6 maneiras de ajudar seus filhos a vencer o vício em tecnologia

Seus filhos estão viciados em tecnologia? Confira algumas dicas que podem ajudá-los a superar essa fase.

Camila Gómez

Cada vez mais estudos revelam o grande número de horas que crianças e adolescentes passam em frente a diferentes tipos de telas, sendo até mesmo classificados como viciados em tecnologia ou nomofóbicos. Nomofobia é o medo irracional de ficar desconectado, ou vício em uso do celular.

Podemos fazer algo para evitar que nossos filhos caiam nesse vício? Será que possível que fiquem conectados à rede usando-a de maneira saudável? 

A resposta para ambas as perguntas é sim. Sendo assim, aqui vão algumas dicas que podem ser úteis para vencer essa batalha:

1. Não permita que fiquem muito tempo sem fazer nada

Você certamente já percebeu que quando não tem nada com que se ocupar, a primeira coisa que faz é pegar o celular e acessar a internet. 

Pois bem, a mesma coisa acontece com seus filhos. Então, se quer evitar que isso aconteça no dia a dia, é melhor mantê-los ocupados

Advertisement

Procurem atividades juntos que possam ser interessantes, como praticar um esporte, participar de oficina de arte ou aprender a tocar um instrumento musical.

2. Mantenha-os em movimento

Está comprovado que o uso frequente de aparelhos eletrônicos gera um estilo de vida sedentário, que, obviamente, a longo prazo, é a causa de graves problemas de saúde. Por isso é importante que, na medida do possível, você tente manter seus filhos em movimento. 

Para isso, uma boa ideia é planejar passeios em família no final de semana, procurando ir a destinos onde possam caminhar livremente e se exercitar sem grandes exigências.

3. Respeite as rotinas

É verdade que, durante as férias, as crianças podem ficar um pouco mais preguiçosas, uma vez que não têm a obrigação de acordarem cedo para ir para escola. No entanto, é extremamente importante que mantenham uma rotina clara: tomar banho, fazer o desjejum, arrumar o quarto, ajudar em casa, ler um livro etc. São apenas algumas coisas que devem estar inclusas na rotina das crianças.

Tempo de conexão reduzido

Outra estratégia é permitir que naveguem por um período de tempo pré-determinado, mantendo-se firmes nessa determinação. Eles podem usar o celular quando estiverem em casa, depois de terem realizado várias atividades e cumprido suas responsabilidades.

Advertisement

5. Incentive a leitura premiando-os por cada livro que lerem

Se você acha que a tecnologia não apenas está sugando-os de uma vida social ativa, mas também afetando seu interesse pela literatura, então é hora de traçar um plano.

Proponha a eles que, toda vez que lerem um livro, receberão alguma recompensa que seja do seu interesse.

6. Reserve tempo para passarem em família

Procurem fazer pelo menos uma refeição em família, todos juntos à mesa, sendo importante que televisores, celulares, tablets ou qualquer outro dispositivo estejam desligados. O objetivo é que nada os atrapalhe de terem conversas agradáveis em família. 

Durante esse tempo, aproveite para compartilhar seus interesses, falar sobre como foi o dia, seus planos para o futuro e objetivos familiares de curto prazo. 

Momentos como esse não apenas os ajudarão a ficar longe da tecnologia, mas também a fortalecer os laços afetivos com todos os membros da família.

Advertisement

É importante ter em mente que, hoje em dia, é praticamente impossível proibir o uso dessas tecnologias. Porém, é importante fazer com que seus filhos vejam que existe um mundo além das telas que pode abrir portas para fazerem novos amigos, aproveitarem oportunidades de crescimento pessoal e desenvolverem a criatividade. Para terem acesso a tudo isso, não é necessário ficarem grudados numa tela.

Traduzido e adaptado por Erika Strassburger, do original Consejos para ayudar a tus hijos a superar la adicción a la tecnología

Toma un momento para compartir ...

Camila Gómez

Camila gosta de ler, escrever, pintar, escutar música, aprender idiomas. Ela fala inglês e faz aulas a 3 anos, falta 1 ano para ela receber certificação internacional. Ela gosta de conhecer pessoas novas.