3 razões pelas quais as segundas chances no amor falham

As oportunidades dadas não devem apenas ser merecidas, mas conquistadas e aproveitadas. Porque também é um erro dar muitas oportunidades a quem não sabe valorizá-las.

Diana Cantor Martinez

Encorajados pelo amor que ainda sentem pelo cônjuge, muitos casais que enfrentaram a separação ou divórcio embarcam em segundas chances com grande expectativa. Essa nova jornada quase sempre começa com medo, afinal, uma segunda chance implica o risco de fracassar novamente, o risco de voltar a se machucar. 

No entanto, às vezes esse grande amor não é suficiente para eles, e acaba ocorrendo outra (ou outras) separação que costuma ser mais dramática e difícil de superar do que a primeira. Então, fica uma pergunta no ar: é possível se preparar de alguma maneira? Acredito que seja possível, se analisarmos cuidadosamente as razões pelas quais isso pode falhar.

Continuar sendo a mesma coisa

Se as duas pessoas vão ao encontro dessa segunda chance, intactas, assim como estavam antes de terminarem, essa segunda chance está condenada. 

Quando ocorre uma ruptura afetiva, muitas pessoas ficam imersas na dor e na necessidade de reconquistar o outro, e isso as impede de ir um pouco mais longe. Uma frase popular, que muitos atribuem a Einstein, sintetiza essa ideia: “é insano fazer a mesma coisa repetidamente e esperar resultados diferentes”.

Antes de embarcar na jornada, e mesmo que você se encontre no meio dela, vale a pena parar e refletir sobre o que os levou ao fracasso no passado. Mas não cabe aqui apenas refletir, também é preciso iniciar um processo de mudança sincera. Mudar certos padrões de comportamento que levam ao fracasso emocional não é fácil. Tem a ver com seu passado, com sua autoestima e com a forma como você aprendeu a se relacionar emocionalmente. Em muitos casos, é necessária ajuda externa, que pode variar de a leitura de um bom livro a consultar um especialista.

Advertisement

Tentar novamente pelos motivos errados

A incapacidade de tomar conta da própria vida, medo da solidão, preservar a imagem e a aparência ou conveniência financeira são algumas das razões erradas para se aventurar em uma segunda tentativa. Esses motivos levarão o casal ao conformismo e à rotina, o que inevitavelmente condenará ao fracasso essa nova oportunidade.

O amor dever ser razão certa, mas exige dedicação, esforço e responsabilidade. Entendendo que não vai ser fácil e que os dois precisam perseverar, alimentando o amor que deve mantê-los juntos com atitudes sinceras. Caso contrário, a história vai se repetir. Já desistiram uma vez e isso pode acontecer de novo se não assumirem com real comprometimento.

Falta de perdão

Entre as muitas ações que causam feridas profundas estão a infidelidade e o abuso físico. Definitivamente, é algo que não é fácil superar e perdoar. Ninguém deve se dar outra chance com alguém que o machucou sem antes ter feito algum trabalho de perdão interior. E principalmente, sem ter certeza de que o outro passou por um processo de mudança ou está trabalhando nisso.

É muito provável que, se essa nova tentativa for assumida com responsabilidade e com a preparação necessária, as coisas possam sair bem, e ainda melhores que da primeira vez. 

As oportunidades não devem ser apenas merecidas, mas conquistadas e aproveitadas. Pois o excesso de oportunidade dada a quem não sabe dar valor também é um erro.

Advertisement

Traduzido e adaptado por Erika Strassburger, do original 3 razones por las cuales fallan las segundas oportunidades en el amor

Toma un momento para compartir ...

Diana Cantor Martinez

Hay un momento de la vida en que descubrimos que necesitamos un cambio para poder avanzar y crecer reconoce el momento y no pierdas la oportunidad.