5 traços que definem pessoas inseguras

É importante saber identificar as características básicas para ajudá-las a superar seus medos e elevar sua autoestima.

Adriana Acosta Bujan

“Lembro que costumava sentar no canto da sala para almoçar porque sentia que todos os meus colegas olhavam para mim e me criticavam”, disse Emília.

“Nunca gostei que tirassem fotos de mim. Na verdade, acho que não tiro nenhuma há mais de 5 anos. Não gosto da minha aparência física”, acrescentou Sebastião.

Susana comentou: “Prefiro ficar calada e sem opinião quando me perguntam, pois tenho medo que as pessoas zombem de mim”.

Esses são alguns exemplos que definem pessoas com insegurança emocional, pois elas não têm autoconfiança, não acreditam em seu valor ou em suas habilidades. Elas tendem a achar que estão sendo constantemente observadas por aqueles à sua volta, e é por isso que preferem permanecer escondidas, para evitar serem criticadas ou julgadas.

A insegurança emocional está relacionada à baixa autoestima, que gera timidez, paranoia e isolamento social. E em alguns casos, essas pessoas podem ser agressivas.

Advertisement

Quais são as causas?

As causas podem ser variadas, pois a insegurança vai sendo gerada à medida que crescemos e nos relacionamos com os outros, ou seja, é uma condição que surge a partir de nossas experiências de vida.

Todos nós já sentimos insegurança em algum momento da vida. O problema é quando esse comportamento se manifesta com intensidade e frequência. Quando for este o caso, deve ser tratado por um especialista, pois as consequências podem ser devastadoras, como ansiedade e depressão, ou pior ainda, pensamentos suicidas.

Devido às consequências enfrentadas por pessoas que sofrem de insegurança emocional, é importante conhecer e saber identificar algumas características básicas para ajudá-las a superar seus medos e, assim, tentar elevar sua autoestima.

Algumas características são:

1. Deixar as coisas inacabadas

Por alguma razão, essas pessoas deixam seus projetos pela metade, ou seja, inacabados, porque não confiam em suas habilidades e talentos. Geralmente pedem opinião a mais de uma pessoa porque sentem que suas decisões não são boas o suficiente.

Advertisement

Nesses casos, é importante apoiá-las e motivá-las desde o momento em que iniciam um trabalho ou projeto, assim fica mais fácil para elas terminarem o que se propuseram a fazer, pois se sentirão acompanhadas e orientadas. A ideia principal de ajudá-las é boa, mas lembre-se de evitar intervir ou comentar, basta reforçar com frases positivas e elogiar sua capacidade e habilidades.

2. Evitar externar seus pensamentos e sentimentos

São pessoas que dificilmente opinam, tomam decisões ou expressam suas ideias, sentimentos e emoções. Elas gostam de permanecer no anonimato e preferem passar despercebidas.

Não podemos obrigar essas pessoas a participarem em grandes eventos nem a serem palestrantes ou algo do gênero. Podemos simplesmente apoiá-las integrando-as na equipe para que se sintam parte de um grupo social, bem como dando-lhes a oportunidade de se expressarem como são, sem julgá-las. Pelo contrário, seria positivo elogiar suas ideias para passarem a ter mais confiança em si mesmas.

3. Querer mostrar suas conquistas a todo custo

Neste ponto, veremos o outro lado da moeda, ou seja, em vez de se esconderem, há algumas pessoas inseguras que sentem a necessidade de mostrar ao mundo suas conquistas e realizações, pois querem ter a aceitação e aprovação dos outros. Elas fazem isso inclusive para chamar atenção e, assim, se sentirem um pouco mais confiantes.

Em outras palavras, são pessoas seguras à primeira vista, mas que escondem sua insegurança buscando a aprovação dos outros.

Advertisement

4. Comparar-se aos outros

Por causa de sua baixa autoestima, essas pessoas muitas vezes se comparam com os outros. O problema surge por não conseguirem valorizar nem reconhecer suas próprias realizações e sucessos. Além disso, às vezes se sentem diminuídas e inferiores.

Nesses casos, você deve trabalhar a autoconfiança, ou seja, fazê-las ver o quanto são valiosas e lembrá-las de que são únicas, especiais e que não há ninguém neste mundo como elas. Inclusive, ajudá-las a entender que suas contribuições são valiosas não apenas para elas mesmas, mas para todos ao seu redor.

5. Dependência emocional

O problema, neste caso, é que as pessoas emocionalmente inseguras são dependentes de outras, razão pela qual elas idealizam com facilidade e sofrem de apegos emocionais. Em geral, elas se deixam guiar e direcionar de forma a se tornarem submissas e obedientes. Podemos até dizer que não aprendem com os erros porque deixam tudo nas mãos dos outros.

Lembre-se de que todos nós já sentimos insegurança em algum momento. No entanto, quando isso ocorre com frequência e se torna parte de um estilo de vida, torna-se prejudicial. Portanto, é importante identificar essas características e buscar tratamento adequado junto a um especialista para, assim, não ter que acabar sofrendo as consequências no futuro.

Traduzido e adaptado por Erika Strassburger, do original 5 rasgos que definen a las personas inseguras

Advertisement
Toma un momento para compartir ...

Adriana Acosta Bujan

Adriana Acosta estudou comunicação, é mãe de um adolescente, e atualmente se dedica em ensinar e pesquisar em nível universitário em Puerto Vallarta. Publica seus textos esperando que ajude as pessoas com suas vivências úteis.