5 frases que não deve dizer ao falar de sexualidade com seus filhos

Aqui está o que você precisa saber para enfrentar aquele momento incômodo em que tem que assumir que seus filhos cresceram e precisam ser orientados sobre sexo. O que dizer e o que não dizer?

Diana Brante Morales

Entro em pânico cada vez que penso na rapidez com que o mundo se move hoje em dia. Só de ler que a iniciação sexual dos jovens baixou à idade de 13 anos me causa calafrios. Mas não podemos tapar o sol com a peneira. Expomos nossos filhos diariamente quando navegam na internet, veem TV, leem revistas ou caminham pelas ruas, onde somos bombardeados de spots publicitários alusivos ao tema.

Tenho um filho de 9 anos, com o qual converso sobre todos os temas com total liberdade, e tento me concentrar sempre no positivo; mas com minha prima de 13, foi um pouco mais complicado, por quê? Seu ambiente social já se encontra sexualmente ativo, devido à quantidade de informação que recebe a esse respeito ser quase inesgotável. Por tentativa e erro, descobri algumas frases que não geram a reação que nós, pais, desejamos, então não diga isso:

1. Sexo é proibido

Não sei por que será que, especialmente os adolescentes, acreditam que a palavra “proibido” é sinônimo de “faça agora”. Pelo simples fato de ser algo que não devem fazer, mais que lhes chama a atenção, eles tramam para fazer “às escondidas” de seus pais. Em vez de proibir, ensine aos seus filhos quando é o momento certo para decidirem ter relações.

2. Ter relações sexuais causa dor

Sei do caso de uma jovem a quem assustaram tanto com a história de que fazer amor dói, que até hoje ela não tem namorado para não ter que passar por essa situação. É melhor ensinar a diferença entre fazer sexo com alguém e fazer amor com quem se ama.

3. Homem “galã” X “mulher “fácil”

É tarefa dos pais, não incentivar este comportamento e, ao mesmo tempo, evitar a discriminação que se gera quando uma mulher teve mais de um parceiro sexual. Embora eu não considere correto que tentem com um e com outro até encontrarem o homem certo, devemos ser igualmente críticos em relação aos homens. Eduquemos os nossos filhos com respeito à sexualidade como o produto do amor no casamento.

Advertisement

4. Avise-me antes de fazer sexo

É preciso ser bastante ingênuo para pensar que nossos filhos nos chamarão no momento prévio. Então temos duas alternativas: prepará-los para enfrentar a situação e tomar a melhor decisão no momento, ou então, nos inteiramos depois. Se lhes mostrarmos a realidade do tema da forma adequada, o mais provável é que, quando tenham que escolher se devem continuar ou parar e pensar, escolham pensar antes de agir.

5. Você tem que provar para saber o que você gosta

Em geral, ouvimos essa frase de pais machistas que incitam seus filhos a terem o maior número possível de parceiras sexuais para aproveitarem a vida de solteiro. Se o que procuramos são filhos promíscuos ou loucos, este é o caminho certo. Como opinião pessoal, creio que a abordagem prévia à iniciação sexual deve ser sobre o amor no casal e a responsabilidade que isso implica.

A sexualidade em muitas famílias é tratada como um tema tabu, razão pela qual a curiosidade dos filhos leva-os a buscar respostas em lugares que nem sempre coincidem com os princípios e valores que quisemos inculcar-lhes desde pequenos. Lembre-se de tocar no assunto em um ambiente onde o respeito e a confiança prevalecem entre ambas as partes.

Traduzido e adaptado por Stael Pedrosa do original 5 frases que no debes decir al hablar de sexualidad con tus hijos

Toma un momento para compartir ...