É isso que você precisa fazer para sempre ter temperos frescos no apartamento

É possível manter temperos frescos plantados em casa com pouco esforço e ainda economizar!

Michele Coronetti

O pouco espaço, a falta de conhecimento e a correria diária desestimulam a criação de uma pequena horta em casa. Mas não há substituto para um tempero fresco colhido segundos antes do preparo. Vantagem ainda maior é a de que a pessoa que plantou sabe exatamente o que tem no produto (nada de pesticidas).

Para quem nunca plantou, aqui estão algumas dicas preciosas:

Exposição ao sol

Ela deve ser periódica e controlada, evitando o superaquecimento e a total ausência de luz. A maior parte dos temperos pede por este energético ao menos por 6 horas diárias.

Recipientes apropriados

Normalmente os temperos não necessitam de muita profundidade, pois suas raízes são pequenas. É importante que os vasos tenham furos para que a terra não fique encharcada.

Terra boa

As plantações necessitam de alimento e o retiram da terra onde estão acomodadas. Boa qualidade e substratos essenciais fazem parte de uma boa colheita. Uma mistura de 5 partes de composto orgânico ou húmus de minhoca, uma parte de adubo animal e uma de areia é mais que suficiente. Substratos prontos para o uso também são encontrados para comprar.

Advertisement

Plantio

Para iniciantes, começar com brotos é o mais indicado. Basta transplantar para o local escolhido e cuidar com carinho. É necessário abrir um buraco na terra um pouco maior que o tamanho das raízes para não prejudicar. As sementes possuem a informação de melhor data para o plantio e de como devem ser semeadas.

Aguar

Temperos pedem água todos os dias. Sempre nas primeiras horas da manhã ou final da tarde. Observar a terra ajuda a saber se serão necessárias duas regas diárias, especialmente em locais muito quentes e secos. Para preservar e conservar melhor a qualidade dos temperos é importante evitar regar no calor do meio-dia ou próximo a esse horário.

Visitantes

Observar se há pulgões, lagartas ou outros inimigos na plantação é importante para agir rapidamente e ter sempre os temperos disponíveis. Há muitas ideias biologicamente corretas para espantar e dar um fim aos indesejados visitantes. Os temperos costumam não ter muitos problemas com isso, mas é sempre bom estar atento.

Podas

Na maioria das vezes os temperos se desenvolvem mais rapidamente que a utilização na cozinha. Quanto menos forem cortados e utilizados, menor será sua produção. Para ter folhas sempre tenras e frescas a poda deve ser constante. Aproveitar e levar um pouco para os vizinhos não é má ideia.

A escolha pelos temperos a serem cultivados é muito pessoal. Há muitas opções, mas de nada adianta ocupar o espaço com algo que não será utilizado, que não esteja presente no gosto da família.

Advertisement

As janelas e sacadas são os locais mais indicados para uma horta em apartamentos. A utilização de garrafas pet, caixotes e outras ideias de reciclagem enfeitam e dão um ar de preocupação com o meio ambiente. Aqui há algumas imagens de apartamentos decorados com pequenas hortas para uma maior inspiração.

Com um pouco de esforço uma horta de temperos perfumará o local, trará mais saúde para a família evitando produtos biologicamente modificados e ainda poderá gerar uma boa economia.

Toma un momento para compartir ...

Michele Coronetti

Michele Coronetti é secretária, mãe de seis lindos filhos, gosta de cultura e pesquisas genealógicas.