6 características que as pessoas com alta inteligência emocional têm

Aprenda a ser uma pessoa com alto nível de inteligência emocional aplicando essas dicas em sua vida.

Adriana Acosta Bujan

Algumas pessoas com baixa inteligência emocional não têm consciência dos danos fisiológicos que podem estar sendo ocasionados, pois não se trata apenas de um problema meramente psicológico, mas a saúde física também está envolvida.

As pessoas com baixa inteligência emocional geralmente têm dificuldade em controlar suas emoções negativas, por isso tendem a reprimi-las até o limite e acabarem explodindo, resultando em distúrbios típicos, como ansiedade, depressão ou estresse.

Elas acham que tudo o que acontece com elas é uma questão de azar ou que o problema de tudo é causado pelos outros. O que ocorre, na verdade, é que elas têm dificuldade para entender como os outros se sentem, são pouco empáticas, rudes, egoístas e, portanto, tendem a estabelecer relacionamentos sociais ruins.

Como são as pessoas com um bom nível de inteligência emocional?

O outro lado da moeda são as pessoas com um bom nível de inteligência emocional. Geralmente são bem-sucedidas em todos os sentidos porque aprenderam a controlar suas emoções negativas, abrindo caminho para fortalecer seus relacionamentos com os outros e se beneficiar em todas as áreas da vida.

Todos podemos ter um bom nível de inteligência emocional? A resposta é sim, porque todos podemos nos comprometer a adquirir novas habilidades para nos relacionarmos com os outros e, assim, termos uma melhor saúde mental.

Advertisement

Definimos inteligência emocional como o conjunto de habilidades que uma pessoa possui ao nascer, ou que aprende ao longo da vida, onde se destacam a capacidade de se conectar com outras pessoas, estabelecer relações empáticas, aprender a se comunicar afetivamente, destaca-se a facilidade de resolução de conflitos e o autocontrole.

Quais as características?

1. Controlar as emoções

Pessoas com inteligência emocional aprendem a reconhecer cada emoção que sentem, não a reprimem, mas controlam-na para que não as afete. Por exemplo, elas choram quando precisam, mas quando ficam com raiva, em vez de explodirem e acabarem ferindo os outros, preferem aplicar estratégias para se acalmar e depois agir.

Elas se permitem ficar tristes, preocupadas, estressadas, mas evitam que seja por muito tempo. Também aproveitam cada momento como se fosse o único.

2. Encontrar um equilíbrio em todas as situações

Infelizmente, nem sempre as coisas vão correr a nosso favor, pois a vida é justamente aprender com as experiências infelizes e com os erros que cometemos. Uma pessoa com um bom nível de inteligência emocional saberá encontrar o aprendizado e a lição de vida que provém de cada situação boa ou ruim.

Em geral, focam nas coisas positivas, encontrando soluções para resolver seus conflitos e não o contrário, lamentando e se fazendo de vítima.

Advertisement

3. Empatia

Pessoas com alto nível de inteligência emocional são muito observadoras e receptivas aos sentimentos dos outros. Elas sabem distinguir quando uma pessoa está triste ou feliz, ou se tem problemas ou não.

Estão sempre presentes para ajudar, ouvir e compreender todas as pessoas que precisam, fazendo com que se sintam especiais, importantes e queridas. Geralmente usam as frases como “eu sei como você se sente”, “eu te entendo perfeitamente”.

4. Ter muitos amigos

Normalmente, pessoas com alto nível de inteligência emocional estão cercadas de pessoas que têm os mesmos pensamentos, crenças e ideologias. Sabem relacionar-se facilmente com os outros e fortalecer suas relações sociais.

Evitam se relacionar com pessoas tóxicas, resmungonas e que se vitimizam por tudo o que acontece.

5. Encontrar motivação

Pessoas com bom nível de inteligência emocional sabem exatamente o que querem, por isso focam cem por cento em realizar seus sonhos e objetivos. Eles tendem a se motivar constantemente para se manterem positivas e perseverantes.

Advertisement

Seus objetivos costumam ser de curto prazo, de forma que ficam satisfeitas em vê-los realizados com facilidade. Suas motivações são baseadas em si mesmas, em alcançar seus objetivos e serem felizes.

6. Escuta ativa

Pessoas com um bom nível de inteligência emocional sabem ouvir e entender as palavras dos outros. Evitam interromper e falar repentinamente, pois primeiro analisam as informações e depois expressam suas ideias, ou seja, não agem nem reagem movidas pela emoção, mas pela razão.

Elas conseguem isso prestando atenção, sem presumir nem dar nada como garantido. Estão abertas a entender o que os outros querem expressar, são empáticas e não interrompem.

Podemos aprender e aplicar essas habilidades e estratégias para nos tornar pessoas com alto nível de inteligência emocional e garantirmos sucesso em nossos esforços. Lembre-se de que comunicar-se positivamente, saber ouvir, ser empático e aprender a controlar as emoções é fundamental para que se sinta bem com consigo mesmo.

Pratique diariamente essas virtudes que definem as pessoas com alta inteligência emocional e torne-se uma delas.

Advertisement

Traduzido e adaptado por Erika Strassburger, do original 6 características que tienen las personas con alta inteligencia emocional

Toma un momento para compartir ...

Adriana Acosta Bujan

Adriana Acosta estudou comunicação, é mãe de um adolescente, e atualmente se dedica em ensinar e pesquisar em nível universitário em Puerto Vallarta. Publica seus textos esperando que ajude as pessoas com suas vivências úteis.