo para conhecer o poder que as declarações têm.

Marta Martínez Aguirre

“Estou acima do peso”, “fumo desde a adolescência”, “estou sozinha”, são afirmações que você costuma dizer todos os dias e continua tudo igual: você não emagrece, não abandona o mau hábito de fumar e tem muita dificuldade de se relacionar.

Quando você usa afirmações desse tipo, está se limitando a descrever ou listar o que acontece com você. Poderíamos dizer que você usa a linguagem para explicar o que aconteceu, mas não para fazer mudanças em sua vida. Diante desse uso descritivo da linguagem, porém, há outro uso que tem uma visão geradora (positiva, que gera): as declarações.

O que diferencia as afirmações das declarações?

Declarações são expressões capazes de gerar uma mudança no ambiente de quem as verbaliza. Quando você pronuncia uma frase declarando algo, as coisas não serão mais as mesmas. A expressão “te amo tanto” gera algo maravilhoso em quem a ouve, a vida muda para quem recebe uma mensagem que vem do seu coração. Você percebe isso no rosto de seu filho ou de seu marido?

As afirmações podem ser verdadeiras ou falsas. Vejamos um exemplo: a expressão “está chovendo” pode perfeitamente ser submetida à análise, basta olhar pela janela para ver se está chovendo ou não. No caso das declarações, a situação é diferente, pois podemos dizer que são válidas ou inválidas. Isto porque toda declaração exige um firme compromisso de quem a fez. Se você disse “eu te amo muito”, precisa garantir isso através ações, gestos, palavras. Fazer certas coisas para demonstrar esse amor é o que valida ou invalida a afirmação.

Ao contrário das afirmações, as declarações são poderosas porque mostram o grau de autoridade que o falante possui. Quando Deus disse “haja a luz”, Ele demonstrou seu poder criativo. E quando você declara: “Vou parar de fumar” e toma atitudes para fazer isso acontecer, você está demonstrando autoridade sobre o seu vício.

Advertisement

Portanto, quero falar sobre isso com você hoje: se você deseja gerar mudanças em sua vida, pare de usar afirmações e comece a gerenciar a mudança por meio de suas declarações. Não se limite mais a dizer: “Tenho uns quilinhos a mais”, porque o seu espelho é testemunha disso. É melhor começar a declarar: “Vou pesar tantos quilos” e você começará a agir. Com suas palavras, obterá a força interior de que precisa para realizar ações concretas para tornar isso realidade: andar de bicicleta, fazer caminhadas, consultar um nutricionista etc.

Você sabia que também há certas declarações que são essenciais para gerar felicidade? Veja:

Declaração de “NÃO”

É uma das declarações mais importantes que você pode fazer. Dizer “não” é uma forma de impor limites e afirmar sua autonomia. Mas lembre-se de que esse “não” não é dirigido à pessoa a quem você diz sua recusa, mas ao pedido ou oferta que recebe dela. Por exemplo, se seu cônjuge pede para você assistir pornografia, você não o está rejeitando, mas recusando a proposta dele.

Um “não” claro e firme permite que você mostre o respeito que sente por si mesmo e que os outros têm por você. Ao fazer uso dessa afirmação, você está definindo o tipo de vida que deseja ter.

Declaração de aceitação: o “sim”

É uma das mais especiais, porque ao dizer “sim”, você está colocando em jogo o poder e o valor de suas palavras.

Advertisement

Quando diz ao seu filho “Sim, estarei aí às cinco”, está colocando sua palavra como garantia, e se quebrar essa promessa, não faz ideia de como isso afeta a identidade do seu filho, além da sua. Se você cumprir, ele o reconhecerá como uma pessoa verdadeira e honesta. Se falhar, pode ter certeza de que ele não apenas ficará magoado, mas terá mais dificuldade para onfiar em suas palavras.

Declaração de ignorância

Declarar “não sei” não significa passar vergonha ou demonstrar fraqueza, muito pelo contrário, é o primeiro elo no processo de aprendizagem. Você nem imagina o poder que tem para a sua transformação pessoal quando diz ao seu marido: “Não sei que coisas te machucam”, porque você está dando a ele a oportunidade de se abrir e talvez descobrir aspectos que você desconhecia.

Por fim, lembre-se de que fazer uso dessas declarações é gerar novas realidades.

Há outras três declarações essenciais das quais falarei em outra ocasião: declaração de gratidão, de amor e de perdão. Portanto, convido você a ler: 3 declarações verbais que vão mudar sua vida.

Traduzido e adaptado por Erika Strassburger do original Aprende a cambiar tu vida, con la manera en que te expresas

Advertisement
Toma un momento para compartir ...

Marta Martínez Aguirre

Marta Martínez é do Uruguai. Ela é formada em psicologia e tem pós-graduação em logoterapia. Ela ama o que faz e adora servir ao próximo.