Pessoas felizes não têm tempo para criticar a vida dos outros

Criticar a vida dos outros é tão fácil, não é? Então, por que não tentamos corrigir nossos próprios erros?

Erika Otero Romero

“E por que atentas tu no argueiro que está no olho do teu irmão, e não reparas na trave que está no teu próprio olho? (Lucas 6:41)

Como diz o versículo, “reparar no argueiro que está no olho” dos outros é mais fácil do que ver os próprios defeitos. É triste, mas quem vive dessa maneira nunca consegue ter paz de espírito e ser feliz.

Para ser sincera, sempre questiono o motivo que leva, muitas vezes, as pessoas a criticar os outros. Não estou dizendo que nunca fiz isso, na verdade, já fiz. Lembro-me de ter feito isso muitas vezes porque, por exemplo, eu não gostava da roupa que alguém estava vestindo, ou não achava correta a sua forma de agir. Felizmente, minha atitude mudou quando percebi que nada de bom vem de se agir assim.

Por que criticamos?

Porque é da natureza humana esperar que as pessoas ao nosso redor ajam da maneira que agiríamos.

Geralmente, julgamos os outros por nossos parâmetros. Em palavras mais coloquiais: “O ladrão julga por sua condição”. Eu sei que parece bastante áspero, mas é real e muito mais claro de entender.

Advertisement

Somos afetados ao criticar os outros?

Você pode pensar que a crítica, a princípio, não o afeta. Também pode achar que é uma forma de passatempo. Pode ser, ainda, que você acredite que suas críticas fazem com que a outra pessoa perceba suas falhas e se corrija, se é que você costuma fazê-lo na frente da pessoa.

O problema é que criticar os outros afeta a vida, e não para o bem. Criticar a vida alheia rouba sua paz, pois você deixa de viver a própria vida e passa a viver a dos outros.

Como se não bastasse, é uma atitude infrutífera, pois as pessoas criticadas podem não ter interesse na sua opinião. Além disso, tudo o que você está fazendo é se meter em assuntos que não são da sua conta, e que apenas envenenam sua vida.

Suas críticas lhe trarão muitos problemas

Criticar os outros, ainda mais se forem pessoas próximas, pode fazer, com o tempo, você acabar ficando sozinho. Vou dar um exemplo real para ilustrar.

Minha mãe costumava receber ligações de um parente próximo que tinha o hábito de reclamar do modo de vida de sua irmã. Geralmente, seus comentários eram bem maliciosos e descabidos. Minha mãe ficava calada e, ocasionalmente, contava-me o que aquela mulher dizia.

Advertisement

O problema maior é que aquilo deixou de ser crítica, tornando-se fofoca. Depois de algum tempo, tudo veio à tona, deixando para trás uma quantidade incrível de problemas para todas as partes envolvidas.

Esse é o problema, uma simples crítica na boca de uma pessoa com muito tempo livre pode se tornar uma enorme fofoca que acabará afetando muitas pessoas.

Todas as críticas são destrutivas

Qualquer comentário que faça sobre a vida dos outros é prejudicial a você e a outras pessoas, porque não é algo da sua alçada ou que lhe traga algum benefício.

Um exemplo:

Dezembro chega e, como sempre, há comida de sobra em muitos lares do mundo. Você tem uma filha que está acima do peso e, não importa o quanto se exercite, não é fácil para ela emagrecer. A questão é que você não sabe esperar e começa a fazer comentários do tipo: “Lembre-se que, se comer outro pedaço de bolo, você vai engordar mais”, ou “Olha, esse vestido não fica nada bem em você, já deu para notar na loja”.

Advertisement

Acredite, comentários como esses não apenas fazem a pessoa criticada se sentir mal, mas fazem você parecer uma pessoa imprudente, sem tato, rude e fofoqueira.

Não importa sua intenção ao fazer o comentário: a vida não é sua. É uma questão de se colocar no lugar da outra pessoa e imaginar, por alguns minutos, o que você sentiria se estivesse no lugar dela.

Aprenda a viver sua vida, isso lhe trará felicidade

Quando você decide contornar a situação, mudando sua atitude para outra saudável, a felicidade não vai demorar para chegar.

Você viverá com mais tranquilidade porque não terá na cabeça o peso dos problemas ou maus hábitos dos outros, não importa o quanto você os ame.

Pessoas felizes cuidam da própria vida. Quando está feliz, você respeita as escolhas dos outros, o que lhe deixa livre. Você pode não concordar com a maneira dos outros de viver, mas, ao respeitar seu livre-arbítrio, você os deixa viverem do jeito que gostam.

Advertisement

As pessoas felizes estão tão ocupadas com seu próprio crescimento, que têm pouco tempo para se preocupar com o que os outros andam fazendo ou não.

Como parar de criticar?

– Ocupando-se:  lendo, escrevendo, exercitando ou praticando seu hobby predileto. Ao fazer isso, você terá pouco tempo para ver o que os outros fazem.

– Fazendo uma autoanálise: quando adota o hábito de observar suas próprias atitudes, de corrigir suas falhas, de ser uma pessoa melhor para o seu próprio bem, você não precisa criticar a vida dos outros.

– Corrigindo-se: pode acontecer de você se sentir tentado a apontar o “erro” de alguém. Você pode, nesse momento, conscientizar-se de suas ações e se repreender, como forma de castigo, pelo que faria. Você também pode beliscar o próprio braço ou morder levemente sua língua. Isso fará com que, quando se sentir tentado, você se lembre da dor e do que a causou, dessa maneira você poderá evitar seu mau hábito.

Sei que pode ser muito fácil ceder à tentação de “consertar a vida dos outros“, mas, na verdade, a própria vida é tão complexa, que não há necessidade de levar nos ombros a “responsabilidade autoimposta” de corrigir o caminho dos outros.

Advertisement

Tente viver uma vida mais consciente de suas ações e, posso garantir, você será uma pessoa motivada a ser feliz cada dia da sua vida.

Traduzido e adaptado por Erika Strassburger, do original  Las personas felices no tienen tiempo para criticar la vida de los demás

Toma un momento para compartir ...

Erika Otero Romero

Erika é psicóloga com experiência em trabalhos comunitários, com crianças e adolescentes em situação de risco.