5 dicas cruciais para se casar com a pessoa certa

Casamento não é brincadeira! Aqui estão 5 coisas que você deve avaliar para saber se deve de dar o próximo passo ou pular fora.

Erika Strassburger

Escolher um futuro marido ou esposa pode ser uma das escolhas mais difíceis da vida – a não ser que você faça as perguntas certas e avalie o que realmente deve ser avaliado durante a escolha. É isso que vai ajudá-lo(a) a não perder tempo com coisas sem importância e, principalmente, ter suas chances de sucesso conjugal multiplicadas.

Abaixo estão cinco pontos de vital importância para quem quer se casar bem. A chave é manter o foco no que você quer para o seu futuro!

1. Namore pessoas que sejam compatíveis com seus padrões

Não me refiro a padrão de vida financeiro ou social, refiro-me a comportamento, crenças, forma de ver a vida, entre outros.

Antes de tudo, você não tem obrigação de se casar com o primeiro que namorar. O namoro serve justamente para você avaliar a outra pessoa para ver se vocês combinam e se vale a pena se casar com ela. Se perceber que a pessoa não tem os mesmos valores que você, ou fingiu ter no início para conquistá-la, mas com o tempo foi mostrando a verdadeira face, é a hora pular fora. Os opostos definitivamente não se atraem.

Leia: Padrões de namoro: Por que são importantes?

Advertisement

2. Olhe os comportamentos ruins com lentes de aumento

Se em momentos de raiva o namorado tiver o costume de segurar forte os braços da moça (de forma que doa), erguer a mão para ela, esmurrar a parede ou olhar com raiva, pode ter certeza de que ele irá bater nela no casamento. Essa raiva incontrolável faz parte da personalidade dele, de como ele lida com a frustração, ciúme e outros sentimentos adversos.

Se ela apresenta crises de ciúmes no namoro, bate, grita, vasculha as coisas, invade privacidade, ela vai acabar fazendo da vida do cara um inferno no casamento.

Esses são apenas dois exemplos de coisas que podem destruir um casamento e arrasar uma família inteira. Se percebê-los no namoro, oriente seu namorado ou namorada a buscar ajuda psicológica e saia da relação.

3. Não busque a perfeição, busque o potencial

Todo ser humano é falho, imperfeito e a maioria vive em condições aquém de seu potencial, mas apenas uma parcela se dá conta de sua debilidade e deseja realmente melhorar. É esse tipo de pessoa que você deve buscar.

Não dê importância para o fato de a pessoa ser pobre, não ter um carro, ter um emprego que pague pouco, não ter condições de se vestir melhor etc., DESDE QUE ela tenha objetivos de estudar e trabalhar arduamente – e honestamente – para progredir na vida. É imprescindível saber quais são seus planos para o futuro. Com o tempo, lutando arduamente e lado a lado, vocês vão conquistar uma vida melhor. Não falo exatamente de riqueza, mas de uma vida melhor de maneira geral.

Advertisement

O mesmo se aplica a outros aspectos que você julgar importante, tais como espiritual, intelectual, físico etc.

4. Abordem temas importantes sobre o futuro

O namoro deve ser a fase do diálogo. Essa é a hora de conversar sobre número de filhos que desejam ter, sobre interferência da família (principalmente pais e sogros), valores em que o filhos serão criados, sobre papel de cada um em casa, entre outros. Com essa conversa já dá para ter um panorama de como seria sua vida de casado e vai ajudá-lo(a) a decidir se devem seguir em frente juntos, ou romper.

Isso é crucial  para que, quando se casarem, não sejam pegos de surpresa com, por exemplo, a interferência da sogra em sua casa, ou a falta de desejo de ter filhos, ou o acúmulo de tarefas domésticas etc.

5. Não existe “alma gêmea”  ou “o escolhido por Deus”

Muitas pessoas acham que precisam encontrar “a pessoa certa” e só com ela serão felizes. E no meio cristão é comum acharem que precisam saber se aquela pessoa que estão namorando é “escolhida por Deus” para eles. O fato é que temos liberdade de escolha, e ela foi justamente dada por Deus. Essa é uma responsabilidade que cabe a nós decidir, não a Ele. Ele apenas confirma a nossa escolha (ou não), se orarmos para saber se fizemos uma boa escolha.

Leia: 10 sinais de que vocês têm tudo para dar certo juntos

Advertisement

Se escolhermos pessoas com os mesmos padrões, que sejam compatíveis conosco e se gostarmos delas, certamente Deus aprovará, independentemente de quem seja.

Casamento não é brincadeira. Temos que fazer uma escolha consciente para colher lindos frutos no futuro. Nossos futuros filhos merecem isso. Nós merecemos ter um casamento que dure para sempre.

Leia também: 10 maneiras de sabotar seu relacionamento

Toma un momento para compartir ...

Erika Strassburger

Erika Strassburger nasceu em Goiás, mas foi criada no Rio Grande do Sul. Tem bacharelado em Administração de Empresas, trabalha home office para uma empresa gaúcha. Nas horas vagas, faz um trabalho freelance para uma empresa americana. É cristã SUD e mãe de três lindos rapazes, o mais velho com Síndrome de Down.