6 indicadores de uma boa saúde mental

A vida é 10% o que você experimenta e 90% como você responde a isso. É uma questão de atitude.

Erika Otero Romero

Você sabe dizer quando alguém tem uma boa saúde mental? A resposta poderia ser sim; no entanto, os únicos com a capacidade para determinar isso são os profissionais de saúde mental.

Podemos pensar que é a pessoa que desfruta de uma boa saúde mental porque se sente “normal”, ou seja, no que lhe diz respeito “não está louca”. Apesar disso, o que acharia se eu lhe dissesse que uma boa saúde mental não se limita a não sofrer de uma doença mental?

Embora possa ser uma surpresa, ter uma boa saúde mental vai muito além de ter ou não uma doença psiquiátrica. Em seguida, vou expor as características que irão ajudá-lo a saber se você tem uma boa saúde psicológica.

1 Em você primam as emoções positivas

Isso não acontece da noite para o dia. Como tudo na vida, devemos passar por tempestades para encontrar dias ensolarados.

Você vai precisar de força para se tornar consciente do que o magoa e querer mudar uma atitude negativa. Sim, porque é preciso querer ter uma atitude mais positiva com a vida.

Advertisement

Ter uma atitude positiva leva-nos a ver a vida de forma mais otimista. Isto não quer dizer que deixaremos de ter problemas, só que saberemos olhá-los da melhor forma e não nos deixarmos abater pelas preocupações.

Também aprender a ser resiliente; ou seja, enfrentar os problemas com calma, sem estresse, dando-lhes apenas a importância que merecem.

2 Você não é uma pessoa impulsiva

É natural que, quando somos jovem, muitos de nós ajam impulsivamente. No entanto, é natural que, com a maturidade, cheguemos a ganhar controle sobre nós próprios.

Apesar disso, algumas pessoas não conseguem alcançar essa maturidade. E, assim, nunca chegam a controlar seu caráter, suas ações ou desejos. Esta situação causa-lhes muitos problemas. A impulsividade faz com que a pessoa não meça as consequências do que faz ou diz, e isto a prejudica.

Quando conseguem controlar a impulsividade, as pessoas são mais capazes de tolerar a frustração. Além disso, a pessoa com baixa impulsividade também é capaz de resistir às tentações e é perseverante e paciente ao lutar por seus objetivos.

Advertisement

Tenha em mente que ser impulsivo não é o mesmo que ser alguém espontâneo ou de pensamento rápido.

3 É aberto aos sentimentos próprios e alheios

Dito de outra maneira, a pessoa saudável mentalmente não se sente mal porque alguém lhe expressa seus sentimentos; mas aceita e manifesta os seus próprios. Além disso, compreende que os sentimentos são algo natural e não uma arma para manipular.

Sabe analisar seu sentir; também sabe expressar o que sente de forma saudável, sem prejudicar a ninguém. Não reprime suas emoções porque sabe que isso é mais contraproducente que expressar o que sente.

4 É cordial

A amabilidade é uma qualidade das pessoas com uma saúde mental equilibrada. Não há um motivo real para ir amargurado pela vida, tampouco para ser grosseiro com conhecidos ou desconhecidos.

Uma pessoa cordial tem facilidade para estabelecer relações de amizade com outras pessoas e é muito social. Isto não quer dizer que uma pessoa solitária seja pouco amável, apenas que prefere estar sozinha e ainda assim, em situações sociais, sabe relacionar-se com os demais.

Advertisement

As pessoas amáveis também se preocupam genuinamente com os outros. Estão prontas para ajudar. Elas também são gratas e apreciam o esforço dos outros.

5 Não permite que as emoções negativas tomem controle sobre a sua vida

Todas as pessoas, ao longo da vida, sofrem situações em que mergulham nos mais obscuros sentimentos. Estresse, ansiedade, angústia, incerteza; estas são algumas dessas emoções negativas que, se não forem superadas rapidamente, podem tornar o dia a dia insuportável.

Não é que haja algo de errado em se sentir dessa maneira; pelo contrário, saber senti-las e expressá-las outorga liberação. A situação é que essas emoções devem ser superadas; caso contrário, você vai ficar pensando nelas repetidamente sem ser capaz de virar a página. É como se vivesse o evento que provocou essa emoção repetidas vezes, e isso desgasta terrivelmente.

6 Você é direto e honesto

Para muitas pessoas é mais fácil evitar os problemas e para isso, mentem. As mentiras são uma faca de dois gumes, porque mais cedo ou mais tarde a verdade vem à tona.

Por outro lado, uma pessoa que prefere ser direta e honesta tem menos problemas. Sabe que é melhor para sua paz mental dizer sempre o que pensa de maneira prudente, porque sabe que fazê-lo evita problemas e o mal-estar dos demais.

Advertisement

Uma pessoa com uma saúde mental saudável é honesta. Além disso, suas habilidades sociais são firmes, pois, como não engana, seus amigos confiam nele ou nela.

Outra coisa que sabe fazer muito bem é não manipular suas amizades. Tampouco tem máscaras, mostra-se tal como é. A pessoa sabe que seus amigos a aceitam e não esperam mudanças em sua forma de ser porque sabem que não serão enganados por ela.

Outras características das pessoas psicologicamente saudáveis

– Sentem muita satisfação com a vida que têm. Isto não significa que não se superem. Lutam e se esforçam para alcançar seus objetivos; enquanto isso, continuam felizes com a vida que têm.

– Suas relações são saudáveis. Sabem respeitar e dar a si mesmos valor e o lugar que merecem.

– Apresentam grande controle de suas emoções e são prudentes no momento de expressar o que sentem.

Advertisement

Por último, resta-me apenas dizer que, com os anos e a maturidade, é muito possível que tornemos nossas todas essas qualidades que nos ajudam a desfrutar muito mais de uma vida harmoniosa e feliz.

Traduzido e adaptado por Stael Pedrosa do original 6 indicadores de que disfrutas de una buena salud mental

Toma un momento para compartir ...

Erika Otero Romero

Erika é psicóloga com experiência em trabalhos comunitários, com crianças e adolescentes em situação de risco.