7 dicas para preparar refeições saudáveis de forma rápida

A cozinha se tornou o lugar do qual você quer estar bem longe? Não tem que ser assim! Veja algumas dicas para cardápios rápidos e saudáveis.

Camila Gómez

E cada vez mais comum vermos crianças com sobrepeso sentadas em frente à TV, nas escolas, andando na rua com certa dificuldade ou com pouca agilidade, e o que eu sinto é um alerta para todos nós que somos pais de crianças pequenas. Afinal, somos nós (e não eles) que lhes fornecemos comida no dia a dia.

Entendo que o ritmo de vida está cada vez mais acelerado, por isso as refeições estão cada vez mais rápidas, tanto no seu processamento como na sua execução. Mas acredito firmemente que se reservamos algumas horas em um dia na semana, poderemos mudar essa triste realidade, caso ocorra em nosso lar. E ao fazer isso, também criaremos uma autoestima elevada, o que fará com que as crianças sejam ainda mais felizes do que são hoje.

Conversando com minha família sobre essa situação, recebi o seguinte conselho das mulheres de minha família. Estas dicas passaram de geração em geração e espero que possam ser úteis para você hoje:

1. Deixe os vegetais prontos para preparar

Compre verduras frescas e, ao chegar em casa, lave todas elas, seque-as bem com papel-toalha para prolongar sua durabilidade e separe-as em diferentes recipientes (potes ou saquinhos).

Elas estarão prontas para que, quando você chegar em casa do trabalho, possa apenas pegá-las e picá-las, sem precisar selecionar e lavar.

Advertisement

2. Cultive uma horta de temperos

Cultive uma horta de alecrim, cebolinha, salsa, manjericão, pimenta, coentro ou outros temperos de sua preferência. Eles podem ser cultivados em vasos e usados em várias receitas.

Os temperos frescos são mais saborosos e saudáveis do que os comprados em supermercados. Também são baratos e não precisam de maiores cuidados.

3. Cozinhe a mais e congele

Quando for preparar alguns alimentos, prepare-se para cozinhar a mais. Pode ser bem útil para quando estiver com pressa. Você também pode tirar um dia da semana para cozinhar para a semana toda e congelar em porções individuais.

Algumas massas de biscoito saudáveis, frutas e tortas também podem ser congeladas.

4. Aproveite as frutas bem maduras 

Quando alguma fruta estiver bem madura, faça sucos naturais ou batidas. São deliciosos e nutritivos. Ou então use-as em alguma receita, como panqueca de banana e aveia. Só cuide para não deixá-las apodrecer.

Advertisement

5. Tenha sempre em casa substitutos nutritivos para os doces

Antes de tudo, ensine a seus filhos, desde bem pequenos, que existem alimentos que são saudáveis e outros que devem ser consumidos somente de vez em quando, porque fazem mal à saúde. Tenha sempre frutas fresca e oleaginosas à mão, e evite comprar bolachas e salgadinhos. Eles vão se acostumar e criar um hábito saudável.

6. Envolva seus filhos na preparação das refeições

No dia a dia, dê-lhes tarefas rápidas e compatíveis com a sua idade. Aos finais de semana, convide-os para cozinhar com você. Eles o farão com prazer, além de estreitarem os laços e aprenderem o valor do trabalho em família.

7. Pomar e horta de verduras

Nós já falamos sobre horta de temperos, que pode ser feita em pequenos espaços inclusive em vasos e deixados dentro de casa.

Este ponto trata de um projeto um pouco maior e que pode requerer mais espaço e tempo, dependendo da técnica usada. Assim sendo plante seu próprio pomar e horta. O sabor dos alimentos muda totalmente quando são colhidos por nós mesmos.

Conscientização

A meu ver, a responsabilidade de formar crianças com maior consciência da importância de terem uma vida saudável cabe apenas a nós, adultos. 

Advertisement

Devemos dar mais importância ao bem-estar do que à preparação de refeições rápidas, que muitas vezes são nada saudáveis e só aumentam os níveis de colesterol, o risco de doenças cardiovasculares, de obesidade, diabetes, entre tantas outras já instaladas no vocabulário de muitas pessoas que, por não terem tomado a firme decisão de seguir um estilo de vida saudável, hoje lamentam por não o terem feito.

Traduzido e adaptado por Erika Strassburger, do original Consejos para una cocinar rápido y saludable

Toma un momento para compartir ...

Camila Gómez

Camila gosta de ler, escrever, pintar, escutar música, aprender idiomas. Ela fala inglês e faz aulas a 3 anos, falta 1 ano para ela receber certificação internacional. Ela gosta de conhecer pessoas novas.