6 razões pelas quais as relações deixam de ser saudáveis

Não sabe o que aconteceu? Conheça as principais causas pelas quais se destroem as relações.

Adriana Acosta Bujan

A maioria de nós espera que o mundo possa ser melhor quando todos os seres humanos aprenderem a conviver, a respeitar-se e a ser empáticos uns com os outros. Seria um mundo sem violência, sem corrupção e sem guerra. No entanto, essa ideia está muito longe da realidade; há cada vez mais pessoas lutando para serem ouvidas ao exigir os seus direitos, há mais violência e insegurança nas ruas.

Bem, sabemos que não podemos mudar as ideologias de todas as pessoas e que temos que começar por mudar as ideologias dentro de nós mesmos para poder materializar essa esperança de ter um mundo melhor; parece que muito poucos têm ouvidos para escutar seus próprios corações.

Desde a antiguidade, os seres humanos necessitam de outros para socializar, para ajudar-nos e ser melhores dia a dia; um mundo em solidão é impensável. Por isso, será necessário resgatar os nossos valores e compreender por que as relações deixam de ser saudáveis; refiro-me a começar a refletir primeiro sobre o círculo em que nos circundamos, o nosso companheiro, filhos, amigos e entes queridos.

Se conseguir compreender que o mundo pode ser melhor quando começar a trabalhar com a sua própria vida, suas relações serão saudáveis. Não espere que os outros mudem para lhe agradar ou para que o mundo seja um planeta pacífico; será melhor começar por si.

O inimigo das boas relações

Todos temos algo obscuro em nosso ser, ao final somos seres humanos que nos equivocamos ao tomar decisões, não somos perfeitos; é por isso que em algumas ocasiões atuamos de maneira inconsciente, sem conseguir perceber quanto dano causamos aos demais com certas ações, o que acaba destruindo as boas relações. Ou seja, o inimigo que termina as relações está em nós quando:

Advertisement

1 Comparamos

É improvável que alguém seja feliz quando passa grande parte da vida comparando-se com os que o rodeiam; se a sua vizinha tem uma família amorosa, se a sua amiga tem o trabalho dos seus sonhos, se a sua cunhada tem ótima casa ou muito dinheiro etc. Acredite em mim, todos os relacionamentos são quebrados quando você começa a comparar sua vida e como seus entes queridos (cônjuge, filhos, amigos) agem. Às vezes, não se trata apenas de comparar, mas de iniciar uma batalha que é impossível de vencer.

Quando comparamos nossos entes queridos, estamos machucando-os sem perceber; para dar alguns exemplos, dizer ao irmão menor que deveria ser como o irmão mais velho, ou dizer a seu esposo que poderia ser como uma outra pessoa. O que vai conseguir é destruir gradualmente a relação de amor que construiu.

2 Críticas sem fim

Criticar e estar atento ao que ou outros fazem ou não é uma maneira de destruir suas relações. Pense assim, ninguém está interessado em ficar com uma pessoa que costuma criticar sem argumentos e sem fundamentos, e que só o faz por diversão ou por não ter nada que fazer. Se critica os que lhe rodeiam, é porque você não é feliz, é algo que precisa trabalhar em si para encontrar a paz que necessita o seu coração.

3 Competição

Concordo que competir é algo que nos faz esforçar-nos para sermos melhores, que nos motiva e que é um incentivo. Mas quando sua competição é para obter algo que realmente não quer e que você só faz para mostrar ao mundo que é bom, sua luta será cansativa e provavelmente seus relacionamentos vão se dividir, quero dizer, a obsessão em conquistar algo que na verdade não queremos pode ser um obstáculo à felicidade.

Competir para aprender, para ser melhor, sem a ideia de destruir quem se interponha em seu caminho é benéfico. Afinal, cada pessoa tem objetivos e ideais diferentes.

Advertisement

4 Desonestidade

Outro inimigo que destrói as relações é a desonestidade; quando você não diz a verdade e quer esconder qualquer coisa apenas para proteger os seus ou a si mesmo, pode ser um ato que pode prejudicar você mesmo. Quando se dizem mentiras, a confiança é destruída e será muito difícil voltar a acreditar nas pessoas. Pense assim: quando o seu cônjuge mente para você, é pouco provável que a relação volte a ser a mesma, você estará sempre na defensiva e à espera de um golpe baixo.

5 Falsas promessas

Quando prometemos ou alguém nos promete algo pelo qual nosso coração anseia e não cumpre, então é provável que a relação deixe de ser saudável; já não existirá confiança e credibilidade em tudo o que se faça. É como viver com uma pessoa falsa, incapaz de acreditar nela, mesmo no mais básico, como cuidar dos filhos ou em ser convidado para sair.

6 Falta de perdão

Para poder obter a paz e a tranquilidade espiritual, aquela que nos faz sentir bem, deve-se perdoar. Uma relação deixará de ser sadia quando não existe o verdadeiro perdão e o arrependimento. É importante aceitar que todos cometemos erros e que não somos perfeitos, mesmo que magoemos as pessoas que amamos sem querer.

Abra seu coração e aprenda a perdoar e pedir perdão quando necessário, tire de seu interior o sentimento de vingança.

Como mencionei no início, podemos ter um mundo melhor quando se quer realmente mudar a partir de si mesmo; trabalhe em si e na maneira como trata aqueles ao seu redor. Seja empático e mostre que dentro de você existe um ser humano maravilhoso, disposto a colocar seu grão de areia para fazer do mundo um lugar espetacular para se viver.

Advertisement

Traduzido e adaptado por Stael Pedrosa do original 6 razones por las que las relaciones dejan de ser sanas

Toma un momento para compartir ...

Adriana Acosta Bujan

Adriana Acosta estudou comunicação, é mãe de um adolescente, e atualmente se dedica em ensinar e pesquisar em nível universitário em Puerto Vallarta. Publica seus textos esperando que ajude as pessoas com suas vivências úteis.