5 atitudes que afastam o amor

Muitas atitudes tendem a destruir o amor de um casal, conheça-as e evite-as completamente, para manter sua relação mais forte do que nunca.

Adriana Acosta Bujan

Todos procuramos o amor. Sentir-se amado é o que fundamenta nosso existir e alimenta nossa alma. O amor não é só um sentimento que se tem, mas também se experimenta, se vive, se chora e se sofre ao longo da vida. 

Apesar de acreditar que o amor pode ser facilmente encontrado através de muitas coisas maravilhosas que temos neste mundo, às vezes pode ser inalcançável para muitos; simplesmente pelos conceitos, idealizações e paradigmas que temos arraigados desde que nascemos.

Haverá pessoas que viverão rodeadas de amor por seus entes queridos, cônjuges, família e amigos, e ainda assim não se sentem amadas, pois tudo depende de como elas entendem o que é amar. Por essa razão, podemos pensar que algumas atitudes tendem a afastar o amor, mas outras pessoas podem acreditar o contrário, já que é um conceito subjetivo que cada uma costuma interpretar de maneira diferente.

Em muitos casos, existem atitudes que representam agravos à dignidade humana, associadas à ideia do desamor, porque implicam em maus-tratos físicos e psicológicos. Por isso nos basearemos nesses tipos de atitudes, que englobam uma ideia universal sobre o que é o desamor.

Um amor que dói

O amor dói, muitos dizem por aí, talvez porque experimentaram vivências dolorosas que os fazem crer que isso é verdade. Mas quais são essas experiências?

Advertisement

1. Ferir o amor-próprio

Algumas pessoas deixaram de se amar porque foram feridas por outras. Quer dizer, existem pessoas que são muito ofensivas quando se zangam, perdendo o controle do que dizem e fazem, por isso não se dão conta do poder que têm suas palavras.

Esse poder pode destruir a autoestima de qualquer um que não tenha autoconfiança. Por isso é que, se uma pessoa não sabe controlar suas emoções quando se zanga, poderíamos dizer que é uma atitude que afasta o amor; pois é muito grande o dano que pode causar.

2. Ciúme obsessivo

Tanto os homens como as mulheres podem obsessivamente ter ciúme dos seus parceiros, o que se deve à falta de segurança e confiança que têm em si e no outro.  O ciúme geralmente é motivo de conflito para muitos casais, vai destruindo a relação pouco a pouco, pois a ideia de que ciúme é sinal de amor é totalmente falsa.

Essa atitude afasta o amor, porque o vai debilitando com a falta de confiança no parceiro. Ao fazê-lo crer que a vida do outro lhe pertence, jamais haverá equidade, igualdade e muito menos respeito.

O ciúme obsessivo nunca termina bem em uma relação, ao contrário, destrói-a sem poder remediar nada. É um dano irreversível que deixa ferida a vítima, por isso dizemos que essa é outra atitude que afasta o amor.

Advertisement

3. Manter o controle

Infelizmente, existem pessoas que são pouco racionais, não têm empatia e são imprudentes, não se dando conta de seus erros; por isso, com suas atitudes egoístas vão afastando o amor.

Normalmente são pessoas que se sentem bem quando têm o controle das situações, inclusive da vida de seu parceiro; já que ele ou ela é quem toma as decisões importantes, quem decide o que se faz ou o que não se faz, o que está bem ou não.

Nunca ouvirão a opinião de seu amado, pois não são empáticos.

3. Infidelidade

Existem muitas maneiras de ser infiel e não exatamente como a conhecemos tipicamente, quando uma pessoa tem relações com outra fora do casamento, mas também se pode ser infiel em pensamento e ações.

Assim, podemos dizer que a infidelidade, do modo que se dá, sempre afastará o amor; pois haverá pessoas que perdoam, por muitas razões, mas não esquecem. Ao contrário, esse sentimento costuma persistir causando medos e inseguranças.

Advertisement

4. Indiferença

Alguns casais costumam cair no jogo da indiferença quando suas relações se tornam monótonas e rotineiras. Neste ponto, a indiferença se converterá no pior inimigo do amor, pois acabará por destruí-lo.

Por exemplo, a indiferença se percebe com algumas ações que afastam o amor, como quando o casal já não conversa para saber um do outro, já não manda mensagens, usa pretextos para não sair junto ou já não se preocupa com o outro, é quando, possivelmente, a relação já está por terminar.

5. Preferência pelos pais

Existem pessoas que, apesar de terem formado a sua própria família, ainda mantêm um vínculo forte com os pais, em muitos casos, é com a mãe. Esse vínculo amoroso não permite que a pessoa tome suas próprias decisões, tornando provável que sempre existam conflitos familiares frequentes, já que não sabem colocar limites na intromissão dos pais.

Lembre-se de que, para algumas pessoas, essas atitudes representam a ideia de amar; e para outras, não. Cabe ao casal decidir, já que tudo depende do modo de ser e de viver de cada pessoa.

Traduzido e adaptado por Stael Pedrosa do original 5 actitudes que alejan el amor

Advertisement
Toma un momento para compartir ...

Adriana Acosta Bujan

Adriana Acosta estudou comunicação, é mãe de um adolescente, e atualmente se dedica em ensinar e pesquisar em nível universitário em Puerto Vallarta. Publica seus textos esperando que ajude as pessoas com suas vivências úteis.