Ataques de ansiedade, familiarize-se com o termo e enfrente-a

Os ataques de ansiedade são um desconforto físico que tem sua origem em uma situação psicológica. Nosso corpo se sente ameaçado sem que haja uma razão explícita para o desconforto. Você se identifica?

Yordy Giraldo

Há cerca de cinco meses, tomei uma daquelas decisões que marcam você, que são um divisor de águas na sua vida. Eu vinha refletindo sobre a ideia há algum tempo, na verdade, devo dizer alguns anos, pelo menos. E quando finalmente chegou o dia, ou melhor, nos dias que se seguiram àquele grande dia, eu estava sentada e, de repente, tive uma sensação de sufocamento semelhante ao que, creio eu, deve sentir um peixe fora d’água.

Obviamente não sou um peixe, mas vê-los agonizar, como acho que todos nós já fizemos, dá-nos uma boa ideia do que se trata. Além do fato de que foi realmente isso que aconteceu comigo, senti que nenhum ar estava passando para os meus pulmões. Quando um parente me viu, disse que eu estava tendo um ataque de ansiedade. Até então, o único lugar em que eu tinha ouvido falar disso foi na série Família Soprano, em que o personagem principal experimentava isso regularmente.

Os ataques de ansiedade são um desconforto físico que tem sua origem em uma situação psicológica. Nosso corpo se sente ameaçado sem que haja uma razão explícita para o desconforto. Um estresse excessivo que não podemos canalizar, tendo que “engolir” o sofrimento, permanecer imutável enquanto tudo à nossa volta parece estar caindo, preocupações com tudo aquilo que achamos que depende de nós, tudo isso cria um terreno fértil para esses ataques.

Tipos de ansiedade

Ansiedade como sentimento

Acontece quando temos problemas, quando nossa mente está ocupada com acontecimentos passados, como lembranças, ou simplesmente pensamentos que nos causam essa sensação, mas que têm a peculiaridade de virem de dentro de nós.

Ansiedade como sintoma

Está mais para o nervosismo de quando achamos que algo vai acontecer. Apresentar um trabalho ou ter que fazer algo para o qual não nos sentimos seguros são bons exemplos para explicar os sintomas de ansiedade que experimentamos.

Advertisement

Síndrome ansiosa

É quando você já tem um quadro clínico, ou seja, está comprovado que você padece de todos os efeitos provocados pelos ataques de ansiedade. Desmaios, aperto no peito, náuseas, taquicardia, tremores, sudorese, diarreia, nó na garganta, irritabilidade, mente vazia, dificuldade para dormir, entre outras manifestações.

Ansiedade como doença

Por exemplo, pessoas que sofrem de fobia social ou transtorno obsessivo-compulsivo. Isso implica que já existe um diagnóstico, e que, portanto, também há um tratamento para enfrentá-lo, seja ele medicamentoso, terapêutico ou ambos.

Alternativas para lidar com ataques
de ansiedade sem a necessidade de
tratamento médico

  • Ter um animal de estimação. Entre os benefícios de se ter animais de estimação está o fato de nos ajudarem a reduzir o estresse.
  • Fazer exercícios de relaxamento para controlar nosso corpo e também as emoções.
  • Falar daquilo que nos preocupa. Contar nossos problemas é sempre uma boa maneira de perder o medo deles.
  • Identificar o gatilho. É importante para evitar exposição a ele ou aprender a lidar com ele.
  • Praticar exercícios físicos. Pode ser em uma academia ou atividades ao ar livre, que também funcionam.
  • Aceitar o ataque de pânico e esperar que passe. Convença-se de que logo passará e que você não está em perigo.
  • Respirar lentamente pelo nariz. Você pode contar até quatro ao inspirar e também ao expirar.

Embora não esteja em nossas mãos decidir quais doenças queremos ter e quais não queremos, ninguém disse que devemos nos resignar a sofrer indefinidamente. Assuma o controle e controle os ataques de ansiedade. Você consegue!

Traduzido e adaptado por Erika Strassburger, do original Ataques de ansidedad, familiarízate con el termino, y hazle frente

Toma un momento para compartir ...